Artigo: O novo turista: os Millennials

[flgallery id=1762 /]

O negócio de hospitalidade precisa se preparar para receber as novas demandas que surgem por meio desta nova geração de turistas

*Por Cláudio Cordeiro

O relatório “2020 Hotel Trend Report”, divulgado pelo portal especializado Hotel News Now, aponta que haverá um crescimento no nível de exigência do mercado em relação à qualidade de serviços nos próximos anos. Essa mudança vai se acelerar à medida que a geração nascida a partir da metade dos anos 1990 se tornar a maioria entre os viajantes.
O estudo mostra que atender os chamados Millennials é uma oportunidade e também um desafio para a indústria hoteleira. Por um lado, essa geração tem maior propensão a gastar mais em viagens do que seus pais e avós. Por outro, nascidos e criados na Era da Internet, exigem serviços mais velozes, imediatos e satisfatórios.
Acostumada a pesquisar e comparar preços on-line, essa geração busca ofertas com boa relação custo-benefício, mas não apenas isso. Trata-se de uma geração que também valoriza a experiência proporcionada pela viagem. Por isso, é necessário estar presente em todas as plataformas de venda possíveis, em uma operação multicanal: smartphone, tablet, computador, venda física ou por telefone.
Nesse cenário, a integração tecnológica das empresas envolvidas no setor é fundamental, não apenas entre os diversos elos da cadeia, mas também com sistemas internacionais de reservas. Em resumo, é esse funcionamento integrado que vai ajudar a garantir uma boa experiência de compra aos clientes.
Em meus anos de experiência, observo as mudanças de comportamento do consumidor final – o hóspede. Antes, um cliente insatisfeito podia levar meses até gerar um boca a boca negativo para o hotel. Hoje, se houver algo errado, ele reclama nas redes sociais e nos sites de avaliação de serviços, antes mesmo de deixar o estabelecimento.
Todavia, mais importante do que a avaliação em si, é a resposta que o hotel dá a elas. No site Tripadvisor, por exemplo, mais de 60% dos usuários consideram que um bom gerenciamento de respostas a críticas negativas faz com que eles tenham mais propensão a fechar a reserva no hotel.
Essa capacidade de resposta pode aumentar muito com o uso da tecnologia. Ferramentas de big data e análise de dados, que descubram o padrão de comportamento dos hóspedes, podem ajudar a administração do hotel a valorizar a experiência de cada um deles e, assim, satisfazer melhor as necessidades específicas requeridas pelos Millennials. E tecnologias, como o big data, serão decisivas para refinar as ofertas de acordo com o desejo de cada tribo.
 
*Cláudio Cordeiro é diretor de Hospitalidade da TOTVS

Share:

Latest posts

mice
MICE promove primeiro encontro para setor de Turismo de Negócios
Comum entre crianças e adolescentes, desalinhamento dental causa dificuldades na mastigação e fala, distúrbios no sono e pode ocasionar perda de dentes Créditos: Envato
Mais de 35% dos adolescentes brasileiros possuem condição de saúde bucal que pode afetar a qualidade de vida; saiba qual
Créditos Divulgação / Grupo Marista
Mulheres que apoiam mulheres: programas de mentoria ajudam profissionais a avançarem no mercado de trabalho

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

mice
MICE promove primeiro encontro para setor de Turismo de Negócios
Evento vai reunir profissionais do setor no dia 22 de julho, às 19h, na Fazenda Churrascada Ampliar...
Saiba mais >
Comum entre crianças e adolescentes, desalinhamento dental causa dificuldades na mastigação e fala, distúrbios no sono e pode ocasionar perda de dentes Créditos: Envato
Mais de 35% dos adolescentes brasileiros possuem condição de saúde bucal que pode afetar a qualidade de vida; saiba qual
Impactos, além da estética, incluem função mastigatória e saúde das articulações A má oclusão, conhecida...
Saiba mais >
Créditos Divulgação / Grupo Marista
Mulheres que apoiam mulheres: programas de mentoria ajudam profissionais a avançarem no mercado de trabalho
Autoconhecimento e direcionamento de carreira são apostas a partir do compartilhamento de vivênciasA...
Saiba mais >
man-hands-on-the-steering-wheel-2023-11-27-05-06-20-utc (1)
Mês de Férias: dicas para evitar erros na hora de alugar um carro
Especialista orienta sobre o que checar ao sair da locadora e traz dicas para economizar na escolha do...
Saiba mais >