Artigo: Patrimônio Natural, Cultura e Civilidade – o caso exemplar da Serra do Mar paranaense

Por Clóvis Borges, médico veterinário e mestre em Zoologia. É um dos fundadores e atual diretor-executivo da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza

O Tombamento da Serra do Mar do Paraná, ocorrido no ano de 1986, encerra uma das maiores demonstrações de reconhecimento do bem comum que os paranaenses já realizaram. Foi um ato histórico em respeito à importância maior de um patrimônio de todos, motivo de orgulho e de grandeza.
Pesquisadores, montanhistas, artistas, amantes da natureza: são muitos os atores que compõem o amplo grupo de personalidades que permitiu uma tomada de decisão que contou com o indispensável amparo do Governo do Estado do Paraná. A conquista do tombamento deve-se igualmente à vontade popular de permitir que as áreas naturais, as paisagens, a flora e a fauna dessa região pudessem ser protegidas e preservadas indefinidamente.
Embora o Paraná tenha uma encarnada cultura madeireira que direciona de maneira negativa muitas decisões sobre a agenda da conservação do patrimônio natural, a nossa Serra do Mar distinguiu-se pela menor pressão recebida sobre suas florestas.  O que também se explica pelas dificuldades de acesso em seus trechos mais remotos.
Distintamente das matas da Serra do Mar, a Floresta com Araucária e os Campos Naturais, que abrigam a espécie símbolo do Paraná, não tiveram a mesma deferência por parte da sociedade paranaense. Dizimada impiedosamente até os dias de hoje, ainda sofre pressões indevidas para a exploração do pouco que ainda resta.
Um incomum e verdadeiro sentimento de pertencimento pesou nas decisões que permitiram manter protegidas as montanhas da costa do Paraná.  Não restaram mais áreas de grande porte em nosso território, à exceção do Parque Nacional do Iguaçu no extremo oeste e importantes trechos de áreas ainda conservadas na Escarpa do Devoniano, dividindo o primeiro e o segundo planaltos do estado.
O altruísmo e a grandeza da década de 80, que permitiu atitudes de conservação da natureza em prol do povo do Paraná e suas futuras gerações, não reverberam da mesma maneira nos dias de hoje. Estamos diante de uma perda significativa de poder das estruturas públicas dedicadas à proteção de áreas naturais em função de políticas que não respeitam valores nem limites.
A merecida homenagem aos que participaram do Tombamento da Serra do Mar, nos 30 anos comemorados em 2016, permite uma comparação que demonstra que os gestores públicos que referendaram esse posicionamento deixaram um exemplo que não foi adotado pelos seus sucessores.
As atuais manobras que vêm sendo realizadas pelo Governo do Estado para impedir o necessário e estratégico Tombamento da Escarpa do Devoniano são atitudes pequenas e à revelia das recomendações técnicas de instituições públicas atreladas ao tema. É de se lamentar que nem a visão estratégica nem a disposição de colaboração do então Governador do Paraná, que permitiu o Tombamento da Serra do Mar, estejam presentes na atual gestão, que coincidentemente é liderada pelo seu filho.

Share:

Latest posts

Divulgação
Valmet avança modernização de planta de evaporação para ampliar eficiência e confiabilidade operacional
Divulgação Neodent
Expedição Novos Sorrisos chega pela primeira vez a Porto Velho com atividades de saúde bucal
O projeto do OÁS prioriza janelas amplas, que aumentam a entrada de luz natural e favorecem a ventilação
Economia de até 30% na conta de luz também é luxo: como o ESG se tornou pilar da valorização imobiliária

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação
Valmet avança modernização de planta de evaporação para ampliar eficiência e confiabilidade operacional
Expansão reforça a capacidade da empresa em entregar projetos completos em regime EPCC, promovendo ganhos...
Saiba mais >
Divulgação Neodent
Expedição Novos Sorrisos chega pela primeira vez a Porto Velho com atividades de saúde bucal
Programa social da Neodent terá capacidade de impactar mais de 200 pessoas entre 10 de agosto e 3 de...
Saiba mais >
O projeto do OÁS prioriza janelas amplas, que aumentam a entrada de luz natural e favorecem a ventilação
Economia de até 30% na conta de luz também é luxo: como o ESG se tornou pilar da valorização imobiliária
Com o aumento da frequência de eventos climáticos extremos e dos impactos ambientais observados nos últimos...
Saiba mais >
Divulgacao-Lightland-Producoes (2)
Exposição imersiva Van Gogh & Impressionistas chega pela primeira vez a Ponta Grossa em setembro
 Shopping Plaza Campos Gerais vai receber a experiência que já vendeu mais de 1 milhão de ingressos...
Saiba mais >