Artigo: Por onde andarão os disruptivos?

[flgallery id=1013 /]

Por Márcio Viana, CEO da TOTVS Curitiba

 
Olhe para o lado e responda: quem são os inovadores da sua equipe? Aqueles capazes de liderar a grande transformação digital que a maioria das empresas ainda precisa passar. Um estudo da IFS, empresa global de software de gestão empresarial, divulgado em junho, mostrou que um em cada três tomadores de decisão não enxerga essa pessoa em seu time.

É assustador pensar que, mesmo atravessando uma grave crise econômica mundial, o principal obstáculo das empresas para alcançar a maturidade digital não é falta de dinheiro, mas sim falta de talentos. Prova é que, dos 750 empresários entrevistados, em 16 países, quase 90% deles tinham recursos financeiros adequados e forte vontade de investir para manter a competitividade e o crescimento.

E não há como elencar apenas uma área que sofre com o descompasso entre demanda de talentos e oferta de profissionais. O problema está espalhado. Durante a pesquisa IFS Digital Change Survey, quando questionados quais as áreas que terão maior déficit de profissionais talentosos, 40% dos entrevistados citaram business intelligence, 39% segurança cibernética, 30% inteligência artificial e robótica e 24% big data/analytics.

O estudo tinha como objetivo avaliar a maturidade da transformação digital entre as indústrias em escala global. As entrevistas foram conduzidas pela agência de pesquisa e conteúdo Raconteur Custom Publishing. Os países selecionados para a análise foram Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Suécia, Alemanha, França, China, Japão, Austrália, Noruega, Dinamarca, Holanda, Espanha, Oriente Médio, Polônia e Índia.

Mas a constatação não é motivo para desânimo. Pelo contrário. É um sinal de que há apetite de sobra para a transformação. E algumas indústrias, como a da aviação, já mostram que é possível encontrar a maturidade digital. Nessa área, 44% dos entrevistados se consideravam avançados na capacidade de alavancar essa transformação. São empresas que tem claro que a mudança de postura interna de cada time é um catalisador muito mais importante para o sucesso do que as próprias tecnologias.

É preciso encontrar e atrair novos talentos ao mesmo tempo que oferecer treinamento e reorganizar a equipe já existente. A própria pesquisa da IFS mostrou que a barreira número um para a transformação é, para 42% dos entrevistados, a aversão à mudança encontrada dentro da própria empresa. Isso faz com que o desafio não seja apenas encontrar os disruptivos, mas garantir que, com a chegada do profissional inovador, todo o time caminhe no mesmo compasso.

Share:

Latest posts

Divulgação
Para levar o melhor sorriso ao pódio: Neodent promove saúde bucal entre atletas durante Jogos da Juventude em Foz do Iguaçu
Crédito: Divulgação Grupo Servopa
Grupo Servopa arrecada milhares de brinquedos e beneficia instituições sociais no Paraná
GTBCM-35-Suite-Tipo-01-Cam01-P3 (1) (1)
Com VGV recorde e inspiração Art Déco, GT Building apresenta edifício New Yorker no Centro de Curitiba

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação
Para levar o melhor sorriso ao pódio: Neodent promove saúde bucal entre atletas durante Jogos da Juventude em Foz do Iguaçu
Iniciativa integra parceria da marca com o Comitê Olímpico do Brasil e reforça a importância da Odontologia...
Saiba mais >
Crédito: Divulgação Grupo Servopa
Grupo Servopa arrecada milhares de brinquedos e beneficia instituições sociais no Paraná
Campanha mobilizou 54 lojas, contou com investimento de R$ 25 mil do Grupo Servopa na compra de brinquedos...
Saiba mais >
GTBCM-35-Suite-Tipo-01-Cam01-P3 (1) (1)
Com VGV recorde e inspiração Art Déco, GT Building apresenta edifício New Yorker no Centro de Curitiba
Com o maior Valor Geral de Vendas da história da incorporadora, o projeto une o charme do Art Déco ao...
Saiba mais >
01 - -Divulgacao (1)
Hard Rock Cafe Curitiba promove Iron Maiden Week com música ao vivo em aquecimento para show da banda
Programação especial reúne bandas cover nos dias 27, 28 e 29 de outubro e prepara os fãs para a apresentação...
Saiba mais >