Artigo: Quadrilha sem fim

Por Daniel Medeiros, Doutor em Educação pela UFPR e professor de História do Brasil no Curso Positivo

BALANCÊ
Era 1996, véspera de São João, as quadrilhas em ponto de bala para  o início da festança. Em Guaxuma, na orla norte de Maceió, em sua casa de veraneio, o chefe de outra quadrilha morre com um tiro no peito. Quatro dias depois, estaria PC Farias na CPI das empreiteiras dando um testemunho que, para o submundo da corrupção oficial, seria um verdadeiro rojão. Nunca se soube, exatamente, quem deu a ordem do disparo.
RETURNÊ
PC Farias foi o tesoureiro da campanha de Collor de Melo, o aventureiro alagoano que, com apoio das mídias nacionais, conseguiu frear o ímpeto do “sapo barbudo” Lula, impondo-lhe uma derrota no segundo turno e evitando a saída de 800 mil empresário do país,  como disse, na época, o presidente  da Federação das Indústrias de São Paulo, Mario Amato. PC Faria foi também, o operador master  das propinas pagas por empreiteiras para o caixa dois da campanha e para as despesas pessoais do presidente – como a reforma de sua mansão em Brasília – e administrador das sobras de campanha, albergadas em paraísos fiscais. Um Sancho Pança de um Quixote tupiniquim, destemperados ambos, a assaltarem os moinhos de vento da frágil democracia brasileira, com sua imprensa leniente e uma sociedade ainda atordoada pelas décadas de ditadura e crise econômica.
TOUR
O governo Collor naufragou quando deixou claro aos seus aliados que sua sede e fome de poder tinham endereços privados e mesquinhos demais e que sua incapacidade de consolidar uma máquina azeitada e benéfica para todos era precária. Sem apoio parlamentar, após um desastroso plano de contenção da inflação, a mídia começa a virar o jogo, na mesma medida em que a sociedade retoma o grito das Diretas Já, agora sob nova direção: impeachment!
Collor cai, PC Farias é condenado por sonegação fiscal, cumpre pena em regime aberto, sente-se abandonado por todos e, cada vez mais irritado com a perda de influência, prestígio e adulações, ameaça estragar a festa dos que saltaram de banda, incólumes, da enxurrada democrática que varreu (temporariamente) os vendilhões do templo de Brasília. E então morreu. Há vinte anos. A festa acabou, a luz apagou ,o povo sumiu, a noite esfriou… Monta a fogueira de novo! É tempo de mais festança!
ANAVAN
Hoje, a quadrilha continua. Marcado por emoções desvairadas, torcidas enlouquecidas, amores e ódios desmedidos, o país marcha, avante, em outro mês de junho, outros escândalos, outro impeachment, outra vez as empreiteiras, outros tesoureiros presos, outras mortes sem solução – Celso Daniel , lembram? – tendo como protagonistas, agora, muitos dos que apontaram o dedo para Collor e PC e que, enfim, parece que o que queriam era apenas tomar-lhes o lugar na grande operação de esbulho que não para, contínua e metodicamente, como festa em mês de junho, como uma dança de cadeiras onde só quem não entrou ainda na história não foi L. Pinto Fernandes, o marido de Lili. Foi a Verdade. Ou a Justiça. Ou, simplesmente, a vergonha na cara.

Share:

Latest posts

Divulgação Senior Sistemas
Dados sem direção: o novo desperdício do RH moderno
Envato Imagens
Senior Sistemas apresenta nova plataforma de produtividade empresarial com IA
Bia Nauiack
31ª CASACOR Paraná: Espaço inspirado no tema Nem sempre a espera precisa ser vazia pode ser visitado gratuitamente fora da mostra oficial

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação Senior Sistemas
Dados sem direção: o novo desperdício do RH moderno
Por Diego Winagraski Vivemos em uma era na qual os dados são a nova moeda da economia digital. Mas...
Saiba mais >
Envato Imagens
Senior Sistemas apresenta nova plataforma de produtividade empresarial com IA
Com o objetivo de impulsionar os resultados dos negócios por meio da transformação digital e do uso de...
Saiba mais >
Bia Nauiack
31ª CASACOR Paraná: Espaço inspirado no tema Nem sempre a espera precisa ser vazia pode ser visitado gratuitamente fora da mostra oficial
Criado pela arquiteta Roberta Lanza, ambiente está no NH Curitiba The Five, hotel oficial do evento Um lounge que...
Saiba mais >
Divulgação GT Building
Lazer sob medida vira fator decisivo para compra de imóveis de luxo
Pesquisa da Abrainc revela que 62% dos compradores consideram espaços temáticos e experiências personalizadas...
Saiba mais >