Artigo: Seu varejo está associado à palavra economia?

Por Leandro Krug Batista, mestre em Gestão Estratégica, consultor de Franchising e Gestão de Varejo e professor da Universidade Positivo (UP)

Empresas brasileiras de vários segmentos estão preocupadas com suas quedas no varejo. Um ponto em comum de algumas delas é: fornecem um produto ou um serviço de excelente qualidade e uma experiência de compra diferenciada. Nos últimos anos, essas empresas buscaram atrair consumidores que não estavam contente com as ofertas existentes no mercado e buscavam produtos melhores, produtos exclusivos, serviços especiais. Ao analisar seus negócios, pude comprovar que estão entregando de fato a promessa que fizeram. Então, o que está faltando? Compreender que o cenário do consumidor final de qualquer classe social brasileira mudou!
Ao ler o novo livro do especialista brasileiro em varejo, Alberto Serrentino, chamado “Varejo e Brasil: reflexões estratégicas”, pude enxergar nos gráficos por ele apresentados que o cenário existente de 2003 a 2012 chamado “Boom do Consumo” deu lugar após o segundo ano do Governo Dilma a uma busca por “Maturidade e Produtividade”, com forte redução dos gastos das empresas. Somado a isso a conjuntura econômica e política atual (que dispensa explicações), temos um cenário no qual todas as classes sociais tiveram perdas de renda e, consequentemente, buscarão economizar (cada uma a sua maneira) para otimizar, da melhor forma, o seu orçamento.
Na prática funciona assim: nos restaurantes de alta cozinha, um grupo de pessoas que pagava R$200 por pessoa por um jantar e pedia um vinho de R$900, duas vezes por semana, começa a pedir o vinho de R$400 e jantar nesse restaurante uma vez por semana. Um outro grupo mais abaixo na pirâmide, que frequentava esse mesmo restaurante, e comprava um vinho de R$400, uma vez por mês, agora vai apenas em uma data muito especial – talvez até troque de restaurante. Outro grupo ainda mais abaixo, que tinha pequenos prazeres de classe média ao frequentar rodízios e pizzarias, começa a mudar para restaurantes populares ou fazer comida em casa.
Dentro desse raciocínio, muitas marcas que, durante o “boom do consumo (2003 a 2012) seriam lembradas como “de qualidade”, agora podem ser lembradas pelo consumidor como “caras para o momento”. Ao ter essa consciência, o varejista ou o fabricante devem pensar em ações que consigam chegar na seguinte combinação: cuidar para não popularizar a percepção de qualidade e diferenciação de seu estabelecimento, mas, ao mesmo tempo, realizar ofertas que mostrem “oportunidades de economizar”.
É muito caro para qualquer estabelecimento abrir suas portas e ver que está pagando para trabalhar porque possui uma capacidade ociosa que está esperando um cliente que não vem. Uma atividade que pode ser feita para não popularizar a marca e nem mostrar desespero é realizar estratégias de marketing direto exclusivamente com grupo de consumidores que já são clientes: enviando ofertas exclusivas para que eles aproveitem algo que já consomem a um preço especial no momento ou para que eles indiquem outros clientes a conhecerem o estabelecimento com um preço diferenciado para experimentação.
Em resumo, de alguma maneira, vários estabelecimentos comerciais devem pensar criativamente como mostrar que são ótimas opções: não de comprar barato, mas de valorizar o dinheiro que está na carteira do consumidor.
 
 

Share:

Latest posts

foto site cp (10)
Com tecnologia 100% nacional, Pratiprazol da Prati-Donaduzzi se torna referência na Anvisa
foto site cp (9)
4 mil cirurgias: neurocirurgião inspira passos e se torna parte da família de pacientes
Diretora do Grupo Marista foi reconhecida como melhor Executiva de Comunicação do Sul do Brasil Créditos: Divulgação/Grupo Marista
Carmem Murara, diretora do Grupo Marista, é eleita melhor Executiva de Comunicação do Sul do Brasil

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (10)
Com tecnologia 100% nacional, Pratiprazol da Prati-Donaduzzi se torna referência na Anvisa
Entenda qual a tecnologia empregada na fabricação dos pellets do omeprazol Utilizados no tratamento...
Saiba mais >
foto site cp (9)
4 mil cirurgias: neurocirurgião inspira passos e se torna parte da família de pacientes
Por trás de procedimentos complexos, estão pessoas que recebem novas chances depois de diagnósticos graves Sofia,...
Saiba mais >
Diretora do Grupo Marista foi reconhecida como melhor Executiva de Comunicação do Sul do Brasil Créditos: Divulgação/Grupo Marista
Carmem Murara, diretora do Grupo Marista, é eleita melhor Executiva de Comunicação do Sul do Brasil
Reconhecimento foi concedido pelo Top Mega Brasil 2024 durante cerimônia em São Paulo Na noite do...
Saiba mais >
Envato
Divórcios, inventários e partilha de bens envolvendo menores de idade poderão ser feitos em cartório
Uma nova medida aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no último dia 20 permite que inventários,...
Saiba mais >