Artigo: Sim, vamos falar de ERP!

*Laércio Cosentino

 

Se antes a dúvida era sobre a escolha do novo modelo do carro que você iria trocar, agora o questionamento reflete a necessidade real de se ter ou não um veículo próprio. Vivemos novos tempos, em que somos transformados pelo uso da tecnologia. Diante de tantos aplicativos de serviços de transporte, aluguel ou compartilhamento de automóveis e possibilidades de veículos autônomos, a simples escolha de um modelo perde um pouco o sentido. O que queremos é nos mover de um lado para o outro, de preferência com mais facilidade e custos reduzidos.
Essa jornada de transformação digital transpassa todos os setores da sociedade e todos os segmentos de mercado. A evolução veio com a decisão das pessoas de se conectarem e compartilharem as informações. E as organizações começam a perceber que esse engajamento coletivo pode sim ser um novo modelo de negócio.
Para ajudar nessa caminhada, inúmeras tecnologias despontam todos os dias. Big Data, Inteligência Artificial, Internet das Coisas são algumas das mais faladas, testadas e usadas. Mas para que tudo isso faça sentido e funcione, precisamos sim falar de ERP (Enterprise Resource Planning), que, na verdade, é a base de todas essas novas tecnologias.
Os sistemas de gestão evoluíram, se transformaram em plataformas e devem garantir o compliance – das regras de negócios, fiscal e a segurança das informações. Ou seja, o software se tornou a espinha dorsal do mundo corporativo.
Na próxima chamada de um táxi, na previsibilidade de comportamento de consumidores em grandes redes de varejo, na retenção de um aluno na universidade, entre outras infinitas ações possíveis com o uso da tecnologia, o ERP estará sempre presente, no núcleo de todos esses processos e incontáveis integrações de dados.
Portanto, diante de tanta evolução e novas tecnologias, precisamos sim continuar falando de ERP. Os sistemas de gestão estão mais vivos do que nunca e são o início da jornada digital que toda empresa deve percorrer para sobreviver neste novo contexto de mundo.
 
*Laércio Cosentino é fundador e CEO da TOTVS, maior empresa de soluções de negócio, plataforma e consultoria da América Latina, é formado em Engenharia Eletrotécnica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Sua carreira e história consolidaram-se no setor de TI, especialmente com a fundação da TOTVS em 1983. Desde então tornou-a líder absoluta no Brasil e presente em 39 países. Escreveu livros sobre linguagem de desenvolvimento de sistemas e sobre o mercado que atua. Hoje, Cosentino é um dos principais líderes do mercado brasileiro de software, ativo na defesa e fortalecimento da indústria de TI. Além de comandar a companhia, é presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), presidente do Conselho Administrativo do Instituto Empreender Endeavor, presidente do conselho da Mendelics, dentre outras atividades.

Share:

Latest posts

Divulgação
Terceira edição do "Soul Love" chega a Maringá em apoio ao Instituto Isis Bruder
foto site cp (20)
1º Simpósio do Centro de Cardiomiopatias é realizado em Curitiba
foto site cp (19)
Hospital 100% SUS de Curitiba arrecada fraldas geriátricas e itens de higiene

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação
Terceira edição do "Soul Love" chega a Maringá em apoio ao Instituto Isis Bruder
Estão à venda últimos convites para adquirir kits gourmet preparados pelo chef Marcelo Serafim; evento,...
Saiba mais >
foto site cp (20)
1º Simpósio do Centro de Cardiomiopatias é realizado em Curitiba
Hospitais Universitário Cajuru e São Marcelino Champagnat organizam evento para discutir avanços e pesquisas...
Saiba mais >
foto site cp (19)
Hospital 100% SUS de Curitiba arrecada fraldas geriátricas e itens de higiene
Mais de seis mil pacientes devem ser beneficiados com ação; Hospital Universitário Cajuru utiliza cerca...
Saiba mais >
foto site cp (18)
Hospitais de Curitiba promovem cerimônia de bênção para pets
Animais de estimação e seus tutores podem participar da celebração no estacionamento dos hospitais Universitário...
Saiba mais >