Atualidades no Enem: 10 obras para se preparar para as provas

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) costuma apresentar questões importantes para a sociedade. O candidato que vai prestar o exame precisa ter conhecimento sobre os temas em evidência, seja no Brasil ou no restante do mundo. 

De acordo com o professor de Língua Portuguesa, Literatura e Redação do Colégio Positivo – Londrina, Mateus Fernando de Oliveira, é fundamental se manter atento aos acontecimentos da atualidade. “Fatos que se transformam em notícias ou problemas políticos, econômicos e sociais enfrentados pela sociedade são sempre fortes candidatos a surgir nas provas. Os estudantes que se preparam para os vestibulares e para o Enem devem estar sempre acompanhando o que acontece no mundo e aprofundando o repertório cultural e social por meio da leitura”, afirma Mateus.

Para ajudar aqueles que vão prestar o Enem este ano e querem aumentar o conhecimento sobre atualidades, o professor preparou uma lista de autores e obras que podem contribuir para a formação cidadã e o desenvolvimento da capacidade crítica dos estudantes.

  1. Ideias para adiar o fim do mundo – Ailton Krenak

O livro do filósofo, ambientalista e líder indígena traz uma série de reflexões sobre ancestralidade e valorização dos povos originários do Brasil. Krenak questiona o desenvolvimento moderno e a humanidade, além de ajudar na desconstrução do preconceito estrutural existente contra os povos indígenas. 

  1. A Civilização do Espetáculo: uma radiografia do nosso tempo e da nossa cultura – Mario Vargas Llosa

O escritor peruano, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, apresenta reflexões profundas sobre arte e cultura, passando pela banalização das artes e da literatura, pelo triunfo do sensacionalismo na comunicação social e as frivolidades da política. 

  1. E se Obama fosse africano? – Mia Couto

A obra é um compilado de intervenções do escritor moçambicano sobre corrupção, autoritarismo, ganância, ódio racial e religioso; os artigos são quase todos transcrições de palestras proferidas pelo autor na África, Europa ou Brasil. Apesar da visão dura com determinados temas, Mia destaca também a riqueza das culturas locais e do vigor artístico, sobretudo do continente africano.

  1. 21 lições para o século XXI – Yuval Noah Harari

O celebrado professor de História e escritor israelense traz lições que envolvem os desafios mais proeminentes da atualidade: guerras nucleares, cataclismos ambientais, epidemias, fake news, ameaças de terrorismo e tantos outros.

  1. Tudo sobre o amor – Bell Hooks

A teórica e ativista antirracial americana procura elucidar o que é de fato o amor, tanto nos relacionamentos amorosos quanto nas amizades e entre familiares, apontando o amor como uma ação transformadora na contemporaneidade.

  1. Pequena Coreografia do Adeus – Aline Bei

Uma narrativa sobre o quanto a escrita pode se tornar um refúgio e alento em meio a um ambiente familiar marcado por constantes brigas e carência de afeto.

  1. Canção para ninar menino grande – Conceição Evaristo

A intelectualidade e genialidade de Conceição Evaristo trazem neste livro um mosaico afetuoso de experiências negras, principalmente no que se refere às masculinidades insurgentes no contexto brasileiro.

  1. Flores da Batalha – Sérgio Vaz

O livro de poemas expõe as dificuldades no cotidiano dos trabalhadores e dos menos favorecidos no Brasil. A obra reaviva sonhos e atualiza o que Mário de Andrade clamava em 1924 de “Brasil com alma”, afinal, o brasileiro tem uma alma feita de sonhos e de lutas.

  1. O despertar de tudo – David Graeber e David Wengrow

Neste livro, os autores propõem uma nova história da humanidade, questionando tudo o que se conhece até aqui, desde o desenvolvimento da agricultura e das cidades até as origens do Estado, da democracia e das desigualdades. Uma obra revolucionária, que oferece uma nova perspectiva de humanidade para o leitor.

  1. Pequeno Manual Antirracista – Djamila Ribeiro

Breves lições para compreender o racismo estrutural e sua propagação no Brasil. Um manual que apresenta caminhos para reflexão, para que o leitor possa combater o racismo e a naturalização de práticas racistas.

Share:

Latest posts

_- 65 - 2-
Arte da sustentabilidade: exposição gratuita apresenta itens decorativos inovadores feitos com resíduos da construção civil
diadecampo-2024 (1)
Ford Slaviero participa da 19.ª edição do Dia de Campo 2024 da Cooperativa Bom Jesus
Programa de estágio do Grupo Marista contempla áreas como medicina, enfermagem, farmácia, administração, gestão de pessoas, marketing, entre outras Créditos: Divulgação
Estágio dentro de hospitais-escola transforma olhar de estudantes de várias áreas

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

_- 65 - 2-
Arte da sustentabilidade: exposição gratuita apresenta itens decorativos inovadores feitos com resíduos da construção civil
Até 1.º de março, Instituto A.Yoshii destaca mais de 40 obras únicas criados nos projetos Obra&Arte...
Saiba mais >
diadecampo-2024 (1)
Ford Slaviero participa da 19.ª edição do Dia de Campo 2024 da Cooperativa Bom Jesus
Realizado na Lapa (PR), evento destaca inovações em tecnologia para produção agrícola e pecuária Marcada...
Saiba mais >
Programa de estágio do Grupo Marista contempla áreas como medicina, enfermagem, farmácia, administração, gestão de pessoas, marketing, entre outras Créditos: Divulgação
Estágio dentro de hospitais-escola transforma olhar de estudantes de várias áreas
Experiência aproxima academia e assistência, unindo formação, atendimento à população e pesquisa Com...
Saiba mais >
Inscrições abertas para programa de estágio em hospitais
Até o dia 8 de março, os hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru estão com inscrições...
Saiba mais >