Tecnologia

Postado no dia: 31 maio 2021

Auditoria de fornecedores da Valmet visa garantir cadeia sustentável

Medida é adotada pela multinacional finlandesa com o intuito de ampliar ações sustentáveis em todos os estágios da produção

Sistemas de reaproveitamento de água, reciclagem de lixo sólido e descarte correto de lixos químicos são algumas das ações sustentáveis adotadas pelas indústrias visando à preservação do meio ambiente. Porém, é possível adicionar a essa lista outras práticas que contribuem para expandir esse pensamento desde o início até o fim da produção. 

Por meio da cadeia sustentável de fornecedores é possível garantir e gerenciar ações focadas na preservação do meio ambiente em todos os contratos e processos da indústria. Na Valmet, líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia, esse modelo já faz parte das medidas sustentáveis aplicadas pela companhia. 

Desde a criação do Programa de Gestão da Cadeia de Fornecimento Sustentável, em 2014, a Valmet tem conduzido cerca de 50 auditorias de sustentabilidade por ano ao redor do globo, em diferentes continentes. Os auditores garantem que os fornecedores da multinacional finlandesa atendam aos requisitos mínimos da política de cadeia de suprimentos sustentável. 

Para Rogério Meirelles, gerente de Supply Chain da Valmet na América do Sul, estar em conformidade com a Política de Cadeia de Suprimentos Sustentável da empresa é o ponto de partida para que uma empresa possa manter qualquer tipo de relacionamento comercial com o fornecedor. “Todos são submetidos a avaliações de risco e devem assinar um termo de compromisso com a política de sustentabilidade, que serve de base para as avaliações, autoavaliação e auditorias de terceiros. Esperamos que todos os nossos fornecedores cumpram esses requisitos e prezem pela sustentabilidade, assim como nós colocamos esse fator como prioridade”, afirma. 

Os benefícios dessas auditorias vão muito além da prática de negócios justos e de acordo com os valores da empresa. Para Cleber Mattar, gerente de Planejamento e Logística da Valmet na América do Sul, a cadeia sustentável também é uma forma de as empresas desenvolverem suas práticas de negócios e atrair novos clientes. “As nossas auditorias de sustentabilidade têm gerado resultados expressivos e altamente positivos para a maioria dos nossos fornecedores. Isso é muito gratificante porque vemos o impacto das políticas sustentáveis em muitas áreas e de diversas formas, ao compartilhar a preocupação primária da Valmet com a qualidade do meio ambiente e a preservação dos recursos naturais”, finaliza. 

Sobre a Valmet

A Valmet é a principal desenvolvedora e fornecedora global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Sua atuação de tecnologia inclui fábricas de celulose, linhas de produção de papel, cartão e papel, além de usinas de energia para produção de bioenergia. Os serviços e soluções de automação melhoram a confiabilidade, o desempenho dos processos e aprimoram a utilização de matérias-primas e energia.

Em todo o mundo, a empresa finlandesa possui mais de 14 mil colaboradores diretos e, em 2019, as vendas líquidas foram de aproximadamente 3,5 bilhões de euros. A sede está localizada em Espoo, na Finlândia, e suas ações estão listadas na Nasdaq Helsinki. Na América do Sul, as unidades estão localizadas em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile. Mais informações: www.valmet.com.br.

  • Tags:
  • Valmet

Notícias relacionadas

Leia mais

Dobra número de pessoas com artrose de joelho na pandemia

A covid-19 afetou a qualidade de vida da população mundial. Aumento de peso e sedentarismo são…

Saiba mais
Leia mais

Proficiência em inglês: qual teste escolher?

Cursar o Ensino Superior, mestrado ou doutorado no exterior, na maior parte das vezes, demanda uma…

Saiba mais
Leia mais

Dia do Dentista: nas UTIs ou em pesquisas, profissionais ajudam a entender relação do coronavírus com a saúde bucal

Um dos estudos mais recentes indica que problemas bucais aumentam risco de desenvolver forma grave…

Saiba mais

Ver todas notícias

×