+55 41 3026.2610

Notícias Central Press

Berço do ensino religioso brasileiro, Salvador recebe encontro nacional de escolas católicas

Postado no dia: 25 de março de 2019
Berço do ensino religioso brasileiro, Salvador recebe encontro nacional de escolas católicas

Evento reúne gestores de todo o país para discutir a tradição da escola católica frente à necessidade de pensar no futuro por meio de uma educação personificada

  1. Tradição e Inovação é o tema do VII Encontro de Escolas Católicas Créditos: divulgação

Em 1.549, os primeiros jesuítas da América chegavam à Bahia para fundar a primeira capital brasileira e a primeira escola do país: o Colégio dos Meninos de Jesus. Quatrocentos e setenta anos depois, 220 gestores de instituições de todo o país se encontram em Salvador para o III Encontro de Líderes Religiosos e VII Encontro de Escolas Católicas, com o tema Tradição e Inovação.

O encontro, que acontece entre os dias 3 e 5 de abril, reúne 119 escolas, com o objetivo de discutir os cenários e perspectivas da educação sob o ponto de vista religioso e orientar sobre os cenários econômicos, políticos e socioculturais atuais e futuros. A programação traz palestras sobre gestão, conciliação da missão religiosa e educadora com a viabilidade do negócio, atuação das escolas católicas num mundo pluralista e informações legais e morais sobre a educação. O encontro é dirigido a gestores de instituições conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino que atendem a um universo de 70 mil alunos.

O ensino religioso e o preparo para o futuro

Daqui a dez anos, o mundo será muito diferente – especialistas desenham profissões que hoje não são muito conhecidas ou que nem chegam a existir. A supervisora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, Raphaela Ribas Lupion Gubert, expõe que o objetivo do evento é analisar o presente e refletir sobre o futuro da educação, uma vez que as escolas católicas apresentam o diferencial de construir, além do conhecimento acadêmico, uma base humana e ética para os alunos.

“No futuro, para atender as demandas profissionais, nossos jovens precisarão de habilidades e competências que nem imaginamos. Todas as escolas precisam preparar pessoas para um futuro incerto, mas a necessidade por seres humanos mais éticos, criativos e sensíveis para viver num mundo cibernético é cada dia mais urgente”, ressalta Raphaela. Segundo ela, as escolas católicas têm em seu DNA essa preocupação com a formação humana e é justamente essa tradição que, aliada à inovação, construirá crianças e jovens mais felizes e preparados para os desafios do futuro.

Gestão e modernidade dentro do ensino cristão

Para orientar sobre a gestão de escolas no mundo contemporâneo, a professora e doutora em Educação Zita Lago fala sobre os âmbitos legais da educação brasileira, com foco nas Leis de Diretrizes e Bases e nos Planos Nacionais da Educação.

Outro foco do VII Encontro de Escolas Católicas é a preocupação com a  utilização da tecnologia e suas possibilidades de aprimorar a educação. Roger Finger, educador, teólogo, bacharel e mestre em Informática, apresenta palestra com o tema “Como preparar nossas crianças para o mundo que elas encontrarão quando saírem da escola?”. Miguel Ângelo Rios, membro da Comissão Própria de Avaliação do Instituto Superior de Educação de São Paulo, fala sobre o currículo em uma sociedade 4.0 e Gabriel Perissé, pós-doutor em Filosofia e História da Educação, volta a atenção ao professor do futuro, com o tema “desafios na idade mídia”.

 

SERVIÇO

III Encontro de Líderes Religiosos e VII Encontro de Escolas Católicas

Data: 03/04 à 05/04

Local: Wish Hotel da Bahia (Av. Sete de Setembro, 1537 – Dois de Julho, Salvador)

Programação:

03/04/2019 – Quarta-feira

8h: Abertura – Emerson Santos

8h30min: O presente e o futuro da liderança – Adeildo Nascimento

10h: Coffee-break

10h30: Leveza Institucional: Travessia que nos desafia – Irmã Maria Helena Morra

12h: Credenciamento Líderes: Inventura “ Educação 4.0 Lab”

13h: Almoço provinciais e gestores

15h – Abertura ECC 2019

15h30: Espiritualidade Responsáveis ACF – Associação Cultura Franciscana

16h: A Educação Católica no Brasil: da chegada dos Jesuítas em Salvador (1549) à evangelização pluralista e polifônica no terceiro milênio (2019) – Prof. Dr. César Nunes

17h30: A planificação da educação brasileira e seus determinantes legais no âmbito das suas diversas Leis de Diretrizes e Bases e dos Planos Nacionais da Educação – desafios e possibilidades! Profa Dra Zita Lago

19h: Jantar de boas vindas

04/04/2019 – Quinta-feira

8h: Como preparar nossas crianças para o mundo que elas encontrarão quando saírem da escola? – Roger Finger

9h30: Pesquisa BBC Micro:Bit – Uma possibilidade para as escolas católicas parceiras do SPE – Álvaro Cruz

10h: Coffee-break

10h30: O currículo em uma sociedade 4.0 – Miguel Ângelo

12h: Almoço

13h: Saída City tour no Pelourinho

17h: Missa – Igreja dos pretos pobres

19h: Jantar Especial

05/04/2019 – Sexta-feira

08h: Espiritualidade Responsáveis La Salle

9h: Lançamentos e Novos Projetos para 2020 da Editora Positivo – Prof. Joseph Razouk Júnior, Prof. Luiz Fernando Schibelbain, Prof. Luiz Lucena.

11h: Coffee-break

11h30: Programa Learn Through Play – LEGO Education –  Mads Lemvigh Fog

11h50: O professor do futuro: desafios na idade mídia – Gabriel Perissé

13h15: Encerramento e avisos finais

 

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.

Todas as notícias