Boca Maldita recebe campanha de prevenção ao câncer de boca

Dezenas de profissionais de saúde bucal e acadêmicos da área de saúde se reúnem na sexta-feira (25), na Praça Osório (Boca Maldita), em Curitiba, para participar da 34.ª Campanha de Prevenção de Câncer Bucal. A ação, programada para acontecer das 9h às 16h, realiza exames de prevenção e busca conscientizar a população sobre os fatores causadores de câncer bucal. 

Realizado pelo Hospital Erasto Gaertner (HEG), com o apoio da Universidade Positivo (UP), o evento conta com a participação de aproximadamente 60 estudantes do curso de Odontologia. “Ações como essa permitem a capacitação dos acadêmicos sobre o assunto. Eles também têm a oportunidade de dar orientações de prevenção na prática, em um momento de interação direta com a comunidade e outros profissionais da saúde”, explica o professor do curso de graduação em Odontologia da Universidade Positivo, Acir José Dirschnabel. 

De acordo com Dirschnabel, quando diagnosticada cedo, a doença tem cura. “Para aumentar as chances, é necessário que o paciente procure atendimento odontológico ou médico caso encontre alguma ferida na boca”, orienta. Dados do Hospital Erasto Gaertner indicam que 15% dos pacientes atendidos na campanha de 2021 foram encaminhados para o Centro de Especialidade Odontológicas da Prefeitura de Curitiba e para o Erasto Gaertner. 

Para este ano, os responsáveis pela ação querem superar os atendimentos de 2021, uma vez que a doença é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua e assoalho da boca) e está entre as principais causas de mortes por neoplasias, ou seja, crescimento anormal do número de células. Atualmente, mais de 50% dos casos são diagnosticados em estágios avançados da doença, quando as chances de cura são mais reduzidas. 

Realizada há 34 anos pelo HEG, a ação tem gerado mudanças no comportamento da população, resultados positivos em relação ao diagnóstico precoce e, como consequência, o aumento das chances de cura. O dentista Laurindo Sassi, chefe do Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Erasto Gaertner, alerta que a população está mais informada sobre a prevenção, mas ainda é preocupante o número de pessoas que desconhecem a doença e são encaminhadas para tratamento a partir de simples eventos de prevenção. “Uma pesquisa feita pelo nosso serviço, em todo o Paraná, revela que 20% da população nunca ouviu falar sobre o câncer de boca. São pessoas que não têm ideia de que a doença existe e precisam que a informação chegue até elas. ”, destaca Sassi.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) projeta mais de 15 mil novos casos por ano desse tipo de câncer no Brasil entre 2020 e 2022. Enquanto 11 mil devem ocorrer em homens, a incidência em mulheres deve ficar em torno de 4 mil. O câncer da cavidade oral é o 13.º mais comum no país. A Organização Mundial da Saúde (OMS) relaciona o câncer de boca ao tabagismo e ao consumo excessivo de álcool, além da exposição ao sol sem proteção –  que é um fator de risco importante para o câncer de lábio -, o excesso de gordura corporal, a infecção pelo HPV – normalmente relacionada ao câncer de orofaringe – e fatores associados à exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho.

 

SERVIÇO

34.ª Campanha de Prevenção de Câncer de Boca

Local: Praça Osório (Boca Maldita)

Quando: 25/11, sábado

Horário: das 9h às 16h

Realização: Hospital Erasto Gaertner, com o apoio da Universidade Positivo.

 

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR), uma em Londrina (PR), uma em Ponta Grossa (PR) e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/

Share:

Latest posts

3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Hard Rock Café Curitiba
Hard Rock Cafe Curitiba: programação pós-carnaval conta com atrações de blues, pop rock e soul

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >
Hard Rock Café Curitiba
Hard Rock Cafe Curitiba: programação pós-carnaval conta com atrações de blues, pop rock e soul
Confira programação completa do final do mês no restaurante Durante a segunda quinzena de fevereiro,...
Saiba mais >
Biopark
Biopark ultrapassa R$ 3 milhões em negócios durante Show Rural
Comercialização de terrenos, apresentação de queijos finos e batalha de robôs foram alguns dos atrativos...
Saiba mais >