Brasileiros se tornam mais exigentes com serviços de saúde durante a pandemia

[flgallery id=3263 /]

Empresas do setor de saúde precisam inovar e se adaptar ao novo cenário, com pacientes mais antenados em relação aos assuntos da área

Avaliação mais criteriosa das consultas, maior preocupação com a saúde e cobrança de melhoria dos serviços públicos estão entre as principais mudanças esperadas no comportamento do brasileiro após a pandemia do novo coronavírus. Foi o que mostrou a live Now How, realizada pelo Sebrae e pela consultoria de inovação curitibana IN.SIGHT na última quinta-feira (16/07), com profissionais que são referências no mercado da saúde. 

De acordo com André Santolaya, gerente de operações de vendas e marketing global para diagnósticos da Siemens Healthcare NY e um dos participantes da live, o contexto de pandemia fez com que o brasileiro passasse a se interessar mais sobre assuntos de saúde. “Hoje os brasileiros estão mais familiarizados com termos médicos, científicos e estão pesquisando cada vez mais sobre o assunto. Agora, as pessoas entre 15 e 40 anos, que não se preocupavam tanto com a qualidade do plano de saúde, quantidade de leitos em hospitais e investimentos públicos na saúde, estão ficando mais antenadas sobre o assunto”, afirma André. 

Por causa dessa mudança de comportamento, o contexto pós-pandemia será marcado por um alto nível de exigência por parte dos pacientes. “Os consumidores vão exigir um atendimento de qualidade. As pessoas se tornaram mais rígidas e vão ficar atentas a qualquer erro em exames ou diagnósticos e vão buscar uma relação de confiança com os profissionais da saúde”, diz André. 

Em um cenário de alta exigência por parte dos pacientes, é preciso que as empresas do setor da saúde inovem e estabeleçam uma relação de confiança e credibilidade com os clientes. Esse foi o contexto trazido ao longo do painel também por Matthias Schupp, CEO da Neodent. A empresa paranaense que é referência em implantes odontológicos e alinhadores transparentes preparou um guia de como o dentista deve adaptar o consultório para oferecer segurança aos profissionais e pacientes durante o atendimento à saúde clínica e odontológica.

De acordo com Matthias Schupp, o projeto foi uma forma de evitar que o brasileiro parasse de buscar os serviços de saúde por medo do coronavírus. “O guia é uma forma de resgatar a confiança do brasileiro na saúde, para que o paciente se sinta seguro ao visitar um dentista, sem medo de ser contaminado. A proposta é tão efetiva e necessária, que foi adaptada em nível internacional e traduzida para diversos idiomas”, diz Matthias. 

As principais mudanças nos consultórios odontológicos foram no agendamento das consultas e nos procedimentos de triagem. O paciente passa por um processo de desinfecção, medição da temperatura e vai direto para a consulta, sem a necessidade de ficar na sala de espera com outras pessoas.

Tecnologia
Outra mudança que se tornará realidade no cenário pós-pandemia é o uso cada vez maior da tecnologia e as empresas que já conseguiram se estabelecer no meio digital estão alcançando melhores resultados. Matthias afirma que a migração para um mundo mais digital começou logo no início da pandemia. “Em março nós decidimos mudar o foco e fizemos webinars para estarmos presentes no meio online. Estou seguro que a nova realidade vai ser diferente. O contato pessoal, o olho no olho nunca vai acabar. Nunca vai passar a ser 100% digital. Mas a digitalização de diagnóstico e os atendimentos online devem continuar no setor da saúde e estão sendo cada vez mais aceitos pela população”, declara Matthias.

A live fez parte do evento online Now How, com o objetivo de entender e mapear as principais mudanças em diversos setores após a pandemia. O bate-papo completo com os especialistas pode ser acessado no canal do Sebrae Digital no YouTube.


Sobre a Neodent

Fundada há mais de 25 anos, a Neodent é a empresa líder em implantes no Brasil, onde vende mais de um milhão de implantes anualmente. A Neodent está entre os três principais fornecedores de implantes do mundo e está disponível em mais de 60 países. O sucesso da marca se deve a suas soluções odontológicas diretas, progressivas e acessíveis, que trazem novos sorrisos para milhões de pessoas. Sediada em Curitiba, Brasil, a Neodent® é uma empresa do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em substituição de dentes e soluções odontológicas que restauram sorrisos e confiança.

Share:

Latest posts

Group Of Elementary School Pupils Sitting On Floor Listening To Teacher
Ensino público de São Vicente trabalha educação socioemocional
Use of calculator at home
Em Curitiba, plantão gratuito ajuda a tirar dúvidas sobre declaração do IR
volta2
Projeto da rede pública de Mariópolis vence concurso nacional de Educação

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Group Of Elementary School Pupils Sitting On Floor Listening To Teacher
Ensino público de São Vicente trabalha educação socioemocional
Escolas municipais têm material específico para falar sobre emoções e relações interpessoais A rede...
Saiba mais >
Use of calculator at home
Em Curitiba, plantão gratuito ajuda a tirar dúvidas sobre declaração do IR
Um projeto desenvolvido pela Universidade Positivo (UP) vai tirar dúvidas sobre a declaração do Imposto...
Saiba mais >
volta2
Projeto da rede pública de Mariópolis vence concurso nacional de Educação
Trabalho sobre diferentes culturas foi feito com turma da Educação Infantil O projeto “Vamos dar a...
Saiba mais >
Paulistao-Sicredi-2024-Mauro-Horita-Ag-Paulistao-
Paulistão Sicredi bate recordes de audiência em todas as plataformas na temporada 2024 
Campeonato que tem instituição financeira cooperativa como naming rights atraiu mais de 1,3 milhão pessoas...
Saiba mais >