Brincadeiras com lama fortalecem desenvolvimento infantil e têm efeito positivo na aprendizagem

Atividades ao ar livre promovem desenvolvimento físico, social e cognitivo das crianças, ajudando-as a crescer com mais criatividade, independência e saúde, dizem especialistas

Pesquisas da Universidade da Colúmbia Britânica (UBC) mostram que brincadeiras que envolvem riscos calculados, como brincar na lama, trazem benefícios fundamentais para as crianças. Publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health, o estudo revela que atividades nas quais as crianças podem explorar livremente e lidar com diferentes texturas na natureza promovem o desenvolvimento social, a criatividade e a resiliência. Além disso, essas brincadeiras estimulam a coordenação motora, ampliam a capacidade de resolver problemas, fortalecem o sistema imunológico e chamam a atenção para o cuidado com o meio ambiente. 

Outro estudo, publicado na Early Childhood Education Journal, aponta que brincadeiras na natureza, com elementos como lama, aprimoram habilidades de resolução de problemas e aumentam o senso de independência. Esses achados reforçam a importância de permitir que as crianças explorem o ambiente de forma espontânea, promovendo uma infância mais saudável e equilibrada. Porém, em um mundo cada vez mais urbanizado e digital, muitas vezes essas práticas ficam restritas às atividades escolares.

Inserida em um amplo espaço verde de 161 mil metros quadrados em Foz do Iguaçu (PR), onde os alunos estudam e convivem com plantas e animais, o Colégio Semeador inclui brincadeiras na lama nas atividades das crianças, promovendo o contato direto com a natureza e estimulando a aprendizagem. Para a coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais do colégio, Elisangela Schulz, essas atividades vão além da diversão e contribuem para o desenvolvimento sensorial, motor e social dos alunos. “O contato com ambientes externos ajuda a desenvolver habilidades essenciais. Além de estimular a criatividade e a resolução de problemas, e proporcionar uma interação única com a natureza, as atividades na lama também enriquecem o entendimento de temas como ecologia e biologia, vivenciados de forma concreta e envolvente”, destaca.

Para a médica pediatra do Departamento de Saúde Escolar dos colégios da Rede Positivo, Andrea Dambroski, além de contribuir para a criatividade e para o desenvolvimento da coordenação motora, brincadeiras na lama podem trazer benefícios para o sistema imunológico das crianças. “Por meio do estímulo do fluxo sanguíneo e do contato com bactérias presentes na natureza, a tendência é diminuir o risco de alergias e doenças autoimunes”, explica.

Resgate da infância

Segundo Elisangela, a iniciativa também responde a uma sociedade “excessivamente avessa ao risco”, que pode limitar o pleno desenvolvimento infantil. “Notamos que, quando as crianças são constantemente protegidas de qualquer sujeira ou desconforto, elas têm menos oportunidades de aprender de forma independente e espontânea. Brincar com a lama resgata essa liberdade e traz ganhos cognitivos e emocionais importantes na infância”, ressalta.

Para garantir a segurança e o conforto, o colégio organiza as atividades em um espaço adequado e com supervisão constante. As crianças vestem roupas específicas para brincar na lama e contam com um local para higiene e troca de roupa ao final das atividades. As famílias são informadas previamente sobre a proposta, e a resposta tem sido muito positiva. “Os pais perceberam o entusiasmo das crianças ao vivenciarem essas atividades. Eles compreenderam o valor da experiência e a importância de permitir que seus filhos tenham uma infância rica em exploração e descobertas”, informa a educadora. 

Ela também incentiva outras escolas e famílias a seguirem o exemplo. “O sorriso no rosto dos alunos é impagável e mostra o quanto essa abordagem é enriquecedora para o desenvolvimento deles”, conclui.

Sobre o Colégio Semeador

Com 25 anos de história, o Colégio Semeador tem uma infraestrutura robusta, moderna e funcional, inserida em um amplo espaço verde de 161 mil metros quadrados, onde os alunos estudam e convivem com plantas e animais. Localizado em Foz do Iguaçu (PR), o Colégio Semeador tem turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais e Ensino Médio. Em 2019, passou a fazer parte dos colégios da Rede Positivo.

Share:

Latest posts

Imagem do WhatsApp de 2025-12-01 à(s) 15.10
Natal da Orquestra Infantojuvenil Alegro tem composição inédita e foco na brasilidade em espetáculo gratuito
DUPLADIPLOMACAO
Colégio Positivo lança Dupla Diplomação em parceria com escola norte-americana
DUPLADIPLOMACAO
Colégio em Joinville lança Dupla Diplomação em parceria com escola norte-americana

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Imagem do WhatsApp de 2025-12-01 à(s) 15.10
Natal da Orquestra Infantojuvenil Alegro tem composição inédita e foco na brasilidade em espetáculo gratuito
Com patrocínio da Itaipu Binacional, ONG que ensina música clássica a crianças e adolescentes em situação...
Saiba mais >
DUPLADIPLOMACAO
Colégio Positivo lança Dupla Diplomação em parceria com escola norte-americana
Nova modalidade chega em 2026 e permite aos estudantes conquistar diplomas brasileiro e americano, ampliando...
Saiba mais >
DUPLADIPLOMACAO
Colégio em Joinville lança Dupla Diplomação em parceria com escola norte-americana
Nova modalidade chega em 2026 e permite aos estudantes conquistar ambos os diplomas, ampliando oportunidades...
Saiba mais >
DUPLADIPLOMACAO
Colégio em Foz do Iguaçu lança Dupla Diplomação em parceria com escola norte-americana
Nova modalidade chega em 2026 e permite aos estudantes conquistar ambos os diplomas, ampliando oportunidades...
Saiba mais >