Camisas do Coritiba ganham tipografia exclusiva

[flgallery id=1729 /]

Desenho dos números e dos nomes dos jogadores foi pensado pelo designer Ericson Straub

Uma tendência mundial, já utilizada por diversos clubes europeus, é a aposta do Coritiba com o lançamento das novas camisas do time, que agora tem uma nova marca: 1909 – ano de fundação do clube. Além de um novo design os uniformes ganham uma tipografia exclusiva para os números e nomes dos jogadores.
O desenho foi desenvolvido pela Straub Design, empresa paranaense comandada por Ericson Straub. “A tipografia faz parte da construção do significado de uma marca. Instituições importantes no mundo valorizam a tipografia, os sinais, os signos. Eles fazem parte de todo este processo. E o futebol tem o poder e a magia de resgatar e valorizar essa importante ferramenta de comunicação e significado de marca”, explicou Straub.
Segundo ele, a tipografia das camisas do Coxa é uma fusão entre história e contemporaneidade. “Nós nos inspiramos no conceito gótico, que é algo que está muito ligado à história da imigração de Curitiba e também da fundação do clube. Mas, ao mesmo tempo, dá um ar contemporâneo ao Coritiba, que está inovando com as novas camisas. Pensar numa tipografia exclusiva é estar à frente, olhando para o futuro”, disse.
Além disso, o designer também lembrou que o futebol faz parte da expressão da história e da cultura de um povo. “A história do Coritiba está diretamente ligada a um momento histórico do Brasil e da capital paranaense. Como conceito para a criação da tipografia dos novos uniformes também buscamos referência nos elementos gráficos da tipografia usada nos meios de comunicação germânicos. Entre o final do século XIX e início do século XX, a cidade de Curitiba havia recebido muitos imigrantes alemães, que se inseriram na cultura local, mas mantiveram alguns elementos de sua cultura como o idioma e a escrita. A comunidade alemã era expressiva e muitos meios impressos eram lidos no idioma alemão”, lembrou.
Para chegar ao conceito visual, Straub estudou a nova marca 1909 e as novas camisas, desenhadas pelo Studio Firmorama. Mas antes passou pelo processo de pesquisa histórica, desenhos a mão livre, desenhos digitais e testes de legibilidade. “Foi um trabalho desafiador e ao mesmo tempo prazeroso, que teve um resultado surpreendente”, enfatizou o diretor criativo da Straub Design.

Share:

Latest posts

CASA-LITERARIA-PAROLIN-2
Novo espaço de leitura no Parolin busca aproximar crianças dos livros
WhatsApp-Image-2025-12-01-at-08.40
Projeto de despoluição do Lago Igapó vence 2º Smart Cities Hackathon
DSCF2658
Férias verdes: 11 livros para despertar a consciência ambiental dos jovens

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

CASA-LITERARIA-PAROLIN-2
Novo espaço de leitura no Parolin busca aproximar crianças dos livros
A comunidade do Parolin, em Curitiba, passou a contar com um novo espaço dedicado à leitura, resultado...
Saiba mais >
WhatsApp-Image-2025-12-01-at-08.40
Projeto de despoluição do Lago Igapó vence 2º Smart Cities Hackathon
Estudantes do 9° ano ganham mentorias e capacitação do Senai para implementar iniciativa Os alunos...
Saiba mais >
DSCF2658
Férias verdes: 11 livros para despertar a consciência ambiental dos jovens
O hábito da leitura entre os brasileiros está em queda: segundo a 6ª edição de Retratos da Leitura no...
Saiba mais >
NHLANCASTER
Minor Hotels convida a viver festas de fim de ano com experiências únicas nas principais cidades da América Latina
A Minor Hotels Europe & Americas, proprietária e operadora hoteleira global com mais de 640 hotéis...
Saiba mais >