Camisas do Coritiba ganham tipografia exclusiva

[flgallery id=1729 /]

Desenho dos números e dos nomes dos jogadores foi pensado pelo designer Ericson Straub

Uma tendência mundial, já utilizada por diversos clubes europeus, é a aposta do Coritiba com o lançamento das novas camisas do time, que agora tem uma nova marca: 1909 – ano de fundação do clube. Além de um novo design os uniformes ganham uma tipografia exclusiva para os números e nomes dos jogadores.
O desenho foi desenvolvido pela Straub Design, empresa paranaense comandada por Ericson Straub. “A tipografia faz parte da construção do significado de uma marca. Instituições importantes no mundo valorizam a tipografia, os sinais, os signos. Eles fazem parte de todo este processo. E o futebol tem o poder e a magia de resgatar e valorizar essa importante ferramenta de comunicação e significado de marca”, explicou Straub.
Segundo ele, a tipografia das camisas do Coxa é uma fusão entre história e contemporaneidade. “Nós nos inspiramos no conceito gótico, que é algo que está muito ligado à história da imigração de Curitiba e também da fundação do clube. Mas, ao mesmo tempo, dá um ar contemporâneo ao Coritiba, que está inovando com as novas camisas. Pensar numa tipografia exclusiva é estar à frente, olhando para o futuro”, disse.
Além disso, o designer também lembrou que o futebol faz parte da expressão da história e da cultura de um povo. “A história do Coritiba está diretamente ligada a um momento histórico do Brasil e da capital paranaense. Como conceito para a criação da tipografia dos novos uniformes também buscamos referência nos elementos gráficos da tipografia usada nos meios de comunicação germânicos. Entre o final do século XIX e início do século XX, a cidade de Curitiba havia recebido muitos imigrantes alemães, que se inseriram na cultura local, mas mantiveram alguns elementos de sua cultura como o idioma e a escrita. A comunidade alemã era expressiva e muitos meios impressos eram lidos no idioma alemão”, lembrou.
Para chegar ao conceito visual, Straub estudou a nova marca 1909 e as novas camisas, desenhadas pelo Studio Firmorama. Mas antes passou pelo processo de pesquisa histórica, desenhos a mão livre, desenhos digitais e testes de legibilidade. “Foi um trabalho desafiador e ao mesmo tempo prazeroso, que teve um resultado surpreendente”, enfatizou o diretor criativo da Straub Design.

Share:

Latest posts

Divulgação Hard Rock Cafe Curitiba
Tim "Ripper" Owens, ícone do heavy metal, desembarca em Curitiba para show exclusivo
Divulgação Ventura Shopping
Ventura Shopping lança campanha de Dia das Mães com sorteio de item "queridinho das redes sociais"
Aprende Brasil Educação
Ensino público: como municípios aumentaram Ideb em até 80%

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação Hard Rock Cafe Curitiba
Tim "Ripper" Owens, ícone do heavy metal, desembarca em Curitiba para show exclusivo
Apresentação acontece em 8 de maio, a partir das 20h, no Hard Rock Cafe Curitiba Tim “Ripper” Owens,...
Saiba mais >
Divulgação Ventura Shopping
Ventura Shopping lança campanha de Dia das Mães com sorteio de item "queridinho das redes sociais"
Multiestilizador Dyson Airwrap e pulseira trevo prateada foram escolhidos para homenagear as mães com...
Saiba mais >
Aprende Brasil Educação
Ensino público: como municípios aumentaram Ideb em até 80%
Acompanhar resultados de perto permite identificar pontos de melhoria e desenhar estratégias mais assertivas...
Saiba mais >
Crédito: Freepik
9 dicas para utilizar inteligência artificial nos estudos
Aplicação sem critério pode limitar autonomia e criatividade, prejudicando aprendizado, alertam especialistas Um...
Saiba mais >