Camisas do Coritiba ganham tipografia exclusiva

[flgallery id=1729 /]

Desenho dos números e dos nomes dos jogadores foi pensado pelo designer Ericson Straub

Uma tendência mundial, já utilizada por diversos clubes europeus, é a aposta do Coritiba com o lançamento das novas camisas do time, que agora tem uma nova marca: 1909 – ano de fundação do clube. Além de um novo design os uniformes ganham uma tipografia exclusiva para os números e nomes dos jogadores.
O desenho foi desenvolvido pela Straub Design, empresa paranaense comandada por Ericson Straub. “A tipografia faz parte da construção do significado de uma marca. Instituições importantes no mundo valorizam a tipografia, os sinais, os signos. Eles fazem parte de todo este processo. E o futebol tem o poder e a magia de resgatar e valorizar essa importante ferramenta de comunicação e significado de marca”, explicou Straub.
Segundo ele, a tipografia das camisas do Coxa é uma fusão entre história e contemporaneidade. “Nós nos inspiramos no conceito gótico, que é algo que está muito ligado à história da imigração de Curitiba e também da fundação do clube. Mas, ao mesmo tempo, dá um ar contemporâneo ao Coritiba, que está inovando com as novas camisas. Pensar numa tipografia exclusiva é estar à frente, olhando para o futuro”, disse.
Além disso, o designer também lembrou que o futebol faz parte da expressão da história e da cultura de um povo. “A história do Coritiba está diretamente ligada a um momento histórico do Brasil e da capital paranaense. Como conceito para a criação da tipografia dos novos uniformes também buscamos referência nos elementos gráficos da tipografia usada nos meios de comunicação germânicos. Entre o final do século XIX e início do século XX, a cidade de Curitiba havia recebido muitos imigrantes alemães, que se inseriram na cultura local, mas mantiveram alguns elementos de sua cultura como o idioma e a escrita. A comunidade alemã era expressiva e muitos meios impressos eram lidos no idioma alemão”, lembrou.
Para chegar ao conceito visual, Straub estudou a nova marca 1909 e as novas camisas, desenhadas pelo Studio Firmorama. Mas antes passou pelo processo de pesquisa histórica, desenhos a mão livre, desenhos digitais e testes de legibilidade. “Foi um trabalho desafiador e ao mesmo tempo prazeroso, que teve um resultado surpreendente”, enfatizou o diretor criativo da Straub Design.

Share:

Latest posts

Rogério Nascimento
"Depois dos ganhos operacionais, desafio da IA ainda é virar valor econômico comprovado", diz head de IA da Senior
Créditos: Rafael Otaki/ Unsplash
Inventuras em Curitiba convida famílias para busca das memórias perdidas pelo Centro Histórico
Divulgação
Grande Queima de Inverno do Palladium reúne descontos e distribui brindes exclusivos

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Rogério Nascimento
"Depois dos ganhos operacionais, desafio da IA ainda é virar valor econômico comprovado", diz head de IA da Senior
Rogerio Nascimento, executivo à frente da área de IA da Senior, defende uma agenda de maturidade para...
Saiba mais >
Créditos: Rafael Otaki/ Unsplash
Inventuras em Curitiba convida famílias para busca das memórias perdidas pelo Centro Histórico
Experiência inédita une contação de histórias, patrimônio histórico e incentivo à leitura nos dias 14,...
Saiba mais >
Divulgação
Grande Queima de Inverno do Palladium reúne descontos e distribui brindes exclusivos
Campanha acontece de 8 a 13 de julho e clientes poderão participar de uma roleta de prêmios ao acumular...
Saiba mais >
PannaCity
A arte do drible e futebol freestyle agitam as férias de julho no City Center Outlet Premium
Torneio Panna City terá três etapas oficiais em parceria com o Instituto Futebol de Rua, Red Bull e Adidas;...
Saiba mais >