Canoas de concreto podem flutuar?

[flgallery id=1875 /]

Alunos de Engenharia provam que sim e participam de competição no lago da Universidade Positivo. Prova acontece nesta quinta-feira (25)

Nesta quinta-feira, 25, o lago da Universidade Positivo será palco de uma competição diferente. Alunos do curso de Engenharia Civil vão testar seus conhecimentos na prática e provar que canoas de concreto podem flutuar. E mais: além de construírem suas próprias embarcações, terão de navegar dentro delas.
De acordo com a professora da disciplina de Ciência e Tecnologia dos Materiais, Alessandra Tourinho, a atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolver um projeto abrangente e inovador, que envolve diversas habilidades do curso de Engenharia Civil. “Para projetar e construir as canoas, os alunos utilizam conhecimentos das áreas de Desenho, Ciência e Tecnologia dos Materiais, Tecnologia de Construção, Mecânica dos Fluidos e Resistência dos Materiais”, afirma a professora. Para ela, além dos conhecimentos técnicos, o projeto proporciona oportunidade para o desenvolvimento de habilidades em relacionamentos interpessoais, trabalho em equipe, capacidade de resolução de problemas, criatividade, cumprimento de prazos, uso de recursos limitados, competitividade saudável e liderança.
Organizada pela ASCE (Sociedade Americana dos Engenheiros Civis), a competição das canoas de concreto é uma atividade tradicional nos Estados Unidos e ocorre desde a década de 70. Foi inspirada na canoa de Lambot (1848) – primeira obra de concreto armado da história. Dezenas de universidades participam da competição que ocorre todos os anos naquele país. A Universidade Positivo trouxe a ideia para o Brasil e a primeira competição brasileira aconteceu em 2004. Desde então, as provas de velocidade têm acontecido no lago do Campus Ecoville da Universidade Positivo.
A 14a edição do projeto teve início em abril deste ano e já passou por seis etapas: 1) dimensionamento das canoas, 2) elaboração e confecção das fôrmas, 3) determinação do traço de concreto que atenda às premissas de trabalhabilidade (para mistura fresca poder ser aplicada no molde), resistência (mínima para movimentação e navegação das canoas) e massa específica (adequada para que a canoa flutue em condição de navegação), além da 4)  produção do concreto, 5) da concretagem em si e 6) do acabamento das canoas. A última etapa é a competição de velocidade com remo, que acontece a partir das 12h, no lago da Universidade Positivo.
São mais de 50 alunos do curso de Engenharia Civil envolvidos, além da participação de alguns alunos do curso de Engenharia Mecânica, divididos em cinco equipes, que disputam entre si.
 
Serviço
Competição de Canoas de Concreto
Data: quinta-feira, 25 de outubro
Horário: 12h
Local: Lago da Universidade Positivo – Câmpus Ecoville (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Ecoville).
 
Sobre a Universidade Positivo
A Universidade Positivo concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 57 cursos de Graduação presenciais (35 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 22 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. A UP conta com sete unidades em Curitiba, uma unidade em Londrina (PR), além de polos de Educação à Distância (EAD) em mais de 30 cidades espalhadas pelo Brasil. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), a melhor universidade privada do Paraná, pelo sexto ano consecutivo.

Share:

Latest posts

Envato Imagens
Doenças bucais afetam 3,5 bilhões de pessoas e motivam iniciativas que ampliam acesso a tratamentos odontológicos
Divulgação GT Building
Cloud Dancer: cor do ano 2026 pode transformar a casa
Divulgação GT Building
Sustentabilidade redefine valor e liquidez dos imóveis de alto padrão no Brasil

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Envato Imagens
Doenças bucais afetam 3,5 bilhões de pessoas e motivam iniciativas que ampliam acesso a tratamentos odontológicos
No Brasil, tratamentos de cáries somam cerca de R$ 180 bilhões; parcerias entre dentistas e programas...
Saiba mais >
Divulgação GT Building
Cloud Dancer: cor do ano 2026 pode transformar a casa
Arquiteto explica como usar o Cloud Dancer de forma elegante e acolhedora, evitando espaços frios ou...
Saiba mais >
Divulgação GT Building
Sustentabilidade redefine valor e liquidez dos imóveis de alto padrão no Brasil
Eficiência energética, redução de custos operacionais e paisagismo regenerativo estão entre os atributos...
Saiba mais >
Gabriella Colloni - Guedert Films
Senior Experience chega à segunda edição e amplia debate sobre liderança e decisões estratégicas
O evento acontece em 21 de maio de 2026, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, e já tem os primeiros...
Saiba mais >