Capacitação é palavra de ordem para driblar crise e desemprego

Profissionais devem aproveitar as oportunidades nas empresas que ainda oferecem convênios com instituições de ensino

Em períodos de recessão, muitas empresas redefinem planos e cortam custos. Neste momento, o RH, que responde por grande parte dos gastos de uma empresa, é o primeiro departamento que sofre com os cortes. De acordo com o coordenador dos cursos de Pós-Graduação da Universidade Positivo (UP), Leandro Henrique de Souza, em 2016, o perfil das salas de aula mudou. Se antes a maioria dos alunos vinham incentivados por empresas que procuravam qualificar os colabores, agora são os próprios profissionais que, empregados ou não, sentiram a necessidade de começar a buscar por conta própria qualificação e novas competências, além de começarem a pensar em novas possibilidades na carreira.
A questão é que o investimento na qualificação dos profissionais não deve fazer parte dos cortes das empresas. Segundo o professor de Contabilidade da UP, Marco Pitta, é preciso saber separar as despesas dos investimentos e cortar apenas o que é despesa. Nesse cenário, manter programas de desenvolvimento de pessoas pode fazer toda a diferença, especialmente em corporações que buscam inovação e soluções para explorar novas oportunidades. “Colaboradores qualificados promovem melhorias em processos e modelos de gestão que podem impactar positivamente os resultados”, afirma o professor. Pensando nisso, a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (Fepasc) assinou um convênio com a UP para conceder descontos na capacitação dos colaboradores das empresas filiadas. Para o diretor da Fepasc, Roberto Teixeira, uma cultura de qualificação e estudo beneficia o segmento como um todo. “Além de ter profissionais mais capacitados, vamos conseguir proporcionar uma rede de estudos englobando os filhos e cônjuges dos colaboradores das empresas, beneficiando, assim, a sociedade como um todo”.
Para o coordenador de Pós-Graduação da UP, são várias as possibilidades de retorno que uma empresa pode ter ao investir na capacitação de um funcionário. “Podemos considerar uma maior produtividade do colaborador, atualização e conhecimento de mercado e, principalmente, ideias novas. O banco universitário tem uma magia sobre muitas pessoas, pois a troca de experiências em sala de aula e possibilidades de ampliar perspectivas estimulam os alunos”, complementa.
Apesar de o investimento das empresas ter diminuído em 2016, nos próximos dois anos deve voltar ao patamar de 2015. “As organizações percebem que é justamente em momentos de crise que precisam ampliar os conhecimentos, criatividade e inovações como caminho para a recuperação econômica, então, não faz sentido diminuir os investimentos em educação e treinamento”, ressalta o coordenador. Para o diretor da Fepasc, investir em ensino e capacitação é uma forma de aumentar o capital intelectual e criativo do negócio. “Esse investimento deve ser constante”, diz ele. “Assim, o tempo de resposta a uma situação de crise e de mudança torna-se mais rápido e menos conturbado”, finaliza.
 
Sobre a Universidade Positivo
A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 54 cursos de Graduação (30 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 24 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês – Catarina Labouré, este último dedicado ao curso de Enfermagem. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. Segundo as avaliações do Ministério da Educação, é considerada uma das dez melhores universidades privadas do Brasil.
 
Fepasc
A união de dez sindicatos patronais forma a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina, a Fepasc. Representando aproximadamente cem empresas de transporte, a entidade abrange vários segmentos: rodoviário urbano, metropolitano, intermunicipal, interestadual e de fretamento e turismo. Por representar um número expressivo de empresas, a Fepasc possui uma cadeira no Conselho de Representantes da Confederação Nacional do Transporte, com isso as demandas do Paraná e de Santa Catarina são expostas e representadas em âmbito nacional. Atualmente a Fepasc é presidida por Felipe Busnardo Gulin, que assumiu a entidade em janeiro de 2015.

Share:

Latest posts

Divulgação
Eric Martin e Jeff Scott Soto trazem Double Trouble Tour para capital paranaense em celebração aos 10 anos do Hard Rock Cafe Curitiba
Divulgação GT Building
Peso dos nomes: mercado de luxo investe em personalidades e grifes para valorizar imóveis
Divulgação
Shopping Palladium celebra 17 anos com programação especial e atrações gratuitas

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação
Eric Martin e Jeff Scott Soto trazem Double Trouble Tour para capital paranaense em celebração aos 10 anos do Hard Rock Cafe Curitiba
Artistas se apresentam no dia 17 de maio com show comemorativo Dois ícones do rock mundial, Eric Martin...
Saiba mais >
Divulgação GT Building
Peso dos nomes: mercado de luxo investe em personalidades e grifes para valorizar imóveis
Incorporadoras inovam ao associar empreendimentos a nomes consagrados: GT Building anuncia projetos em...
Saiba mais >
Divulgação
Shopping Palladium celebra 17 anos com programação especial e atrações gratuitas
Atividades ocorrem de 8 a 10 de maio e incluem música ao vivo e oficinas para toda a família Para comemorar...
Saiba mais >
FEIRA-1
Soluções para futuro das cidades serão discutidas no 40° Congresso Mineiro de Municípios
Helper Tecnologia será uma das empresas participantes, demonstrando inovação com seus totens de segurança Nos...
Saiba mais >