Capacitação profissional é principal diferencial das construtoras civis que buscam atrair, qualificar e reter talentos

A dificuldade de mão de obra especializada é ponto sensível do segmento e empresas investem em qualificação de colaboradores. Construtora paranaense contorna o cenário, oferece mais de 25 cursos e treinamentos e já impactou 3 mil colaboradores em 2023

De acordo com os dados do Novo Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho, a construção civil assinou aproximadamente 39 mil carteiras de trabalho no mês de janeiro deste ano. Com isso, o número total de trabalhadores formais no setor da construção civil alcançou 2,4 milhões. Ainda, a mesma instituição revelou que, no período de julho de 2020 a abril de 2022, a região Sul acompanhou esse crescimento, sendo responsável por 16,48% do número de trabalhadores com carteira assinada. Os três estados da região estão entre os 10 maiores geradores de empregos no segmento durante o primeiro quadrimestre de 2022. A crescente contratação de colaboradores vai ao encontro dos dados que a Abrainc divulgou no primeiro trimestre de 2023 revelando que o Produto Interno Bruto (PIB) da construção cresceu 6,9% em 2022, e continuou puxando o PIB, que teve elevação de 2,9%.

Apesar desse aumento, uma das principais dificuldades enfrentadas pelas empresas contratantes é a qualificação da mão de obra, a fim de garantir maior efetividade nas atividades desenvolvidas. Como alternativa para contornar essa situação, a construtora A.Yoshii, referência no setor da construção civil há 57 anos, investe constantemente na qualificação de seus colaboradores por meio de treinamentos e cursos internos, incentivando e capacitando cada vez mais a equipe. “O plano de desenvolvimento dos colaboradores do grupo está diretamente relacionado ao planejamento estratégico da empresa, com ações que contemplam tanto as áreas administrativas quanto operacionais, tendo como foco principal o crescimento sustentável e os planos de expansão”, conta a coordenadora de treinamento e desenvolvimento do Grupo, Karin Francielle. Os treinamentos e as capacitações são direcionados a todos os profissionais, em diversos setores da empresa, oferecendo oportunidades para que todos possam buscar e adquirir conhecimentos que levem ao desenvolvimento em suas respectivas áreas. 

Ao longo do ano, são oferecidos diversos treinamentos técnicos e comportamentais para as áreas administrativas e canteiros de obras visando o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, tais como curso de oratória, comunicação, liderança, gestão do tempo, liderança 360º, programas de coaching, palestras sobre variados temas como: Propósito e Construção de Legado, O Poder da Autorresponsabilidade, Negociação e Persuasão. Marketing Pessoal, Academia de Desenvolvimento de Lideranças, Produtividade e Alta Performance, Programa de Formação de M.O. operacional com foco em hidráulica, elétrica e pedreiro de acabamento, Educação Financeira, cursos normativos de NR-05 (CIPA), NR-10 (Segurança em instalações e serviços em eletricidade) NR-33 (Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados), NR-18 (Condições de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção, NR-35 (Trabalho em altura), Operador de betoneira, Operador de grua, Montagem e desmontagem de andaime, entre outros. Os cursos e programas são realizados com empresas parceiras e colaboradores internos voluntários que contribuem na disseminação do conhecimento. “O programa anual de treinamento é estruturado de acordo com o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) de cada colaborador e abrange subsídios para bolsas de estudo em cursos, pós-graduação, MBA, treinamentos in company com foco no desenvolvimento de hard skills e soft skills, participação em feiras, congressos, palestras, entre outros”, explica. Karin acrescenta que, para os cursos oferecidos diretamente pela empresa, o colaborador não precisa se inscrever, enquanto para os cursos livres é necessário preencher um formulário que será analisado e validado pela área de Treinamento e Desenvolvimento, levando em consideração o budget anual, os objetivos estabelecidos no PDI e o tempo de empresa do profissional.

Case de sucesso: de servente a gerente de RH 

Investir na formação do capital humano faz parte da filosofia e das estratégias do Grupo A.Yoshii, sendo considerado fundamental para a perenidade dos negócios e os planos de expansão da companhia. Além de gerar motivação e engajamento dos profissionais, o desenvolvimento contínuo contribui para a melhoria da performance e da produtividade individual e coletiva, possibilitando  o alcance dos objetivos e resultados corporativos. Um exemplo de sucesso é José Marcelo Lima, que atualmente ocupa o cargo de Gerente Administrativo do Grupo, mas começou como servente e passou por diferentes posições, como almoxarife, assistente administrativo, administrativo de obra, coordenador de qualidade e coordenador administrativo. Há 26 anos na empresa, o gerente conta que a A.Yoshii fez parte de seu crescimento profissional. “Participei do programa de subsídio com bolsas de estudos para cursos, pós-graduação e MBA. Além de contar com o apoio de vários líderes que me incentivaram e me motivaram a crescer dentro do grupo”.

Até o momento, 2.855 colaboradores já participaram dos projetos de aperfeiçoamento do grupo em 2023. “Acreditamos que, por meio de nossos programas, é possível garantir melhores resultados e maior qualidade nos projetos do grupo. Além disso, proporcionamos confiança para que o colaborador execute seu trabalho com maior conhecimento e continue se aprimorando.”

Sobre o Grupo A.YoshiiFundado há 57 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de metros quadrados do sul ao nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos voltados para o primeiro imóvel, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e do interior de São Paulo; e pelo Instituto A.Yoshii, braço de responsabilidade social, com foco em educação, cultura e meio ambiente. Além disso, atua em obras corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como em usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br.

Share:

Latest posts

Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
Além dos shows e peças teatrais, Teatro recebe espetáculos do tradicional Festival de Curitiba espetáculos...
Saiba mais >
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >
Hard Rock Café Curitiba
Hard Rock Cafe Curitiba: programação pós-carnaval conta com atrações de blues, pop rock e soul
Confira programação completa do final do mês no restaurante Durante a segunda quinzena de fevereiro,...
Saiba mais >