Capacitar para incluir: treinamentos sobre neurodiversidade são aliados na conscientização de colaboradores

Estudo mostra que 40% dos trabalhadores consideram programa de sensibilização e treinamento melhor estratégia para promover inclusão no local de trabalho

A pesquisa “Neurodiversidade no Mercado de Trabalho”, realizada pela Consultoria Maya, em parceria com a Universidade Corporativa Korú, identificou que quase 50% dos participantes  nunca haviam trabalhado com pessoas neurodivergentes. Ainda de acordo com o estudo, 86,4% dos entrevistados nunca participaram de treinamentos ou programas sobre neurodiversidade no ambiente corporativo. São números que enfatizam a necessidade da adoção de condutas que criem ambientes mais inclusivos no mercado de trabalho.

Implementar políticas de contratação inclusiva, adaptar espaços e aderir a programas de capacitação podem ser a chave para combater estigmas e preconceitos, capacitando colaboradores para lidarem de maneira assertiva com a neurodiversidade no ambiente corporativo. Além disso, especialistas destacam que mentorias e parcerias precisam fazer parte da rotina de empresas. “A capacitação de colaboradores é um passo inicial importante para reforçar a inclusão em diversos ambientes”, afirma a psicóloga analista de comportamento e diretora da Luna Aba, Natalie Brito Araripe.

Ações que conscientizam

Empresas dos mais diversos segmentos estão mudando a maneira de lidar com a diversidade neurocognitiva por meio de ações pensadas para criar ambientes de trabalho mais acessíveis para pessoas com diferentes perfis neurológicos. No Paraná, o Shopping Curitiba, em parceria com a Luna ABA, clínica especializada na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), promoveu um treinamento para os colaboradores sobre neurodiversidade. “Queremos contribuir para transformar a sociedade da melhor maneira possível. Encontros como os que tivemos com os profissionais da Luna ABA são essenciais para promover a reflexão de um tema tão importante que é a neurodiversidade”, comenta a gerente de Marketing do Shopping Curitiba, Bruna Habinoski.

Com mais de dez anos de experiência na área, a diretora da Luna ABA explica que esses treinamentos permitem trocas de experiências, ao mesmo tempo que ensinam a importância do suporte emocional e desenvolvem um ambiente mais acolhedor para essas pessoas. “Empresas que implementam os treinamentos tendem a observar uma melhoria na produtividade e no bem-estar dos funcionários. Além disso, gera um maior preparo das equipes no tratamento ao público externo. A tendência é de que um cliente neurodivergente possa se sentir bem em um ambiente em que saberão priorizar as necessidades dele”, enfatiza.

A adoção de políticas que garantem igualdade de oportunidades, aliadas a um processo de educação e sensibilização, é essencial para construir um espaço de trabalho realmente inclusivo. Assim, além de cumprir um papel social relevante, as empresas podem se beneficiar da criatividade e das diferentes perspectivas que um ambiente pautado na diversidade traz. “A neurodiversidade não é apenas uma questão de inclusão, mas também uma fonte de inovação e criatividade. Promover um ambiente que valorize diferentes formas de pensar e processar informações, não apenas enriquece a cultura empresarial, como também contribui para um mundo mais justo e equitativo”, finaliza Natalie.

Share:

Latest posts

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Palladium Curitiba promove diversas atrações musicais ao longo do dia Para comemorar o Dia Mundial...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Projeto reúne coordenadores para melhorar a qualidade educacional No litoral paranaense, a Educação...
Saiba mais >
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde
Conjunto de talheres faz parte da campanha colecionável O Palladium Curitiba celebra a chegada do inverno...
Saiba mais >
4031C-20240608-0228-2 - 1-
Zona leste de Londrina ganha novo empreendimento residencial
Sunny Downtown, da Construtora Yticon, conta com duas torres e fica ao lado do Boulevard Shopping A...
Saiba mais >