Cardápio especial leva magia das festas de final de ano para pacientes e colaboradores de hospitais

A alimentação vai muito além de simplesmente ingerir nutrientes. O ato de se alimentar envolve, também, memórias afetivas que podem gerar sensações de aconchego, nostalgia e conforto. Por isso, os hospitais Marcelino Champagnat (HMC) e Universitário Cajuru (HUC), em Curitiba (PR), vão proporcionar ceias especiais de Natal e Ano Novo para seus colaboradores, pacientes internados e familiares. Uma ação simples, pensada pela equipe de nutricionistas, para minimizar a distância de casa, humanizar o atendimento e levar a magia do final de ano para dentro dos hospitais.

O setor de nutrição das instituições preparou um menu diferenciado para a ceia e o almoço de Natal, e também para a última noite do ano e o almoço do dia 1.º de janeiro. “A alimentação vai muito além de nutrir”, explica a coordenadora de nutrição dos hospitais Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru, Patrícia Conter Lara Prehs. “As pessoas têm relações culturais e afetivas com a comida, e as datas comemorativas remetem a momentos assim. Muitas delas estão longe da família, por isso, tentamos trazer um pouco da festividade para os hospitais. A alimentação da área hospitalar era vista como uma comida sem sabor, mas, ultimamente, temos realizado muitas ações para mudar o pensamento das pessoas. Sabemos que, quando o paciente e o colaborador se alimentam com algo que gostam e que faz sentido naquele momento, a recuperação é mais rápida e o trabalho é mais prazeroso”.

Receitas típicas

No cardápio, pratos mais incrementados e alimentos típicos das datas comemorativas de fim de ano, que serão oferecidos aos colaboradores que atuarem nesses dias na unidade, aos pacientes internados e seus acompanhantes. Filé de peru à Califórnia e pernil ao molho de abacaxi são algumas das receitas escolhidas. No caso dos pacientes, as refeições são sempre definidas de acordo com o quadro clínico de cada um e as orientações médicas. Além do menu diferenciado, a equipe dos hospitais vai levar o espírito natalino por meio de cartões e mimos típicos dessas datas festivas. “Tudo é pensado nos mínimos detalhes para garantir momentos bons para pacientes e funcionários”, diz a nutricionista.

Ações de humanização oferecem conforto aos pacientes e promovem bem-estar aos colaboradores. São pequenas manifestações de esperança que mudam o dia de quem vive a rotina de um hospital. “Todos podem fazer a diferença na vida do outro, mesmo que de forma simples, com uma alimentação diferenciada e um mimo. Ver os sorrisos de colaboradores e pacientes é o que nos motiva a continuar olhando para o próximo e promovendo ações como essas”, conclui Patrícia.

Share:

Latest posts

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Palladium Curitiba promove diversas atrações musicais ao longo do dia Para comemorar o Dia Mundial...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Projeto reúne coordenadores para melhorar a qualidade educacional No litoral paranaense, a Educação...
Saiba mais >
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde
Conjunto de talheres faz parte da campanha colecionável O Palladium Curitiba celebra a chegada do inverno...
Saiba mais >
4031C-20240608-0228-2 - 1-
Zona leste de Londrina ganha novo empreendimento residencial
Sunny Downtown, da Construtora Yticon, conta com duas torres e fica ao lado do Boulevard Shopping A...
Saiba mais >