Carnaval 2023: Barroca Zona Sul fala sobre povo originário do Pantanal

Se a narrativa de que quem descobriu o Brasil foi Pedro Álvares Cabral, em 1500, é questionada há bastante tempo por historiadores, o motivo é dos mais fortes. Antes da chegada dos portugueses, já havia, por estas terras, civilizações inteiras, completas e complexas. Uma delas, os Guaicurus, é o tema do samba-enredo da paulista Barroca Zona Sul no Carnaval deste ano.

Menos famosos que outros povos originários, os Guaicurus viveram em regiões compreendidas entre Goiás, Mato Grosso e o Paraguai até o início do século XIX. Valentes, ficaram conhecidos por serem hábeis cavaleiros e por seus muitos embates com os portugueses e espanhóis pelo direito à terra que habitavam. Para a supervisora editorial da Conquista Solução Educacional, Sue Ellen Halmenschlager, trazer esses povos para a avenida é uma forma de reconhecer sua importância para a formação da sociedade brasileira como é conhecida hoje. “Muitas dessas culturas foram historicamente marginalizadas e excluídas em detrimento das culturas europeias e norte-americanas”, lembra.

A educadora explica que as matrizes indígenas são um patrimônio cultural brasileiro e, por isso, celebrá-las em suas diferentes características é reiterar a relevância dessas raízes para o Brasil. “As culturas dos povos originários são de uma riqueza e diversidade imensas. São muitos os exemplos de literatura, arte, jogos, brincadeiras, formas de viver e de pensar sobre o mundo e a existência humana com que eles nos presenteiam”, destaca. Essa mistura entre duas vertentes culturais tão significativas – a dos guaicurus e a do samba – será um dos destaques do desfile da Barroca Zona Sul.

Depois de três carnavais abordando temáticas afro, a Barroca chega a 2023 com uma proposta diferente. De acordo com texto divulgado pela escola, “os Guaicurus vieram dos índios Mbayás, sobreviventes da região do Chaco e de origem Inca. O povo Mbayá-Guaicuru se formou na região do Chaco pantaneiro durante as invasões do velho mundo para conquistar as terras Incas e, futuramente, as terras do Pantanal. Os Guaicurus defenderam a região de invasores espanhóis e portugueses e se tornaram exímios cavaleiros, derrotando todos aqueles que ousassem dominar suas terras”.

_____________________________________________

Sobre a Conquista Solução Educacional

A Conquista é uma solução educacional que oferece aos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio uma proposta de educação que tem quatro pilares: a educação financeira, o empreendedorismo, a família e a educação socioemocional. Com diversos recursos, material didático completo e livros de Empreendedorismo e Educação Financeira, o objetivo da solução é ajudar, de forma consistente, os alunos no processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de suas capacidades. Atualmente, mais de 2 mil escolas de todo o Brasil utilizam a solução. 

Share:

Latest posts

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Mesmo com muita garra e persistência, apoio de empresas é fator determinante para diversos atletas brasileiros É...
Saiba mais >
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
Além dos shows e peças teatrais, Teatro recebe espetáculos do tradicional Festival de Curitiba espetáculos...
Saiba mais >
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >