Carnaval 2023: Mancha Verde traz cultura cangaceira para carnaval do Anhembi

“Óia eu aqui de novo, xaxando!”, cantava Luiz Gonzaga, logo nos versos de abertura de um de seus maiores clássicos. Ritmo que deu origem ao baião, o xaxado transpira a cultura cangaceira e, em 2023, é o tema do carnaval da atual campeã da folia em São Paulo, a Mancha Verde. “Oxente – Sou Xaxado, Sou Nordeste, Sou Brasil” é o título do samba-enredo da escola.

De acordo com a assessora de Arte do Sistema Positivo de Ensino, Karoline Barreto, o tema escolhido segue uma tradição carnavalesca: a de falar sobre patrimônios materiais e imateriais do Brasil, apresentando um ciclo de reverência a muitos aspectos culturais carregados de simbolismos. “Na sala de aula, costumamos tratar de conteúdos relacionados ao cangaço, ao forró, aos alimentos e fatos históricos da cultura nordestina. Na arte, privilegiamos o cordel, por exemplo. Mas a dança pode ser uma excelente forma de usar a linguagem corporal para vivenciar uma aprendizagem mais ativa e significativa”, explica.

No caso do xaxado, muitas são as versões a respeito de sua origem. A mais famosa delas conta que esse é um tipo de dança de comemoração das batalhas travadas pelos cangaceiros no sertão do Nordeste brasileiro. Praticada apenas pelos homens, a melodia era marcada pelo som das alpercatas em atrito com a terra batida: xá-xá-xá. Como toda boa manifestação cultural, o xaxado extrapolou o cangaço e, quando este chegou ao fim, o ritmo seguiu firme. “O xaxado é alegre, vibrante e com pisadas fortes. Suas vestimentas em apresentações tradicionais são compostas de alpercatas, roupas cáqui, o tradicional chapéu de Lampião e um objeto que aparenta ser um rifle de cangaceiro. Segundo o próprio Luiz Gonzaga, grande pesquisador e divulgador do xaxado, na época do cangaço, o rifle era a dama da dança, permitida somente para os homens”, detalha Karoline.

No carnaval 2023 da Mancha Verde, o samba-enredo fala sobre vários desses detalhes históricos envolvidos no nascimento e na manutenção do xaxado como parte fundamental da cultura, principalmente de Pernambuco. Um trecho da letra diz “O cangaceiro, na batalha triunfou/ Até Maria Bonita no bando comemorou/ “Olê, muié rendeira”/ Na embolada dançando a noite inteira/ Vem violeiro, num repente ajeitado/ To “arretado”, a zabumba tá chamando”. Para a especialista, esse tipo de referência é indispensável para construir, na escola e na sociedade, um repertório cultural amplo. “Falar sobre manifestações como o xaxado permite que todos nós possamos desenvolver o respeito à diversidade de culturas e valorização das tradições para conhecer a si mesmo e aos outros”, finaliza.

________________________

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltadas à educação.

Share:

Latest posts

Celso-Tacla-1 (1)
Presidente de multinacional finlandesa participa do Paiol Digital e destaca inovações tecnológicas sustentáveis
3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Celso-Tacla-1 (1)
Presidente de multinacional finlandesa participa do Paiol Digital e destaca inovações tecnológicas sustentáveis
Evento vai abordar cenário econômico de Curitiba com representantes da Valmet, Mapzer, Brain e Soul Brasil...
Saiba mais >
3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
Com diferentes tamanhos e materiais, os espaços para coleção de vinhos se tornam aliados na hora de compor...
Saiba mais >
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
Com atendimento personalizado, multinacional finlandesa propõe novo modelo de gerenciamento de contrato...
Saiba mais >
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%
Dentre as tendências para um futuro mais sustentável, a construção civil explora soluções inovadoras...
Saiba mais >