Carne Suína ganha destaque em Festival Gastronômico

Mais de 10 restaurantes participantes do Festival Bom Gourmet incluíram cortes suínos no menu

[flgallery id=2086 /]

Anualmente, são produzidos cerca de 3,7 milhões de toneladas de carne suína no Brasil, sendo o Paraná um dos responsáveis por grande parte dessa produção. Com sabor diferenciado e preço acessível, a proteína faz parte de pratos com as mais variadas composições. “Podemos afirmar que a carne suína possui a gordura mais saudável do mercado, além de compor pratos com apresentações espetaculares”, afirma o chef consultor da Alegra, Maurício Dobis.
Os amantes da gastronomia já podem se preparar para conhecer diversos restaurantes de Curitiba que servirão essa especialidade por um preço diferenciado. Isso porque a cidade recebe, pela 9ª vez, o Festival Bom Gourmet, evento gastronômico que acontece entre os dias 8 e 31 de março e, mais uma vez, conta com o patrocínio da Alegra, marca de carne suína do grupo Unium.
Com duas faixas de preço (R$ 49 ou R$ 59), o festival acontece no almoço e no jantar, de acordo com a horário de funcionamento de cada estabelecimento. São 56 restaurantes participantes e mais de 100 opções de cardápios que incluem entrada, prato principal e sobremesa, e prometem agradar aos mais variados paladares, incluindo dos apreciadores de carne suína.
No restaurante Limoeiro Casa de Comidas uma das opções de prato principal é a “Cotoletta alla milanese”, servida com copa lombo suíno temperado e frito, com molho de queijo e linguini na manteiga finalizado com raspas de laranja. A Chef Vania Krekniski explica que, durante a preparação, a carne é marinada com ervas finas, louro, alho e mais especiarias, e é finalizado com vinho branco. “Na sequência, a carne é passada na farinha de trigo, no ovo batido e na farinha de rosca, e frito em imersão em gordura de algodão”, conta.
Segundo a chef, nos últimos anos, o restaurante percebeu um consumo maior de carne suína, e, por isso, optou por acrescentar no cardápio. “É um alimento de fácil preparação e tem um custo acessível para nós e para o consumidor final. Além de ser fácil de preparar, é uma opção que encaixa em diferentes pratos”, conclui a chef. Esse ano, o restaurante contará com produtos da Alegra durante o Festival.
Já no C’la Vie, restaurante contemporâneo, a aposta é a “Saltimboca de mignon suíno ao molho roti, com risoto de açafrão” e a “Pancetta assada ao molho demi-glace”, servida com quirera cremosa e couve. O Chef Danilo Almeida diz que a ideia é valorizar a carne magra e saborosa, e dar um toque de sofisticação: “transformamos um clássico e mostramos que é possível fazer um prato refinado com uma proteína mais acessível”.
Confira mais restaurantes com opções de pratos com carne suína:
 

  • Trinitas
  • Original Munich
  • Lagundri
  • Ken Taki
  • Lobert Bistrô
  • Tartuferia San Paolo
  • Cantina Famiglia Fadanelli
  • Olivença
  • Le Réchaud
  • Restaurante Petit Château

 
Os restaurantes participantes, pratos e fotos podem ser conferidos no site do festival ou no aplicativo para celular, disponível para Android e iOS.
 
Sobre a Alegra
A fabricante de alimentos Alegra é a união das cooperativas de origem holandesa, Frísia, Castrolanda e Capal, que constituem o grupo Unium. Uma empresa que combina condições de trabalho ideais aliando tecnologia, equipamentos de última geração, preocupação com o bem-estar dos animais e sustentabilidade em seu parque industrial, sempre primando pela excelência em seu produto final, que utiliza as melhores carnes suínas.

Em 2017, a marca conquistou o reconhecimento internacional quanto às Práticas de Bem-estar Animal no abate, tornando-se a primeira planta brasileira a receber essa certificação em bem-estar suíno, pela WQS. Mais informações em www.alegrafoods.com.br.

Share:

Latest posts

DJI-0017 (1)
Dor no bolso: conheça as principais despesas para empresas com frota própria de veículos
mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

DJI-0017 (1)
Dor no bolso: conheça as principais despesas para empresas com frota própria de veículos
Com 20% das companhias privadas optando por frotas terceirizadas, setor vê crescimento. No começo do...
Saiba mais >
mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
22.° edição do evento reúne fãs do modelo em Curitiba Realizado na concessionária Ford Slaviero, uma...
Saiba mais >
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
CIEE/PR oferece 22 opções presenciais em Curitiba para pessoas a partir de 14 anos; formação em Libras...
Saiba mais >
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano
Lançamento de alto padrão da A.Yoshii traz espaços de lazer diferenciados e localização privilegiada...
Saiba mais >