Carreira jurídica é uma das que mais oferece áreas de atuação profissional

Demanda por especializações indicam tendências de mercado

Nos últimos 10 anos, o mercado de trabalho sofreu profundas transformações. Globalização, avanço das tecnologias e as redes sociais influenciaram essas mudanças. O novo cenário colabora para o surgimento de novas profissões, ao mesmo tempo em que muitas são substituídas ou até mesmo extinguidas. Na carreira jurídica não é diferente, já que as decisões judiciais também mudaram e trazem novidades, o que amplia a atuação dos advogados. “As mudanças abrem novas frentes de atuação para recém-formados que buscam bons salários e destaque no mercado, já que o número de profissionais especializados ainda é insuficiente para suprir a demanda”, afirma o coordenador de Pós-Graduação da Universidade Positivo (UP), Leandro Henrique de Souza.
A definição de uma área de atuação é importante para se tornar referência no mercado. “Como parâmetros, deve-se levar em conta o tamanho do mercado, o perfil de demanda e rentabilidade, índices de concorrência e oportunidades atuais de relacionamento com pessoas deste segmento”, ressalta Souza. Normalmente, o perfil da demanda jurídica de uma região tende a sofrer reflexos diretos do perfil da população (aspectos demográficos) e do perfil econômico (volume e ramo de empresas instaladas, bem como tendência do setor econômico que atuam).
Nesse sentido, as áreas Tributária, Cível Contratual, Imobiliária e Recuperação de Créditos tendem a ter estímulo, em razão do atual ciclo econômico de alto endividamento das famílias e estagnação econômica que o país atravessa. Apesar de ser uma área de forte concorrência na advocacia, o Direito Trabalhista apresenta demanda permanente de serviços e tende a ter forte incremento nos próximos anos, com o aumento do desemprego e surgimento de novas profissões.
Uma área que já registra aumento da demanda, segundo Souza, é o Direito Corporativo. “A atuação jurídica nas organizações não se limita a contratos e processos trabalhistas. O profissional de Direito tornou-se fundamental na tomada de decisões dentro das empresas”, ressalta o coordenador. Nesse segmento, ainda há uma relevante parcela de micro e pequenas empresas que não possuem assessoria jurídica formal e que atuam juridicamente desprotegidas, sob grande risco de produzir passivos contratuais, trabalhistas, ambientais ou tributários, bem como entraves contratuais capazes de inviabilizar o negócio.
Mas a área Previdenciária é a que tende a ter o maior crescimento nos próximos vinte anos, em razão do envelhecimento da população. No Paraná, de 59.272 advogados registrados na OAB-PR, pouco mais de 9% atuam nesta área – em Curitiba, não chegam a 2 mil profissionais. Resta saber se a concorrência aumentará ou não na mesma proporção que a demanda. Essa tendência pode ser acompanhada mediante alguns índices, como a demanda por especializações nestas áreas.
De acordo com Souza, os cursos de Pós-Graduação mais procurados ainda são Direito Civil, do Consumo e Processo, Direito e Processo do Trabalho, Direito Tributário e Processo Tributário. Ainda segundo o coordenador, vale destacar áreas promissoras como Saúde, Seguros, Direitos Humanos, Diplomacia, Propriedade Intelectual e Direito Digital. “Mesmo que tais áreas alcancem destaque como macro tendências do Direito, deve-se levar em consideração o contexto de aplicabilidade destas áreas em razão do perfil e características entre as diversas regiões e realidades do País”, alerta.
A Universidade Positivo (UP) oferece 14 opções de cursos de Pós-Graduação na área jurídica, com início em 2017, em Curitiba (PR). As aulas acontecem duas vezes por semana, pelo período de 18 a 24 meses. Mais informações e inscrições pelo site www.up.edu.br.
 
Sobre a Universidade Positivo – A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 58 cursos de Graduação presenciais (31 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 27 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. A UP conta com sete unidades em Curitiba, além de polos de Educação à Distância (EAD) em 22 cidades espalhadas pelo Brasil. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a melhor universidade privada do Paraná, pelo quarto ano consecutivo.

Share:

Latest posts

a-boy-is-reading-a-book-a-child-is-reading-2023-11-27-04-50-03-utc1
Exposição gratuita traz livros infantis reinterpretados a biblioteca de Universidade
pregnant-woman-taking-pills-or-vitamins-standing-i-2024-02-27-17-35-04-utc
Só paracetamol? Por que é tão difícil prescrever medicamentos para gestantes
fitness-women-and-city-friends-running-in-street-2023-11-27-05-20-27-utc
Mente sã, corpo são: benefícios da corrida para equilíbrio mental

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

a-boy-is-reading-a-book-a-child-is-reading-2023-11-27-04-50-03-utc1
Exposição gratuita traz livros infantis reinterpretados a biblioteca de Universidade
A exposição gratuita “Diversas leituras, múltiplas vozes” chega à Biblioteca Central da Universidade...
Saiba mais >
pregnant-woman-taking-pills-or-vitamins-standing-i-2024-02-27-17-35-04-utc
Só paracetamol? Por que é tão difícil prescrever medicamentos para gestantes
Intervenção não medicamentosa pode ser saída para mulheres grávidas lidarem melhor com episódios de dor “Grávida...
Saiba mais >
fitness-women-and-city-friends-running-in-street-2023-11-27-05-20-27-utc
Mente sã, corpo são: benefícios da corrida para equilíbrio mental
A prática da corrida vai muito além do simples exercício físico. Considerando os inúmeros benefícios...
Saiba mais >
1708725294-4501-IMG-FOTOMONTAGEM-R01 (1)
Com estrutura de lazer sofisticada, Maringá ganha novo empreendimento de alto padrão na Avenida Guedner
Seen, novo lançamento da A.Yoshii, apresenta arquitetura contemporânea em localização privilegiada Com...
Saiba mais >