Casa perfumada: aromaterapia ganha adeptos ao despertar memórias afetivas

Arquiteta da A.Yoshii dá dicas de como aliar decoração, requinte e bem-estar à técnica

O olfato tem o poder de despertar sensações únicas e evocar lembranças afetivas, permitindo reviver momentos especiais. Quem nunca entrou em um ambiente e sentiu um perfume carregado de histórias, lembrando-se da casa da avó, da comida da mãe ou de uma viagem? Os aromas são capazes de nos transportar no tempo e provocar emoções.

A aromaterapia vem sendo adotada dentro das casas como uma opção para proporcionar bem-estar. A experiência sensorial de entrar em uma casa perfumada não apenas transmite sensação de aconchego, mas também tem o poder de definir o estilo de quem reside no local. “Ao entrar em uma casa e sentir os aromas específicos dela, conseguimos até fazer uma leitura  da personalidade de quem vive ali. Por isso, a aromaterapia, aliada à decoração, está ganhando cada vez mais espaço. Hoje, o perfume do lar possui variadas roupagens: incensos, óleos essenciais, velas, difusores de ambientes, cada vez mais exclusivos e sofisticados”, explica a arquiteta do Grupo A.Yoshii em Campinas (SP), Lorena Santos.

Além de proporcionar um ambiente perfumado, os aromas também ajudam a tornar os espaços da casa mais saudáveis, priorizando o bem-estar e conforto dos moradores. Quando sentimos os  aromas, ativamos o sistema límbico, que está diretamente ligado às emoções, ao humor, ao comportamento e à memória. Atualmente, a decoração de um lar vai além da escolha de móveis, objetos e cores, abrangendo também a seleção dos perfumes que preenchem a casa, capazes de proporcionar sensações de bem-estar e acolhimento. 

Além dos conhecidos difusores elétricos, existem outros acessórios que podem ajudar a deixar a casa perfumada e bem decorada. Confira abaixo três dicas da arquiteta:

Velas e kit de acessórios

“Vedetes” na decoração, as velas compõem os ambientes de forma única, pois além de exalarem perfume a luz da chama traz uma sensação de aconchego e bem-estar. Com diferentes formatos, estilos, cores e tamanhos, elas podem ser colocadas em vidros, latas estilizadas, candelabros e castiçais, proporcionando requinte à decoração. “As velas dão um tom de sofisticação, unindo vários elementos em uma experiência imersiva completa. Podem ser dispostas em uma mesa, por exemplo, ajudando a iluminar o ambiente e criando um efeito único, tornando-o mais intimista. E também têm a função de reduzir ou neutralizar odores, sendo excelentes opções para a cozinha e o banheiro”, explica. 

Além das velas, outros acessórios como acendedores, apagadores (pinça), abafadores e cortadores de pavio também podem trazer elegância e deixar o ambiente mais exclusivo. “Para os amantes de velas esse kit é essencial. Existe uma infinidade de modelos e formatos e todos têm uma função específica que torna o momento de acender ou apagar a vela um charme à parte, além de enfeitarem o local  com seu design arrojado”. 

Home spray

Outra dica valiosa para deixar a casa perfumada é utilizar um spray exclusivo para roupas de cama, almofadas, cortinas e tapeçarias. “Para criar um ambiente agradável e com perfume único e duradouro, é indispensável o uso de um spray específico para tecidos. Diversas marcas renomadas no mercado criaram soluções únicas que não estragam nem mancham os tecidos, proporcionando um perfume mais duradouro ao ambiente”, ressalta Lorena.

Existem também sprays com designs modernos que ajudam a decorar o ambiente. “Além de escolher o aroma ideal para cada espaço, muitas marcas já estão criando, com exclusividade, sprays com embalagens modernas que se harmonizam com o ambiente, podendo ser expostos como um elemento a mais na decoração da casa”, destaca. 

Algumas marcas fazem aromas personalizados, ou seja, cheiros únicos, que exprimem exclusividade e bom gosto. A marca Olfati é uma das que realizam esse tipo de serviço. 

Arranjos secos aromatizados

A utilização de folhas, flores, frutas, ervas, cascas e especiarias é uma excelente opção para combinar bom gosto estético com aromaterapia. “Aqui, as opções são infinitas! É possível criar sachês, vidros, caixas, buquês com arranjos únicos e perfumados. As plantas secas costumam trazer sofisticação aos ambientes e, quando utilizadas com frutas e especiarias, por exemplo, podem deixar o ambiente com um perfume especial”.

Além de compor o ambiente com elegância, esses arranjos são aromatizantes naturais e trazem diversos benefícios para a saúde e o bem-estar. “Uma ideia é fazer arranjos menores utilizando especiarias como cardamomo, canela, cravo, anis-estrelado. A dica aqui é utilizar gotas de óleo essencial para aumentar a intensidade do perfume que você deseja”, sugere.

Aromas e suas sensações

  • Lavanda: este aroma floral é comumente conhecido por ter efeito calmante, ajudando a relaxar, reduzir o estresse e melhorar o sono.
  • Capim cidreira e laranja doce: ideais para o home office, esses aromas são capazes de aumentar a concentração e atenção. 
  • Eucalipto: muito além do “cheirinho de sauna”, o eucalipto auxilia na descongestão das vias nasais e melhora a respiração das pessoas que circulam no ambiente. 
  • Bergamota: cítrico e floral, a bergamota é estimulante e ajuda a aliviar a ansiedade e o estresse. 
  • Alecrim: refrescante e herbal, o alecrim não é utilizado apenas na cozinha! O óleo essencial de alecrim ajuda a melhorar a memória e concentração. 
  • Canela: clássico cheirinho repleto de memórias, a canela é estimulante e revigorante, além de aguçar a mente.
  • Ylang ylang: floral e intenso, o óleo essencial de ylang ylang reduz o estresse e aumenta a sensação de felicidade.
  • Limão: O mais cítrico de todos, o aroma de limão promove sensação de frescor e purificação. 
  • Baunilha: doce e encantador, o aroma de baunilha promove sensação de felicidade e bom-humor. 

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado há 57 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de metros quadrados do sul ao nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos voltados para o primeiro imóvel, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e do interior de São Paulo; e pelo Instituto A.Yoshii, braço de responsabilidade social, com foco em educação, cultura e meio ambiente. Além disso, atua em obras corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como em usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br.

Share:

Latest posts

_- 65 - 2-
Arte da sustentabilidade: exposição gratuita apresenta itens decorativos inovadores feitos com resíduos da construção civil
diadecampo-2024 (1)
Ford Slaviero participa da 19.ª edição do Dia de Campo 2024 da Cooperativa Bom Jesus
Programa de estágio do Grupo Marista contempla áreas como medicina, enfermagem, farmácia, administração, gestão de pessoas, marketing, entre outras Créditos: Divulgação
Estágio dentro de hospitais-escola transforma olhar de estudantes de várias áreas

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

_- 65 - 2-
Arte da sustentabilidade: exposição gratuita apresenta itens decorativos inovadores feitos com resíduos da construção civil
Até 1.º de março, Instituto A.Yoshii destaca mais de 40 obras únicas criados nos projetos Obra&Arte...
Saiba mais >
diadecampo-2024 (1)
Ford Slaviero participa da 19.ª edição do Dia de Campo 2024 da Cooperativa Bom Jesus
Realizado na Lapa (PR), evento destaca inovações em tecnologia para produção agrícola e pecuária Marcada...
Saiba mais >
Programa de estágio do Grupo Marista contempla áreas como medicina, enfermagem, farmácia, administração, gestão de pessoas, marketing, entre outras Créditos: Divulgação
Estágio dentro de hospitais-escola transforma olhar de estudantes de várias áreas
Experiência aproxima academia e assistência, unindo formação, atendimento à população e pesquisa Com...
Saiba mais >
Inscrições abertas para programa de estágio em hospitais
Até o dia 8 de março, os hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru estão com inscrições...
Saiba mais >