O combate às fake news dos “supermosquitos”

Cliente da Central Press UK desde 2018, a empresa britânica Oxitec (spin-off da Oxford University) combate o mosquito transmissor da dengue por meio de controle biológico. Em 2019, a empresa foi alvo de informações falsas divulgadas na imprensa mundial, devido a um artigo publicado pela revista Scientific Reports – periódico científico de acesso aberto do prestigiado grupo Nature.

Encabeçado por Jeffrey R. Powell, geneticista da Universidade de Yale, nos EUA, o artigo – que passou posteriormente por processo de retratação – é uma sequência de erros não identificados e especulações mal interpretadas, que deflagraram uma onda de notícias falsas na imprensa e desinformação nas redes sociais. Esse conteúdo gerou pânico entre alguns brasileiros, com afirmações de que os testes de campo da Oxitec produziram um “supermosquito” transgênico resistente a inseticidas e capaz de transmitir mais facilmente as doenças do Aedes aegypti.

A Central Press atuou no monitoramento de imagem, correção de inverdades, produção e divulgação de informações de esclarecimento sobre o episódio, neutralizando as informações falsas e revertendo a crise de imagem da empresa no Brasil. Confira a matéria da revista Época e do Jornal O Globo, desmentindo o artigo científico: https://epoca.globo.com/mais-ciencia/a-fake-news-do-supermosquito-transgenico-que-esta-gerando-panico-no-brasil-23964609 .

Share:

Latest posts

SUMMIT-24-456 (1)
"A pergunta que não quer calar": qual é o papel da escola na era da inteligência artificial?
Alberto Carvalho
Candidatura pelo WhatsApp reduz quase metade do tempo para se inscrever em vagas
Marcos Vinícius
"Temos que pegar!": Palladium Curitiba celebra 30 anos da franquia Pokémon com atrações exclusivas

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

SUMMIT-24-456 (1)
"A pergunta que não quer calar": qual é o papel da escola na era da inteligência artificial?
Summit Educação Sicredi 2026 reuniu mais de mil educadores para discutir com Lúcia Helena Galvão, Fabiano...
Saiba mais >
Alberto Carvalho
Candidatura pelo WhatsApp reduz quase metade do tempo para se inscrever em vagas
Solução da Senior Sistemas transforma o aplicativo de mensagens em porta de entrada para processos seletivos...
Saiba mais >
Marcos Vinícius
"Temos que pegar!": Palladium Curitiba celebra 30 anos da franquia Pokémon com atrações exclusivas
Fãs poderão se reunir em um espaço de 150 m² com produtos, jogos e experiências inspirados na franquia A...
Saiba mais >
Divulgação
Rio Branco recebe ação inédita da Expedição Novos Sorrisos no Acre, ampliando o acesso à saúde bucal na região
Programa social da Neodent leva unidade odontológica móvel entre 8 de setembro e 2 de outubro, ampliando...
Saiba mais >