Oxitec

Postado no dia: 11 agosto 2021

O combate às fake news dos “supermosquitos”

Cliente da Central Press UK desde 2018, a empresa britânica Oxitec (spin-off da Oxford University) combate o mosquito transmissor da dengue por meio de controle biológico. Em 2019, a empresa foi alvo de informações falsas divulgadas na imprensa mundial, devido a um artigo publicado pela revista Scientific Reports – periódico científico de acesso aberto do prestigiado grupo Nature.

Encabeçado por Jeffrey R. Powell, geneticista da Universidade de Yale, nos EUA, o artigo – que passou posteriormente por processo de retratação – é uma sequência de erros não identificados e especulações mal interpretadas, que deflagraram uma onda de notícias falsas na imprensa e desinformação nas redes sociais. Esse conteúdo gerou pânico entre alguns brasileiros, com afirmações de que os testes de campo da Oxitec produziram um “supermosquito” transgênico resistente a inseticidas e capaz de transmitir mais facilmente as doenças do Aedes aegypti.

A Central Press atuou no monitoramento de imagem, correção de inverdades, produção e divulgação de informações de esclarecimento sobre o episódio, neutralizando as informações falsas e revertendo a crise de imagem da empresa no Brasil. Confira a matéria da revista Época e do Jornal O Globo, desmentindo o artigo científico: https://epoca.globo.com/mais-ciencia/a-fake-news-do-supermosquito-transgenico-que-esta-gerando-panico-no-brasil-23964609 .

Voltar

Cases relacionados

Hospital Marcelino Champagnat

Media Training da Saúde

Ver Case

Fundação Grupo Boticário

Sustentabilidade de marca

Ver Case

Aker Solutions

Mapear vulnerabilidades e antecipar crises

Ver Case

Tecnobank

Decifrando a tecnologia

Ver Case

Ver todos os cases

×