O combate às fake news dos “supermosquitos”

Cliente da Central Press UK desde 2018, a empresa britânica Oxitec (spin-off da Oxford University) combate o mosquito transmissor da dengue por meio de controle biológico. Em 2019, a empresa foi alvo de informações falsas divulgadas na imprensa mundial, devido a um artigo publicado pela revista Scientific Reports – periódico científico de acesso aberto do prestigiado grupo Nature.

Encabeçado por Jeffrey R. Powell, geneticista da Universidade de Yale, nos EUA, o artigo – que passou posteriormente por processo de retratação – é uma sequência de erros não identificados e especulações mal interpretadas, que deflagraram uma onda de notícias falsas na imprensa e desinformação nas redes sociais. Esse conteúdo gerou pânico entre alguns brasileiros, com afirmações de que os testes de campo da Oxitec produziram um “supermosquito” transgênico resistente a inseticidas e capaz de transmitir mais facilmente as doenças do Aedes aegypti.

A Central Press atuou no monitoramento de imagem, correção de inverdades, produção e divulgação de informações de esclarecimento sobre o episódio, neutralizando as informações falsas e revertendo a crise de imagem da empresa no Brasil. Confira a matéria da revista Época e do Jornal O Globo, desmentindo o artigo científico: https://epoca.globo.com/mais-ciencia/a-fake-news-do-supermosquito-transgenico-que-esta-gerando-panico-no-brasil-23964609 .

Share:

Latest posts

Divulgação Senior Sistemas
Dados sem direção: o novo desperdício do RH moderno
Envato Imagens
Senior Sistemas apresenta nova plataforma de produtividade empresarial com IA
Bia Nauiack
31ª CASACOR Paraná: Espaço inspirado no tema Nem sempre a espera precisa ser vazia pode ser visitado gratuitamente fora da mostra oficial

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação Senior Sistemas
Dados sem direção: o novo desperdício do RH moderno
Por Diego Winagraski Vivemos em uma era na qual os dados são a nova moeda da economia digital. Mas...
Saiba mais >
Envato Imagens
Senior Sistemas apresenta nova plataforma de produtividade empresarial com IA
Com o objetivo de impulsionar os resultados dos negócios por meio da transformação digital e do uso de...
Saiba mais >
Bia Nauiack
31ª CASACOR Paraná: Espaço inspirado no tema Nem sempre a espera precisa ser vazia pode ser visitado gratuitamente fora da mostra oficial
Criado pela arquiteta Roberta Lanza, ambiente está no NH Curitiba The Five, hotel oficial do evento Um lounge que...
Saiba mais >
Divulgação GT Building
Lazer sob medida vira fator decisivo para compra de imóveis de luxo
Pesquisa da Abrainc revela que 62% dos compradores consideram espaços temáticos e experiências personalizadas...
Saiba mais >