5 Dicas práticas para presença no LinkedIn.

por Jéssica Simões

 

O LinkedIn é uma rede social ainda em estágio inicial no Brasil. Muitas pessoas a veem apenas como uma plataforma para procurar emprego, sem conhecer seu verdadeiro potencial. 

Alguns afirmam que é uma rede social excêntrica, egocêntrica e cheia de vaidades, como se as outras redes não fossem. No entanto, é fato que toda forma de divulgar seu trabalho é legítima, aqueles que não se comunicam acabam perdendo oportunidades de negócio. 

O que muitos não percebem é que o LinkedIn pode funcionar como um poderoso CRM, permitindo alavancar  sua presença digital de forma direcionada. Ao focar diretamente no seu público-alvo, você pode aproveitar a plataforma para captar leads de maneira mais eficaz do que em uma ligação telefônica tradicional, por exemplo. 

E se eu lhe dissesse que o LinkedIn pode ser um divisor de águas em sua carreira e na estratégia de sua empresa? 

Imagine um cenário onde sua conta do LinkedIn vai além de ser apenas um currículo on-line, tornando-se uma plataforma dinâmica para compartilhar  conhecimento, colaboração e encontrar oportunidades. 

Já parou para pensar sobre como você está posicionando sua marca pessoal e a de sua empresa? Quanto você está perdendo em receita por não utilizar o Linkedin de maneira correta, na maior rede social profissional do mundo? 

Como então, otimizar seu perfil para atrair mais oportunidades? 

  • Foto de Perfil e Capa Profissionais: a primeira impressão conta muito. Uma foto de perfil clara, bem iluminada e que transmita profissionalismo, juntamente com uma capa que reflita seu setor de atuação, pode fazer toda a diferença.
  • O campo SOBRE atualizado: seu perfil “SOBRE” deve ser um reflexo de sua personalidade profissional. Utilize-o para contar sua história, destacar suas conquistas e habilidades. Lembre-se de incluir palavras-chave relevantes para sua área. O LinkedIn é uma rede social de busca, assim como qualquer outra; quanto mais palavras-chave relacionadas ao seu trabalho, mais alto será o seu ranqueamento. 
  • Experiências e Educação Detalhadas: é importante detalhar suas experiências de trabalho e sua formação educacional. Além do título e da empresa, inclua suas responsabilidades, realizações e como contribuiu para o sucesso da equipe ou do projeto em cada posição.
  • Networking Estratégico: conecte-se com profissionais da sua área e com pessoas que possam se tornar possíveis clientes. Participe ativamente de grupos relacionados ao seu setor. Interaja em conteúdos relevantes, compartilhe suas opiniões e experiências. Desenvolver uma curadoria de conteúdo inteligente e criar uma linha editorial pode ser um caminho para organizar as ideias e aumentar sua presença na plataforma. O networking é uma via de mão dupla; ofereça valor antes de pedir algo em troca e evite o envio de mensagens oferecendo serviços que ninguém pediu.
  • Produção de Conteúdo de Qualidade: o medo da exposição é um dos principais obstáculos para o uso da plataforma, mas se você domina o que diz que sabe, o que o impede de compartilhar isso? 

 

Ouço muitas pessoas dizerem que não sabem escrever. No entanto, essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Muitas vezes, o ponto chave é o medo do que as pessoas vão pensar a respeito daquilo que você vai escrever. 

 

Dica de ouro: sempre que for escrever um conteúdo, faça as seguinte perguntas: 

O que você vai postar é um fato? O que você vai contar é uma coisa boa? Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Se a resposta for “NÃO” para qualquer uma das perguntas acima, não publique. Esse é o filtro. 

Compartilhe artigos, insights e atualizações sobre sua área. Isso não só reforça sua reputação como especialista, mas também aumenta sua visibilidade. 

Mantenha uma regularidade e seja autêntico nos seus posts, afinal, LinkedIn parado não gera resultado. 

 

MINI BIO 

Sou Jéssica Simões e estou aqui para ajudar você a criar uma forte reputação com estratégias de conteúdo inteligentes. 

Siga-me para receber dicas exclusivas e insights sobre como impulsionar sua presença on-line e alcançar seus objetivos profissionais. https://www.linkedin.com/in/falecomjessicasimoes/

Share:

Latest posts

volta2
Projeto da rede pública de Mariópolis vence concurso nacional de Educação
Aposentada Anete Langaro retomou atividades dias após realizar artroplastia total de joelho Créditos: Arquivo pessoal
Técnicas avançadas favorecem cirurgias menos invasivas em idosos
Tatielle Alyne, atleta de futebol feminino de 19 anos, tem difícil missão de lidar com uma lesão enquanto corre atrás de seus sonhos no esporte Créditos: Arquivo pessoal
Mulheres enfrentam maior risco de lesões em joelhos na prática de esporte

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

volta2
Projeto da rede pública de Mariópolis vence concurso nacional de Educação
Trabalho sobre diferentes culturas foi feito com turma da Educação Infantil O projeto “Vamos dar a...
Saiba mais >
Aposentada Anete Langaro retomou atividades dias após realizar artroplastia total de joelho Créditos: Arquivo pessoal
Técnicas avançadas favorecem cirurgias menos invasivas em idosos
Hospitais registram crescimento superior a 40% em procedimentos para pacientes acima de 70 anos; avanços...
Saiba mais >
Tatielle Alyne, atleta de futebol feminino de 19 anos, tem difícil missão de lidar com uma lesão enquanto corre atrás de seus sonhos no esporte Créditos: Arquivo pessoal
Mulheres enfrentam maior risco de lesões em joelhos na prática de esporte
Estudos indicam que chance é até oito vezes maior entre as jogadoras e o futebol é campeão nesse tipo...
Saiba mais >
Espaços para prática da fé em hospitais são demonstração de respeito às necessidades de pacientes e familiares Créditos: Divulgação
Espaços para prática da fé e espiritualidade são aliados no tratamento e internações médicas
Acolhimento se estende a pacientes, familiares e profissionais da saúde, com iniciativas perto de centros...
Saiba mais >