rebranding

A onda minimalista no rebranding das marcas

Por Diego Denck

A Johnson & Johnson surpreendeu o mercado ao apresentar o rebranding da sua tradicional logomarca. A anterior havia sido criada há 130 anos, tendo como base a assinatura cursiva do fundador da empresa, James Wood Johnson. 

O recente desmembramento da empresa fez com que o design fosse atualizado. Agora, a J&J adotou uma logo muito mais minimalista para focar apenas na área médica. Enquanto isso, a divisão de produtos de consumo, como shampoos e cremes, continuará com a logo tradicional.

A mudança, segundo a empresa, reflete a modernidade: atualmente, a escrita cursiva está em declínio até mesmo na educação. Por isso, para facilitar a leitura e a compreensão, mesmo de pessoas em estágios iniciais de alfabetização, optou-se por uma fonte mais fácil de ser lida.

A constatação é que as pessoas conheciam a marca da Johnson & Johnson por conta do seu peso histórico, mas que não necessariamente liam o que estava escrito. Já a cor vermelha foi escolhida para sua forte relação com a saúde.

johnson

De encher os olhos

A Johnson & Johnson não é a única empresa a adaptar a logo para designs mais modernos. Empresas de diferentes portes e segmentos passam constantemente por isso. O Facebook, por exemplo, alterou seu ícone recentemente e talvez você nem tenha percebido!

As diferenças são bem pontuais: o azul do fundo ficou mais escuro e a letra “f” teve singelas mudanças no contorno. “Nossa intenção era criar um design atualizado do logotipo do Facebook que fosse mais ousado, elétrico e duradouro. Cada um dos novos refinamentos proporciona maior harmonia em todo o design do aplicativo”, explicou a Meta, em comunicado.

facebook

Na Central Press, a tendência do minimalismo das logos também esteve presente. Recentemente, o grupo Slaviero ganhou uma logo mais moderna e visual, que reflete o atual momento da empresa. “Depois da saída da fábrica da Ford do Brasil, a marca tem passado por uma fase de ajustes de estratégia. Tendo agora apenas carros de alto padrão, percebemos a necessidade de refinar a marca a fim de criar identificação com o público consumidor. E o mesmo vale para a marca Slaviero Multimarcas já que o nome tem grande peso no mercado curitibano ”, explica Mariana Ito, branding designer e diretora de criação da agência.

*Diego Denck é coordenador de conteúdo digital na Central Press e produz materiais sobre comunicação corporativa e tecnologia.

Share:

Latest posts

Close up of pills lying on the table near cup of tea
Bipolaridade atinge mais de 140 milhões de pessoas no mundo
Young woman making blood donation in hospital
Junho Vermelho: 8 mitos e verdades sobre doação de sangue
Marchesini
Bariátrica x canetas emagrecedoras: estamos diante de uma batalha?

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Close up of pills lying on the table near cup of tea
Bipolaridade atinge mais de 140 milhões de pessoas no mundo
Transtorno costuma surgir antes dos 30 anos e tratamento inclui medicamentos e terapias Alterações...
Saiba mais >
Young woman making blood donation in hospital
Junho Vermelho: 8 mitos e verdades sobre doação de sangue
Especialista esclarece dúvidas mais comuns no Dia Mundial do Doador de Sangue A doação de sangue é...
Saiba mais >
Marchesini
Bariátrica x canetas emagrecedoras: estamos diante de uma batalha?
Caetano Marchesini* O laboratório dinamarquês Novo Nordisk apresentou ao mundo, em 2010, a liraglutida,...
Saiba mais >
Créditos: divulgação
Tricampeão brasileiro, atleta paranaense busca apoio para representar o Brasil
Com uma trajetória marcada por superação, o paratleta Raphael dos Santos, de 38 anos, acaba de conquistar...
Saiba mais >