Ainda vale a pena criar materiais impressos?

Por Diego Denck

A transformação digital é uma realidade que vinha crescendo, ano a ano, mas passou por uma grande aceleração desde o início da pandemia. Em 2021, houve avanços equivalentes a quatro anos em apenas um, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas. Nesse cenário, como fica a produção de materiais impressos? Ainda vale a pena?

A resposta é clara: vale muitíssimo a pena! O meio digital está sobrecarregado com e-mails, textos, artigos, sites e mídias em diferentes formatos. Assim, os materiais impressos resistem e se tornam um diferencial. “Em tempos em que a vida é vista e vivida nas telas, o ser humano precisa de respiros e descansos visuais. O impresso entra como uma boia nessa imensidão de telas, uma maneira de consumir informação sem ser bombardeado por milhares de estímulos visuais”, analisa Letícia Ferreira, designer da Central Press.

O material impresso também é uma excelente maneira de criar uma boa impressão. Cartões de visita, folders e catálogos com papel de qualidade e diagramação atraente podem fazer com que sua empresa seja notada muito mais facilmente. “O impresso tem o poder do toque, do cheiro. Nada se compara ao cheiro de um livro novo ou à memória de abrir uma página e encontrar um rabisco, uma marcação. O impresso mexe com nossa memória e amplia a possibilidade de memorização visual”, comenta.

Experiência inigualável

Uma pesquisa da Rethink Ink mostrou que as pessoas, incluindo as gerações mais jovens, estão voltando a consumir materiais impressos ano após ano. O motivo principal é que a informação nesses formatos é considerada mais confiável e de fácil memorização. “As editoras em geral buscam criar uma experiência única em cada página lida, com a intenção de marcar a memória do leitor. Por isso, meu objetivo ao diagramar cada página é proporcionar a melhor experiência visual”, explica Letícia. 

Mesmo grandes empresas apostam em materiais impressos para ocasiões específicas. A Netflix, por exemplo, criou o Almanaque Tudum quando completou 10 anos, e as 200 mil cópias distribuídas gratuitamente esgotaram rapidamente. Isso mostra que ainda há pessoas que querem materializar suas preferências.

Dessa forma, os materiais impressos são cuidadosamente criados, podendo até se tornar itens de colecionador. “Livros e revistas ocupam espaço físico. Assim, quando uma pessoa adquire um conteúdo impresso, esse item se torna parte da casa da pessoa, algo que nenhum material digital pode proporcionar”, complementa a designer.

Vantagens dos materiais impressos

  • Acessibilidade: os materiais impressos podem ser facilmente distribuídos e alcançar um público mais amplo, incluindo pessoas que preferem ou dependem de meios de comunicação impressos e também aquelas que não têm acesso constante à internet.
  • Permanência e tangibilidade: os materiais impressos têm uma presença física, o que permite que as pessoas os segurem, sintam a textura do papel e tenham uma experiência sensorial. Isso pode gerar um impacto mais duradouro e memorável do que informações digitais que podem ser facilmente esquecidas.
  • Credibilidade e confiança: em certos contextos, os materiais impressos podem transmitir uma sensação de credibilidade e confiança. Por exemplo, um livro publicado pode transmitir autoridade e expertise em um determinado assunto, estabelecendo uma imagem positiva para o autor ou a organização responsável.
  • Segmentação específica: em algumas situações, é mais eficaz direcionar materiais impressos para um público-alvo específico. Por exemplo, distribuir folhetos em uma feira de negócios pode atingir diretamente as pessoas interessadas no setor, fornecendo informações detalhadas e criando uma oportunidade de contato físico.
  • Design e apelo visual: os materiais impressos permitem uma maior liberdade criativa em termos de design e apelo visual. É possível utilizar cores vibrantes, tipos de letra específicos e layouts personalizados para criar uma estética única e atrair a atenção do público-alvo.

 

*Diego Denck é coordenador de conteúdo digital na Central Press e produz materiais sobre comunicação corporativa e tecnologia. 

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