Assessoria de imprensa de evento: a importância do antes, do durante e do depois

Por Lorena Nogaroli, jornalista, assessora de imprensa e sócia-fundadora da Central Press.

Quando um produtor contrata uma assessoria de imprensa, ambos têm que estar cientes de que a função principal de um assessor de imprensa – deveria ser muito claro e óbvio, mas, acredite, não é – é assessorar, orientar, auxiliar os jornalistas.

Também é importante deixar claro que nem sempre o que os jornalistas buscam está exatamente de acordo com o que o produtor espera. Ou seja, nem sempre a cobertura da mídia vai ser publicada antes do evento, para vender ingressos; nem sempre a matéria vai citar o nome dos patrocinadores; nem sempre os jornalistas vão entrevistar as fontes indicadas; e nem sempre será publicado tudo o que foi dito.

Regras claras evitam expectativas frustradas. A esta altura, o produtor deve estar se perguntando: “Mas por que vou contratar uma assessoria de imprensa se não for para fazer exatamente do jeito que eu quero?” Porque é justamente esse o papel da assessoria de imprensa: saber o que fazer, com segurança e tranquilidade, em um momento de crise. E eventos têm vários desses momentos, não é mesmo?

Comecemos pelo início. A assessoria de imprensa de um evento bem feita deve trabalhar bem em três momentos: antes, durante e após o evento. Antes, com o objetivo de comunicar aos jornalistas e, consequentemente, ao público interessado, que o evento vai ser realizado. Isso pode ser feito com um mês, um semestre ou até um ano de antecedência. Compilar todas as informações sobre expositores e palestrantes. Alinhar com todos eles quem será o porta-voz e sua disponibilidade para entrevistas. Ter uma agenda funcional com os contatos de todos os assessores de imprensa envolvidos com patrocinadores, expositores e palestrantes. Montar uma lista de produtos e cases apresentados e dividi-la em temas, datas e localização, a fim de facilitar o trabalho do jornalista antes e durante o evento.

Pode parecer simples, mas essa preparação exige tempo e esforço. Um guia bem feito do evento, com mapa, agenda completa, números (sim, jornalistas gostam de números) e sugestões de abordagem vão facilitar a vida do profissional de imprensa e ampliar as possibilidades de cobertura do evento. O monitoramento em tempo real também é importante para mensurar o que está sendo publicado sobre o evento, e possibilita corrigir rumos durante o processo. Um grande erro dos assessores é ignorar o que está sendo publicado e acabar oferecendo para o jornalista o que ele já tem.

A preparação exige do assessor, ainda,  uma lista de riscos com plano de ação para cada um deles e comunicados pré-aprovados para o caso de uma crise em meio ao furacão. Mas, quem vai contratar uma assessoria de imprensa que fala em tragédia? O seguro morreu de velho. No meio de um incêndio ou de um acidente com 10 mil pessoas dentro de um centro de exposições, a última coisa que o organizador do evento vai ter é cabeça para pensar no que falar para a imprensa – e é aí que mora o perigo. Geralmente, no momento de tensão, a razão trava e a primeira coisa que vem à cabeça é “não vou falar nada até que eu tenha lucidez e visão do caso para conseguir organizar meu raciocínio”. Mas a imprensa – assim como a opinião pública – não funciona assim. Na percepção do público, quem se cala tem culpa. E é exatamente nessa hora que as fake news e os boatos correm soltos.

Durante o evento, a função do assessor de imprensa vai muito além de recepcionar jornalistas na sala de imprensa e garantir que não falte água, comida, internet e estrutura elétrica para celulares, notebooks e câmeras. O jornalista quer informações, quer novidades, quer fontes. Muitas vezes, o assessor de imprensa tem que sair dos seus dez metros quadrados dentro do evento para ver o que está acontecendo fora dele, brifar corretamente os profissionais de imagem e, por que não?, ajudar o jornalista que não conseguiu sair da redação, seja gravando uma sonora ou cobrindo uma palestra.

No Brasil, muitas vezes, assessores de imprensa também são jornalistas – o que é uma grande vantagem, pois podem ajudar seus pares das redações a descobrir as notícias. O assessor, durante o evento, funciona como uma espécie de farejador de notícias, que vai entregar aos jornalistas um cardápio com opções de abordagem e dados para que eles escolham o que lhes agrada mais ou o que faz mais sentido para sua editoria, veículo ou público. Um time de assessores bem preparado pode, inclusive, compartilhar informações e novidades do evento em tempo real em um drive ou hot site, para que o jornalista tenha acesso ao conteúdo de onde estiver. Isso inclui texto, áudio, fotos e vídeos. E lembre-se: coletivas de imprensa no evento podem ser frustrantes para cliente, assessor e porta-voz. Mesmo sendo mais trabalhoso, prefira organizar uma agenda de entrevistas direcionadas.

Quando acaba o evento, o trabalho do assessor de imprensa continua, ao contrário do que tenho visto mundo afora. E não estou falando da tarefa entediante de ir atrás do que foi publicado e prestar contas ao cliente. O jornalista quer um balanço do evento: quantas pessoas compareceram, quanto gerou de negócios, o que foi definido, quando será a próxima edição. Enfim, um release de balanço, com informações completas e oficiais. Aí, sim, é hora de avaliar, anotar os erros e acertos, contabilizar as conquistas e pensar no que poderia ter feito melhor. O melhor aprendizado é a prática, e o próximo evento sempre será melhor que o anterior se soubermos aprender com os erros.

Share:

Latest posts

Divulgação Hard Rock Cafe Curitiba
Tim "Ripper" Owens, ícone do heavy metal, desembarca em Curitiba para show exclusivo
Divulgação Ventura Shopping
Ventura Shopping lança campanha de Dia das Mães com sorteio de item "queridinho das redes sociais"
Aprende Brasil Educação
Ensino público: como municípios aumentaram Ideb em até 80%

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação Hard Rock Cafe Curitiba
Tim "Ripper" Owens, ícone do heavy metal, desembarca em Curitiba para show exclusivo
Apresentação acontece em 8 de maio, a partir das 20h, no Hard Rock Cafe Curitiba Tim “Ripper” Owens,...
Saiba mais >
Divulgação Ventura Shopping
Ventura Shopping lança campanha de Dia das Mães com sorteio de item "queridinho das redes sociais"
Multiestilizador Dyson Airwrap e pulseira trevo prateada foram escolhidos para homenagear as mães com...
Saiba mais >
Aprende Brasil Educação
Ensino público: como municípios aumentaram Ideb em até 80%
Acompanhar resultados de perto permite identificar pontos de melhoria e desenhar estratégias mais assertivas...
Saiba mais >
Crédito: Freepik
9 dicas para utilizar inteligência artificial nos estudos
Aplicação sem critério pode limitar autonomia e criatividade, prejudicando aprendizado, alertam especialistas Um...
Saiba mais >