Por Jéssica Bilibiu*
O turismo de luxo está em ascensão no Brasil. Segundo dados divulgados pela Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), no Anuário BLTA 2022, houve um crescimento de 11,96% em todo o país, com faturamento superior a R$2,2 bilhões e mais de 1 milhão de hospedagens. A alta demanda traz uma observação: o que exatamente esse público seleto procura ao fazer a reserva em um hotel de luxo?
Muito além das tradicionais classificações de hotel, como 4 ou 5 estrelas, a diversidade de serviços em um único espaço é um atrativo para aqueles que priorizam ambientes cada vez mais funcionais, que reúnam tudo em um só lugar. O diferencial no mercado de luxo está na gama de experiências que os hóspedes podem vivenciar durante sua estadia.
Esse nicho de público busca muito mais do que serviços básicos, como quarto, estacionamento, internet, café da manhã, telefone e televisão. A exclusividade é fundamental para aqueles que valorizam o conforto em todos os detalhes. Atividades de lazer, opções gastronômicas requintadas e um compromisso sólido com a sustentabilidade podem ser fatores decisivos para os hóspedes de luxo.
Eficácia e alta gastronomia
A atenção à rapidez e à eficiência nos serviços de atendimento, incluindo funcionários bilíngues, são detalhes importantes na hora da escolha. O atendimento deve ser conduzido por uma equipe treinada em cordialidade, capaz de atender tanto às demandas internas do hotel quanto às solicitações de serviços externos.
Um exemplo disso é o NH Curitiba The Five, em Curitiba, primeiro hotel da rede espanhola NH Hotels no Brasil – e cliente da Central Press –, que aderiu ao conceito de “tudo no mesmo lugar” e atende a todos os requisitos procurados pelo público de luxo. Além dos atrativos já conhecidos em um hotel, o complexo Five oferece salão de beleza, SPA, lounge, café da manhã, coffee shop, bar, espaço fitness e até mesmo um mercado. Assim, a rede disponibiliza diversos serviços que facilitam a estadia dos hóspedes.
A alta gastronomia é outro ponto crucial que define um hotel de luxo, e a presença de chefs renomados pode ser um diferencial. No NH Curitiba The Five, o chef Silvonei Souza, do restaurante Trinitas, aposta em um cardápio moderno, com ênfase em produtos frescos e minimamente processados, priorizando a saúde, a economia e a satisfação dos clientes.
Localização e espaço para eventos
Outro critério importante na escolha de um hotel é a localização. Além de segura, a região na qual está situado é de grande relevância. O NH Curitiba fica no Batel, um bairro nobre e central da capital paranaense, próximo a pontos turísticos como o Museu Oscar Niemeyer e o Jardim Botânico.
A disponibilidade de espaços e a capacidade para eventos são outros diferenciais que os hóspedes buscam. Afinal, isso permite que eles possam comemorar datas especiais, como aniversários, casamentos, lua de mel e eventos corporativos, no local em que estão hospedados. Essa opção pode aprimorar ainda mais a experiência e a estadia, tornando o hotel ainda mais atraente para futuras reservas. Além das áreas de lazer, o NH Curitiba The Five dispõe de 178 quartos, 7 salas para eventos corporativos com capacidade para até 190 pessoas e uma área de business center.
O hotel é uma referência em conforto e conveniência tanto para os hóspedes como para os visitantes. Os espaços estão abertos para aqueles que desejam conhecer os serviços oferecidos, mesmo sem estar hospedados no hotel.
*Jéssica Bilibiu é assessora de imprensa na Central Press.