O Futuro do Varejo: Personalização sob Medida com IA e Machine Learning

*por João Paulo 

O comércio eletrônico está em constante evolução, e a próxima fronteira é a personalização sob medida. Por meio da inteligência artificial (IA) e do machine learning, as lojas virtuais podem oferecer experiências únicas e personalizadas para cada cliente, impulsionando as vendas e a fidelização.

Dados que comprovam o potencial da personalização:

– 78% dos consumidores brasileiros se sentem mais propensos a comprar em lojas que oferecem recomendações personalizadas fonte: (https://www.ecommercebrasil.com.br/).

-62% afirmam que teriam maior fidelidade a lojas que oferecem experiências personalizadas fonte: (https://varejointeligentebrasil.com.br/).

Como a IA e o Machine Learning personalizam a experiência do cliente:

Chatbots inteligentes: respondem a dúvidas, auxiliam no processo de a compra e fazem sugestões de produtos com base no perfil do cliente. A https://www.magazineluiza.com.br/ , por exemplo, utiliza chatbots para ajudar na escolha de produtos e esclarecimento de dúvidas, alcançando uma taxa de satisfação de 80%.

Segmentação de público ultra-precisa: permite identificar os interesses e necessidades de cada cliente, permitindo que as lojas virtuais encaminhem ofertas e promoções relevantes. A https://www.dafiti.com.br/, por exemplo, usa segmentação de público para enviar e-mails personalizados, resultando em um aumento de até 20% na taxa de conversão.

Recomendações de produtos: utilizando o histórico de compras, navegação e perfil do cliente, as lojas virtuais podem recomendar produtos que o cliente realmente deseja. A https://www.amazon.com/ utiliza algoritmos de machine learning para fazer tais recomendações, sendo que 35% de suas vendas são originadas dessas sugestões personalizadas.

Ferramentas para personalizar sua loja virtual:

Plataformas de e-commerce: muitas plataformas, como https://www.shopify.com/ e https://vtex.com/, oferecem recursos de IA e machine learning integrados.

Plugins e extensões: existem diversas opções de plugins e extensões para adicionar funcionalidades de IA e machine learning à sua loja virtual, como https://recart.com/ai-sms ou https://manychat.com/ para chatbots e https://www.yotpo.com/ para avaliações de produtos.

Investir em personalização é investir no futuro do seu negócio. Por meio  da IA e do machine learning, as lojas virtuais podem oferecer experiências únicas e personalizadas para cada cliente, impulsionando as vendas, a fidelização e construindo um relacionamento mais forte com seus consumidores.

Então quer um conselho? Comece hoje mesmo a personalizar sua loja virtual e prepare-se para o futuro do varejo!

Lembre-se: a personalização é uma jornada contínua. É crucial  monitorar os resultados de suas ações e ajustar suas estratégias de acordo com as necessidades e expectativas dos seus clientes.

Dica bônus: ofereça aos seus clientes a opção de personalizar suas preferências de comunicação e recebimento de ofertas, garantindo que eles recebam apenas informações que sejam do seu interesse.

Invista nessa tecnologia e prepare-se para proporcionar  experiências únicas e memoráveis aos seus clientes.

 

*João Paulo é growth manager da Central Press

 

Share:

Latest posts

volta2
Projeto da rede pública de Mariópolis vence concurso nacional de Educação
Aposentada Anete Langaro retomou atividades dias após realizar artroplastia total de joelho Créditos: Arquivo pessoal
Técnicas avançadas favorecem cirurgias menos invasivas em idosos
Tatielle Alyne, atleta de futebol feminino de 19 anos, tem difícil missão de lidar com uma lesão enquanto corre atrás de seus sonhos no esporte Créditos: Arquivo pessoal
Mulheres enfrentam maior risco de lesões em joelhos na prática de esporte

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

volta2
Projeto da rede pública de Mariópolis vence concurso nacional de Educação
Trabalho sobre diferentes culturas foi feito com turma da Educação Infantil O projeto “Vamos dar a...
Saiba mais >
Aposentada Anete Langaro retomou atividades dias após realizar artroplastia total de joelho Créditos: Arquivo pessoal
Técnicas avançadas favorecem cirurgias menos invasivas em idosos
Hospitais registram crescimento superior a 40% em procedimentos para pacientes acima de 70 anos; avanços...
Saiba mais >
Tatielle Alyne, atleta de futebol feminino de 19 anos, tem difícil missão de lidar com uma lesão enquanto corre atrás de seus sonhos no esporte Créditos: Arquivo pessoal
Mulheres enfrentam maior risco de lesões em joelhos na prática de esporte
Estudos indicam que chance é até oito vezes maior entre as jogadoras e o futebol é campeão nesse tipo...
Saiba mais >
Espaços para prática da fé em hospitais são demonstração de respeito às necessidades de pacientes e familiares Créditos: Divulgação
Espaços para prática da fé e espiritualidade são aliados no tratamento e internações médicas
Acolhimento se estende a pacientes, familiares e profissionais da saúde, com iniciativas perto de centros...
Saiba mais >