O jogo além da quadra: Lições de negócio extraídas do esporte

Por Guilherme Fortunato

Durante boa parte da vida, enxerguei o esporte apenas como lazer, algo que fazia por prazer. Nunca o tinha associado ao mundo dos negócios — e não me refiro a ser diretor de um time de futebol ou algo parecido. Nos últimos anos, passei a extrair aprendizados das práticas esportivas para o trabalho, e isso fez grande diferença.

As modalidades esportivas, coletivas ou individuais, refletem a vida real. Desenvolvem espírito de equipe, capacidade de decisão e maturidade para lidar com erros — que são inevitáveis. 

O maior exemplo, para mim, é o tênis, que pratico há pouco mais de quatro anos. Nele, aprendemos que o principal adversário somos nós mesmos. Nossa mente oscila, pressiona, sabota. O tênis exige postura de liderança: você pode contar com uma equipe de apoio, mas, na quadra — assim como no escritório — há decisões que dependem exclusivamente de você. E o tempo para tomá-las é curto: 15 segundos entre um ponto e outro. 

O esporte também me ensinou que liderar pode ser solitário. Uma decisão equivocada pode custar um jogo, um emprego ou gerar uma crise com o cliente. 

O futebol, por sua vez, reforça o valor do coletivo. A vida não é um filme de protagonista único, mas de conjunto. Nos negócios, ocorre o mesmo: de nada adianta um colaborador performar bem se o restante da equipe não o acompanha. No esporte, nos negócios e na vida, equilíbrio entre as decisões individuais e resultado coletivo é essencial.

E você, que lições o esporte traz para sua trajetória? 

 

Share:

Latest posts

Taiolor Morais
Taiolor Morais é o novo diretor de Tecnologia e Desenvolvimento da Senior Sistemas
Gabriela Prioli
Gabriela Prioli e Leandro Karnal protagonizam debate no Senior Experience 2026
Carlênio Castelo Branco - CEO Senior Sistemas
Lucro líquido da Senior cresce 26,7% e EBITDA avança 22,5% em 2025

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Taiolor Morais
Taiolor Morais é o novo diretor de Tecnologia e Desenvolvimento da Senior Sistemas
Movimento ocorre após ano de crescimento recorde e amplia aposta da companhia em IA e soluções multiplataforma A...
Saiba mais >
Gabriela Prioli
Gabriela Prioli e Leandro Karnal protagonizam debate no Senior Experience 2026
Evento ocorre em 21 de maio de 2026, no Transamerica Expo Center, em São Paulo; Walter Longo está entre...
Saiba mais >
Carlênio Castelo Branco - CEO Senior Sistemas
Lucro líquido da Senior cresce 26,7% e EBITDA avança 22,5% em 2025
Com 80% da receita em modelo recorrente e avanço de 25,1% em soluções em cloud, companhia amplia margens...
Saiba mais >
Fábrica Neodent
Mulheres representam 47% das áreas de produção de indústria do Paraná
Antigamente considerado um ambiente masculino, as áreas fabris têm apresentado crescimento na busca do...
Saiba mais >