Práticas de ESG têm impacto poderoso nas grandes empresas; descubra cases reais

5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia da Ecologia e o Dia Nacional da Reciclagem

 

A reputação corporativa é a principal motivação para que líderes empresariais invistam em práticas de ESG — também conhecidas como ASG no Brasil. Essa conclusão veio de uma pesquisa realizada pela Data-Makers em parceria com a CDN, que entrevistou 100 CEOs e C-Levels de diversas áreas.  A informação foi divulgada pelo Meio & Mensagem.

Conforme a pesquisa “Data-Leaders — Líderes de negócios e ESG”, 71% dos executivos participantes acreditam que a adoção de práticas socioambientais e de governança pode melhorar a imagem das companhias. 

Para isso, é necessário aumentar o orçamento destinado a essas práticas e garantir que o trabalho realizado nas empresas seja divulgado nas diversas mídias por equipes de comunicação eficientes. 

Nesta quarta-feira (5), marcada por datas importantes ligadas ao meio ambiente, destacamos alguns casos importantes de clientes da Central Press. O Grupo Positivo, por exemplo, demonstra seu compromisso com a sustentabilidade desde antes do termo se popularizar no Brasil. A Positivo International School foi pioneira ao alcançar a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) nível ouro, concedida pelo Green Building Council Brasil, por suas práticas de construção sustentável. Além disso, a escola possui a certificação ISO 14001 de gestão ambiental.

O campus da Universidade Positivo foi eleito, em 2020, o mais sustentável do mundo. Rodeado por um lago com mais de 30 mil m², 23 bosques e 125 jardins em 153 mil m² de área verde, o campus também conta com uma usina de painéis solares que permite que a energia consumida pelos prédios seja gerada no próprio local. Pontos de recarga para carros elétricos incentivam a adoção desse tipo de veículo, e estações de guarda-chuvas compartilháveis espalhadas pelo campus oferecem praticidade e comodidade aos frequentadores, possibilitando que as peças sejam retiradas em uma estação e devolvidas em outra, sem custo algum, por até 24 horas.

A reciclagem de material didático dos Colégios Positivo e a neutralidade na emissão de carbono no processo de impressão realizado pela Posigraf também evidenciam os esforços do grupo educacional em minimizar seus impactos ambientais.

A Valmet, líder no fornecimento de tecnologias para indústrias de celulose, papel e energia, implementou a “Agenda Sustentabilidade 360°” como parte central de seu compromisso sustentável. Esta agenda abrange projetos ambientais, sociais e de governança ao longo de toda a cadeia de valor da empresa, divididos em quatro áreas principais: uso de matérias-primas sustentáveis, redução de resíduos, eficiência energética e  diminuição da pegada de carbono.

Além disso, a multinacional realizou um feito importante ao ser selecionada pelo 10.º ano consecutivo para o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI), mantendo sua presença tanto no índice global quanto no europeu. O DJSI World reconhece empresas líderes globais em sustentabilidade, destacando aquelas que demonstram excelência em práticas ESG (Ambiental, Social e Governança).

A meta da Valmet é reduzir as emissões de CO2 em 80% até 2030. Desde 2019, as  emissões provenientes de combustíveis, aquecimento e eletricidade já foram reduzidas em 50%. No final de 2023, a empresa alcançou outro marco significativo ao atingir compras de eletricidade 100% neutras em carbono na Finlândia e na Suécia.

Por fim, o Grupo A.Yoshii foca na construção de  imóveis de alto padrão estético que também promovem a sustentabilidade, o bem-estar e a qualidade de vida. Na construção civil, a eficiência energética é uma das principais prioridades, indo além do uso racional de energia e integrando soluções inovadoras, como isolamento térmico avançado, energia renovável, sistemas inteligentes de gestão de energia e reaproveitamento da água. Além disso, materiais avançados, como blocos de cimento tecnológico e madeira de reflorestamento, estão sendo amplamente utilizados para garantir maior durabilidade e eficiência energética.

Todos esses cases foram compilados pela equipe da Central Press e apresentados aos principais veículos de comunicação do Brasil, sejam eles especializados ou não em cada área. Esse esforço contribui para a construção de uma percepção positiva dessas companhias e fortalece o mercado dos grandes negócios.

Share:

Latest posts

Créditos: Freepik
Universidade Positivo recebe feira de adoção de cães nesta quarta-feira (12)
Crédito: Marcos Vinícius
Às vésperas do Dia dos Namorados, shopping promove encontro para solteiros
Foto: divulgação
Caminhada melhora saúde, fortalece vínculos sociais e promove solidariedade

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Créditos: Freepik
Universidade Positivo recebe feira de adoção de cães nesta quarta-feira (12)
Evento tem animais do Complexo Penitenciário de Piraquara disponíveis para adoção A Universidade Positivo...
Saiba mais >
Crédito: Marcos Vinícius
Às vésperas do Dia dos Namorados, shopping promove encontro para solteiros
Com música, cardápio especial de bebidas e comidas, cinema e decoração romântica, a 9.ª edição da Sessão...
Saiba mais >
Foto: divulgação
Caminhada melhora saúde, fortalece vínculos sociais e promove solidariedade
Exercício é capaz de combater doenças, melhorar a saúde mental e até contribuir com a economia A caminhada...
Saiba mais >
mice
Revista MICE Curitiba chega à terceira edição
Publicação bilíngue destaca conquistas da cidade mais inteligente do mundo e o crescimento do turismo...
Saiba mais >