Imagem: Freepik

Quem vai ensinar ética ao ChatGPT?

Por Carol Gomes

 

“Não há como fugir”. Esse é o mantra que surge sempre que uma grande inovação ou ferramenta tecnológica é introduzida. Foi assim com a automatização dos sistemas de produção, a internet, as redes sociais e agora com a Inteligência Artificial. São soluções tão disruptivas que sabemos que vão mudar a forma como lidamos com as atividades do dia a dia. Mas, se não há como fugir — e, em alguns casos, nem há motivo para isso, já que essas ferramentas também trazem ganhos importantes —, precisamos nos concentrar em encontrar a melhor forma de gestão. 

E quando falamos do uso da Inteligência Artificial na produção de conteúdo e, principalmente, no jornalismo, entram em cena alguns preceitos importantes. Desde que o uso massivo da IA começou a ser difundido, vimos diversas análises do setor sobre o tema. Um exemplo é a Carta de Paris sobre IA e Jornalismo, lançada no ano passado pela Repórteres Sem Fronteiras e outras 16 organizações, com o objetivo de traçar princípios para o uso responsável e ético da tecnologia. Além disso, jornais, portais e outros veículos de comunicação ao redor do mundo estão começando a estabelecer suas próprias “boas práticas” nesse contexto, visto que ainda não há uma regulamentação específica em vigor nos países.

Mas como fica a assessoria de imprensa nessa discussão? A resposta vem na mesma linha: como uma atividade desempenhada principalmente por jornalistas, ela segue o mesmo compromisso com o desenvolvimento de conteúdos relevantes, a checagem de dados e, acima de tudo, com a ética. A visão da assessoria de imprensa como “terra sem lei” é ultrapassada e, nas empresas sérias, nunca foi a realidade. 

Há duas tarefas essenciais na construção e divulgação de conteúdos que, pelo menos até o momento, a inteligência artificial não consegue executar. A primeira delas está na essência do jornalismo: a arte de ouvir e descobrir boas histórias. Os personagens que fazem brilhar uma pauta e, por consequência, despertam o olhar tanto do profissional de assessoria quanto de redação, são descobertos na vivência do dia a dia — nas idas a campo, nas conversas despretensiosas, na observação sensível. É isso que permite que as marcas sejam vistas de maneira mais humana.

A segunda missão fundamental é a defesa da ética. A desinformação e a disseminação de informações não checadas — ou, pior, erradas — são hoje uma das grandes ameaças à sociedade. Seguirá sendo papel do humano por trás da tecnologia garantir a boa governança final de qualquer material. Isso inclui conduzir a curadoria e a análise cuidadosa de todo conteúdo produzido a partir da IA. Na assessoria de imprensa, essa responsabilidade também abrange o impacto do trabalho na reputação de uma empresa e na relação de confiança construída com as equipes de redação.

Chegamos a mais um momento de repensar funções, tarefas e o papel dos assessores de imprensa nesse mecanismo. Ganharemos em eficiência de produção? Conseguiremos redirecionar esse tempo para avanços criativos e estratégicos que trarão ganhos para empresas, veículos de comunicação e, mais importante de tudo, para a sociedade? As perguntas são muitas, e não será o ChatGPT que vai respondê-las. Precisamos ser protagonistas dessa narrativa, e não meros passageiros da notícia.

 

Carol Gomes é diretora de atendimento na Central Press

Share:

Latest posts

Divulgação Hard Rock Cafe Curitiba
Tim "Ripper" Owens, ícone do heavy metal, desembarca em Curitiba para show exclusivo
Divulgação Ventura Shopping
Ventura Shopping lança campanha de Dia das Mães com sorteio de item "queridinho das redes sociais"
Aprende Brasil Educação
Ensino público: como municípios aumentaram Ideb em até 80%

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação Hard Rock Cafe Curitiba
Tim "Ripper" Owens, ícone do heavy metal, desembarca em Curitiba para show exclusivo
Apresentação acontece em 8 de maio, a partir das 20h, no Hard Rock Cafe Curitiba Tim “Ripper” Owens,...
Saiba mais >
Divulgação Ventura Shopping
Ventura Shopping lança campanha de Dia das Mães com sorteio de item "queridinho das redes sociais"
Multiestilizador Dyson Airwrap e pulseira trevo prateada foram escolhidos para homenagear as mães com...
Saiba mais >
Aprende Brasil Educação
Ensino público: como municípios aumentaram Ideb em até 80%
Acompanhar resultados de perto permite identificar pontos de melhoria e desenhar estratégias mais assertivas...
Saiba mais >
Crédito: Freepik
9 dicas para utilizar inteligência artificial nos estudos
Aplicação sem critério pode limitar autonomia e criatividade, prejudicando aprendizado, alertam especialistas Um...
Saiba mais >