A novela aborda o papel estratégico do assessor de imprensa
Por: Bruna Zembuski
Tudo porque Poliana (Matheus Nachtergaele), sócio de Raquel (Taís Araújo), dona da Paladar, sugeriu contratar um assessor de imprensa para cuidar da imagem da empresa. Raquel não deu muita atenção… até ver uma nota no jornal com informações erradas.
É então que surge Bartolomeu (Luís Melo), dando vida ao papel invisível do assessor de imprensa em algumas cenas marcantes da novela.
No primeiro dia no novo emprego, ele já emplaca a cliente na capa de uma revista prestigiada — sonho de qualquer assessor! Sorte? A gente sabe que, por trás, tem muito mais suor do que sorte envolvido.
Na vida real, esse momento viria depois de:
- boas reuniões de briefing;
- pesquisa aprofundada sobre o negócio;
- análise de cenário;
- levantamento de dados e argumentos;
- planejamento estratégico;
- definição do mailing;
- construção do release ou de uma abordagem personalizada;
- aprovação final;
- sugestão de pauta (com direito a alguns “nãos” no caminho)…
Até que, finalmente, o jornalista — aquele que pesquisamos, acompanhamos, lemos reportagens, mandamos e-mail e mensagem — leu nossa sugestão, gostou e agendou a entrevista. Nesse instante, o time todo já comemora como se fosse final de Copa.
Em seguida, Bartolomeu cuida das fotos, pensa nos elementos do ensaio, faz o papel de psicólogo durante a sessão para que Raquel fotografe naturalmente e, pra fechar, ainda faz um mini media training antes da entrevista.
Durante o treinamento, avisa que vai simular uma entrevista com perguntas difíceis — e já começa direto ao ponto:
“A Paladar tem algum sócio ou investidor?”
Raquel responde:
“Temos um sócio, sim, mas ele quis manter segredo e não aparecer.”
(Nessa hora, todos os assessores que estavam assistindo prenderam a respiração por um minuto.)
Com calma, Bartolomeu orienta que é melhor não responder dessa forma. Seguem mais algumas perguntas sensíveis, até que ele encerra com uma frase que define bem o papel do assessor:
“Eu tenho que te preparar pro pior, porque pro melhor você já tá preparada.”
Embora venha de uma obra de ficção, essa sequência retrata com bastante precisão o papel estratégico da assessoria de imprensa.
Longe de ser apenas um intermediador de pautas, atuamos como gestores de reputação, que antecipam crises, orientam posicionamentos e constroem pontes com a imprensa de forma ética, clara e estratégica.
Mais do que evitar problemas, a assessoria de imprensa cria oportunidades — de contar boas histórias, fortalecer autoridade, ampliar o alcance e humanizar marcas e pessoas.
Ufa! Vou salvar esse episódio e mostrar para a minha família e, finalmente, explicar o que eu faço.
Obrigada, Globo!
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