Uma tendência que é ouvida (de longe!)

*por Rodrigo Sigmura

 

A produção de podcasts no Brasil emerge como um fenômeno cultural e estratégico, influenciando significativamente a comunicação e a reputação de marcas. Em Curitiba, este movimento não apenas ecoa, mas encontra solo fértil em uma cidade conhecida por sua diversidade cultural e inovação.

Dados mais recentes divulgados pelo DataReportal – e evidenciados pela Exame – mostram que o Brasil é o país que mais consome esse formato no mundo. Segundo o levantamento, 42,9% dos brasileiros entre 16 e 64 anos que têm acesso à internet ouvem podcasts semanalmente.

O país tem milhares de podcasts ativos, com temas que vão desde entretenimento até assuntos especializados. Essa explosão de conteúdo sonoro reflete a crescente demanda por narrativas personalizadas e acessíveis.

No âmbito da comunicação corporativa, a produção de podcasts emerge como uma ferramenta essencial. Empresas que reconhecem a importância dessa plataforma têm a oportunidade de construir uma conexão mais profunda com seus clientes, por exemplo. A flexibilidade do formato permite abordagens autênticas e humanizadas, fundamentais para a construção de uma imagem sólida.

Em Curitiba, essa tendência é palpável, com a cidade abrigando uma diversidade de podcasts locais, cada um contribuindo para a riqueza cultural e empresarial da região. No Central Cast, nosso estúdio especializado para esse tipo de produção, recebemos dezenas de profissionais ávidos por conteúdos inovadores. Nossa estrutura – que foi renovada há poucos meses e conta com os melhores equipamentos da cidade – reforça a preocupação que temos com produções de qualidade que estejam alinhados com as necessidades do público e de nossos clientes.

A importância do podcast na valorização da percepção de uma marca é inegável. Ao oferecer conteúdo relevante e envolvente, as empresas não apenas informam, mas constroem uma presença autêntica no universo digital. A audiência, cada vez mais seleta, encontra nos podcasts uma alternativa de confiança para consumir informações. Por sua vez, as marcas que souberem aproveitar esse tipo de produto, colhem os frutos na consolidação de uma reputação positiva.

Por fim, o cenário dos podcasts no Brasil, com sua notável expansão e impacto cultural, representa uma oportunidade única para as empresas irem além. Integrar esse formato nas estratégias de comunicação é mais do que uma escolha, é uma necessidade para aquelas que buscam fortalecer sua reputação e permanecerem relevantes em um mundo digital em constante evolução.

 

*Rodrigo Sigmura é Gerente de Digital na Central Press

 

Share:

Latest posts

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
Com diferentes tamanhos e materiais, os espaços para coleção de vinhos se tornam aliados na hora de compor...
Saiba mais >
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
Com atendimento personalizado, multinacional finlandesa propõe novo modelo de gerenciamento de contrato...
Saiba mais >
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%
Dentre as tendências para um futuro mais sustentável, a construção civil explora soluções inovadoras...
Saiba mais >
DJI-0017 (1)
Dor no bolso: conheça as principais despesas para empresas com frota própria de veículos
Com 20% das companhias privadas optando por frotas terceirizadas, setor vê crescimento. No começo do...
Saiba mais >