Cenibra será modernizada com novos equipamentos que visam aumentar a capacidade produtiva e reduzir o impacto ambiental

Multinacional finlandesa Valmet é responsável pelo fornecimento das prensas e modernização da linha de fibras da fábrica de celulose, localizada em Belo Oriente (MG)

A Valmet, fornecedora líder de tecnologia para a indústria de celulose e papel, foi escolhida para realizar a modernização da linha de fibras da fábrica de celulose da Cenibra, localizada na unidade de Belo Oriente, em Minas Gerais. Além da modernização do sistema de lavagem, a substituição dos difusores pelas prensas permitirá um futuro aumento na produção da linha de fibras.

A planta de Linha de Fibras irá utilizar a tecnologia mais avançada disponível no mercado, com o fornecimento e a instalação da prensa Valmet TwinRoll, que substituirá os atuais difusores atmosféricos, como parte da modernização da Linha 1. Essa alteração vai proporcionar um aumento de desempenho ao processo de lavagem, impactando positivamente a produção e o consumo específico de insumos.

A Valmet TwinRoll possui uma tecnologia de prensagem de última geração, trazendo uma série de vantagens em comparação com os difusores atmosféricos tradicionais. Por exemplo, melhora a performance do estágio de deslignificação e reduz o consumo de produtos químicos no branqueamento, ao mesmo tempo em que diminui as perdas alcalinas na lavagem marrom.

“Estamos muito satisfeitos em oferecer nossa tecnologia de ponta à Cenibra”, afirmou o gerente de Vendas de Celulose e Energia, Tecnologias de Processamento de Fibras, Valmet América do Sul, Felippe Rosa. “Acreditamos que a prensa contribuirá significativamente para a melhoria da  eficiência e a redução dos custos da Cenibra, tornando-a  ainda mais competitiva no mercado global”, complementa.

A Cenibra é uma das maiores produtoras de celulose do mundo, com uma capacidade de produção de 1,2 milhão de toneladas por ano. A empresa está situada em Belo Oriente, Minas Gerais, e é uma das principais empregadoras da região. O projeto foi iniciado em janeiro de 2023 e será finalizado em fevereiro de 2024.

Detalhes do fornecimento 

O fornecimento compreende uma etapa de deslignificação com oxigênio e quatro novas máquinas para a lavagem de polpa marrom e lavagem pós-deslignificação. A lavagem utiliza a tecnologia de prensas Valmet TwinRoll, conhecida por sua facilidade de  manutenção, baixo consumo de energia e alta disponibilidade.

Sobre a Valmet

A Valmet é uma desenvolvedora e líder global no fornecimento e desenvolvimento de processos, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Com sistemas de automação e soluções de controle de fluxo de ponta, a Valmet atende expressiva base de indústrias, visando ser campeã global no atendimento dos seus clientes. Com mais de 17 mil profissionais, a Valmet conta com mais de 220 anos de história industrial e sólido histórico de melhoria e renovação. Em 2022, a empresa de controle de fluxo Neles Corporation foi incorporada pela Valmet. A Valmet América do Sul opera com unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile. Mais informações: www.valmet.com.br.

Sobre a Cenibra

Celulose Nipo-Brasileira S.A. – a Cenibra é uma das maiores produtoras mundiais de celulose branqueada de eucalipto (madeira de fibra curta). Sua produção anual é de aproximadamente 1.200.000 toneladas, das quais mais de 90% são exportadas. A Cenibra atua em 54 municípios do estado de Minas Gerais. Como reconhecimento ao trabalho com os mais altos padrões internacionais de excelência, a Cenibra é certificada nas normas ISO 9001, ISO 14001, ISO IEC 17.025 e possui os certificados Forest Stewardiship Council (FSC) e o Programa Nacional de Certificação Florestal (Cerflor). A rastreabilidade da celulose pode ser feita da floresta para o cliente ou do cliente para a floresta. 

Share:

Latest posts

Sicredi
Associados com cartões Sicredi têm acesso exclusivo à pré-venda da turnê PaGGodin, de Léo Santana
 Prati-Donaduzzi
Apoio e acolhimento: imigrantes e refugiados conquistam oportunidade de crescimento em empresas brasileiras
Estudo clínico realizado pela farmacêutica em parceria com a USP de Ribeirão Preto é o único em andamento no país Créditos: Prati-Donaduzzi
Canabidiol ganha mercado e chega a 4 anos de comercialização em farmácias, desde que foi lançado por farmacêutica que abriu setor no Brasil

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Sicredi
Associados com cartões Sicredi têm acesso exclusivo à pré-venda da turnê PaGGodin, de Léo Santana
Além da compra antecipada, usuários do cartão contam com desconto especial de 20% na aquisição dos ingressos...
Saiba mais >
 Prati-Donaduzzi
Apoio e acolhimento: imigrantes e refugiados conquistam oportunidade de crescimento em empresas brasileiras
Número de trabalhadores estrangeiros no país saltou de 62 mil para 181 mil em uma década; jovem do Senegal...
Saiba mais >
Estudo clínico realizado pela farmacêutica em parceria com a USP de Ribeirão Preto é o único em andamento no país Créditos: Prati-Donaduzzi
Canabidiol ganha mercado e chega a 4 anos de comercialização em farmácias, desde que foi lançado por farmacêutica que abriu setor no Brasil
Incorporação no SUS deve ampliar acesso do medicamento à população; Prati-Donaduzzi investe em pesquisas...
Saiba mais >
Créditos: divulgação
Inscrições para Cursinho Solidário vão até o dia 25
Projeto oferece aulas gratuitas para vestibulandos As inscrições para o semiextensivo do Cursinho Solidário,...
Saiba mais >