Cereal Ouro – profissionalização do agronegócio com TOTVS

Comercialização de grãos pela melhor rentabilização, governança corporativa e gestão por resultados são alguns dos avanços conquistados pela produtora rural

Ainda que consolidada há quase 50 anos no segmento de agricultura e produção de sementes, com cinco propriedades no sudoeste goiano, a Cereal Ouro entendeu que para manter o seu posicionamento, de foco na qualidade do produto, com eficiência operacional e produtividade, seria necessário iniciar um movimento de transformação nos seus negócios. Romper o paradigma de que as empresas do setor atuam mais por feeling do que por gestão e planejamento estratégico foi desafiador, mas a companhia revisou os seus processos e investiu na profissionalização e governança corporativa. Entre outras iniciativas internas, investimentos em tecnologia seriam fundamentais e a base para que essa nova fase fosse viável. A escolha para essa parceria foi pela TOTVS, com software de gestão especialista para agroindústria, e o PIMS Multicultivo, software para produção rural.
A implementação dos sistemas substituiu outros cinco legados, consolidando uma base única de dados na Cereal Ouro. Com isso, a demanda por informações claras, assertivas e de rápido acesso, passou a ser atendida amplamente. A tecnologia permitiu um olhar individualizado sobre cada área de negócios da empresa, que passou a construir as suas estratégias de gestão, planejamento e políticas orçamentárias com base em resultados. A integração de todos os setores proporcionou uma comunicação fluida, gerando conhecimentos seguros para facilitar as tomadas de decisão.
“Precisávamos de um ERP robusto e especializado para sustentar o nosso plano de negócios e o crescimento esperado para a Cereal Ouro. Entendemos que é importante que os produtores rurais comecem movimentos internos para quebrar paradigmas culturais e acrescentar ao fator ‘experiência’, a profissionalização do setor. Hoje, conquistamos uma visão abrangente e precisa sobre os nossos resultados e, com isso, tranquilidade para investir e direcionar a companhia. Sem uma ferramenta que permita extrair e gerenciar essas informações, é impossível iniciar um novo ciclo e parar de “deixar dinheiro na mesa” por ficar preso ao operacional, ao invés de potencializar o negócio com base em ações estratégicas”, explica André Schwening, diretor executivo da Cereal Ouro.
Os resultados de todas essas mudanças consolidam-se em um crescimento sustentável da empresa, e na evolução clara sobre os processos realizados. A comercialização dos grãos, por exemplo, passou a ser referenciada com base nas projeções de custos e receitas, sempre buscando a rentabilização do produto e não mais com foco apenas no melhor preço. Assim, a Cereal Ouro conseguiu criar seus targets de venda em cima do percentual almejado, com referência nos históricos da operação e projeções dos cenários futuros. “Esse é o nosso ideal de gestão, em que paramos de olhar para o retrovisor e, com indicadores fortes e confiáveis, sabemos, de fato, se o negócio ou o investimento são ou não viáveis”, complementa Schwening.
Hoje a Cereal Ouro tem uma produção de cerca de 500 mil sacos de 40kg de semente de soja e sorgo por ano e cultiva cerca de 20 mil hectares nas suas propriedades, entre soja, milho, feijão, sorgo e trigo. Além do projeto com o ERP e o PIMS Multicultivos, a companhia está em fase de implementação do módulo de Controle Fitossanitário, também da TOTVS, com grandes expectativas de melhorias e redução de custos para tal atividade.
“Olhamos a evolução do segmento do agronegócio em conjunto com os nossos clientes, construindo soluções e as melhorando para ajudar as pequenas e médias empresas no importante desafio da profissionalização do setor. Nosso objetivo é oferecer suporte às suas necessidades fundamentais de operação e, ainda, anteciparmos algumas demandas e inovações para prepará-las para as mudanças do mercado”, finaliza Fábio Girardi, diretor de Agroindústria da TOTVS.
 
Sobre a TOTVS
Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.

Share:

Latest posts

Diretora do Grupo Marista foi reconhecida como melhor Executiva de Comunicação do Sul do Brasil Créditos: Divulgação/Grupo Marista
Carmem Murara, diretora do Grupo Marista, é eleita melhor Executiva de Comunicação do Sul do Brasil
Envato
Divórcios, inventários e partilha de bens envolvendo menores de idade poderão ser feitos em cartório
Divulgação NH Curitiba The Five
Crescimento do turismo paranaense impulsionou aumento de 9% na receita do NH Hotel no primeiro semestre de 2024

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Diretora do Grupo Marista foi reconhecida como melhor Executiva de Comunicação do Sul do Brasil Créditos: Divulgação/Grupo Marista
Carmem Murara, diretora do Grupo Marista, é eleita melhor Executiva de Comunicação do Sul do Brasil
Reconhecimento foi concedido pelo Top Mega Brasil 2024 durante cerimônia em São Paulo Na noite do...
Saiba mais >
Envato
Divórcios, inventários e partilha de bens envolvendo menores de idade poderão ser feitos em cartório
Uma nova medida aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no último dia 20 permite que inventários,...
Saiba mais >
Divulgação NH Curitiba The Five
Crescimento do turismo paranaense impulsionou aumento de 9% na receita do NH Hotel no primeiro semestre de 2024
Dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE revelam que a atividade turística acumulou alta de...
Saiba mais >
Créditos: Divulgação/Grupo Marista
ARTIGO - Tributação versus solidariedade
*Por Carmem Murara A discussão sobre o Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/24, inserido no contexto...
Saiba mais >