Chega de bagunça! Confira dicas criativas e de baixo custo para deixar a casa organizada

Começo de ano é é sinônimo de férias e descanso para muita gente. Portanto, há quem aproveite esse período de recesso para desapegar de itens domésticos, decoração e roupas para colocar a casa em ordem. Porém, ao mesmo tempo em que sabe-se que manter a casa organizada traz benefícios no dia a dia, também acaba sendo um grande desafio.

Isso porque, além da harmonia estética, a organização vai além de cuidar da disposição; inclui limpeza e proteção de objetos e móveis. Todas essas atividades, juntas, auxiliam numa rotina mais tranquila e sem estresse, já que os espaços da casa ficam melhor aproveitados e estruturados. A organização também evita o acúmulo de poeira e a presença de insetos, o que contribui, ainda, com a saúde dos moradores – principalmente dos alérgicos e portadores de doenças respiratórias.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, alcançar o ideal da “casa perfeita” não é difícil. Com criatividade e disposição, é possível transformar as funções de vários utensílios do cotidiano para facilitar a separação de acessórios ou para proteger jóias frágeis, por exemplo. Com foco nos objetos simples e de baixo custo, Cristina Cardoso, arquiteta de apartamentos decorados da Yticon, construtora do Grupo A.Yoshii, traz dicas de organização e proteção de peças e móveis.

Ordenar as gavetas

Por ser um espaço de objetos variados, as gavetas tendem a ficar bagunçadas rapidamente, ainda mais quando não possuem divisórias. Criar separações no interior do móvel facilita na distribuição do que será guardado. Caixas plásticas para armazenar itens de costura podem dar espaço para jóias e bijuterias menores. Outra solução são os organizadores de moedas, encontrados em lojas de materiais de escritório, que podem servir como divisórias e ser colocados por cima do nicho, para que haja ainda um espaço vago abaixo do organizador.

Economia de espaço em guarda-roupas

Para otimizar o espaço dos cabideiros, uma dica é sobrepor peças no mesmo cabide, de acordo com a utilidade. Em épocas frias, vale colocar camisas, vestidos e outras roupas frescas primeiro e, por último, casacos e blusas a serem usadas no dia a dia. Outra sugestão é separar por ocasiões, como peças de passeio, formais, casuais, entre outras.

Peças como echarpes, cintos e bolsas, que geralmente ficam soltas no armário, podem ser penduradas no cabideiro com o auxílio de ganchos plásticos, também encontrados em lojas de objetos em geral ou que vendem cabides. A dica auxilia na fácil visualização e utilização das peças, além de reduzir o volume no guarda-roupas.

As caixas organizadoras também são opções de utensílios para organizar acessórios e demais produtos. As vantagens vão desde tornar a limpeza mais fácil, reduzir o acúmulo de poeira até criar barreiras para aranhas, traças e formigas.

Mudança de estação do ano

Gerenciar quais cobertores, lençóis e demais peças de cama servem de acordo com a temperatura e estação do ano ajuda na distribuição dos produtos. Para isso, a dica é utilizar embalagens plásticas com zíper (que vêm na venda de jogos de cama) para guardar as peças de inverno durante as outras estações do ano. Como ficam armazenadas por meses, as embalagens são perfeitas para evitar insetos, poeira e mofo. Colocar um pacote de sílica dentro da embalagem é uma solução para evitar acúmulo de umidade.

 

Sobre a Yticon Construção e Incorporação

A Yticon é uma construtora e incorporadora que atua há mais de dez anos nas cidades de Londrina, Maringá e Cambé, no Paraná, e Presidente Prudente, em São Paulo. A empresa do Grupo A.Yoshii desenvolve empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização, especialmente para quem quer conquistar o primeiro imóvel. A Yticon já construiu mais de 5,5 mil unidades, com 22 obras concluídas e todas entregues rigorosamente no prazo, somando mais de 550 mil metros quadrados de área construída. Mais informações: www.yticon.com.br.

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado há mais de 55 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de metros quadrados do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná; e pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural. Além disso, atua em Obras Corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br.

Share:

Latest posts

Crédito: divulgação
Orquestra Infantil Alegro promove concerto de Natal gratuito para 2.400 pessoas em Curitiba
Créditos: divulgação
Jão, CPM 22, Jorge Aragão e espetáculos de Natal são destaques na agenda de dezembro do Teatro Positivo
Crédito: divulgação
Alunos do Passo Certo trazem medalhas da Olimpíada de Matemática para Cascavel

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Crédito: divulgação
Orquestra Infantil Alegro promove concerto de Natal gratuito para 2.400 pessoas em Curitiba
Natal Alegro acontece dia 9 de dezembro no Teatro Positivo, com músicas de artistas consagrados A Orquestra...
Saiba mais >
Créditos: divulgação
Jão, CPM 22, Jorge Aragão e espetáculos de Natal são destaques na agenda de dezembro do Teatro Positivo
Gala com Frank Sinatra, Orquestra Infantil Alegro, ilusionista Kieram Ecttori e humorista Afonso Padilha...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Alunos do Passo Certo trazem medalhas da Olimpíada de Matemática para Cascavel
Os estudantes Lorenzo Bortolossi Reese Righetti, Rafael Lins Militão e Fernando Gulgiermin, do Passo...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Olimpíada de Matemática da UFPR premia mais de 200 estudantes
Medalha de ouro ainda não concluiu o Ensino Fundamental A edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...
Saiba mais >