Cinco medidas para evitar que o planeta entre em colapso

Especialistas alertam para a relação entre ação humana no planeta e surgimento de pandemias

Os impactos das ações humanas no surgimento de pandemias como a do novo coronavírus é um tema recorrente no meio acadêmico e científico. A renomada primatologista britânica Jane Goodall, de 86 anos, que dedicou sua vida à defesa dos animais e do meio ambiente, defende a ideia que o “desprezo” pelo meio ambiente causou a crise do novo coronavírus. De acordo com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental (PGAMB) da Universidade Positivo (UP), Maurício Dziedzic, esta não foi a primeira vez na história da humanidade e não será a última em que a vida da população fica ameaçada por uma pandemia. Ele recorda que a migração de doenças de animais para humanos vem desde a Era Medieval: peste bubônica, raiva, ebola e, mais recentemente, a gripe aviária, são alguns exemplos. “Se o ser humano não mudar o seu modo de vida e o modo de conduzir a sua existência no planeta, essa lista de doenças só vai crescer – e rapidamente. Está provado que o planeta não está pronto para isso, haja vista o número de mortos e desamparados por conta da pandemia”.

No entendimento do coordenador, o formato mais comum de perseguir riqueza e poder sem se importar com as consequências, levou o planeta “à beira do abismo”. Dziedzic admite o receio de que toda a gravidade do momento atual ainda não mude a humanidade. “Apesar de toda a tragédia, tem muita gente que duvida que isso é grave, e não aproveita a oportunidade de aprender com os erros alheios”. Para o planeta sair fortalecido, ele sugere cinco pontos a serem trabalhados por todos:

1 – Individual – Menos consumismo. Reduzir a busca desenfreada de ter sempre o mais novo, o maior, o mais bonito, um de cada. Dar mais ênfase ao ser do que ao ter.

2 – Coletivo – O que se faz em uma parte do planeta vai afetar outras. Pensar que o planeta é compartilhado. Parar de querer levar vantagem em tudo. Pensar que o planeta é compartilhado e cada um tem que fazer a sua parte para mantê-lo em boas condições. 

3 – Político – O poder público deve atuar em prol do bem comum, não em busca de vantagens políticas, poder e vantagens financeiras. “O governante precisa assumir o papel de representante do povo e trabalhar pelo bem comum, o que tem sido raro em vários cantos do planeta”, argumenta Dziedzic.

4 – Privado – Na iniciativa privada, as empresas podem equilibrar a busca incessante pelo lucro com a justiça social. É claro que a empresa precisa sobreviver, precisa ter lucro, mas o lucro não precisa crescer o tempo todo e se buscar cada vez melhores resultados financeiros; dá para pensar em distribuir esses ganhos entre quem faz a organização, que são as pessoas. “Se todo mundo crescer junto, a empresa vai sobreviver e a longo prazo ser tornar mais lucrativa, porque terá mais pessoas em condições de consumir os seus produtos”, ressalta.

5 – Internacional – É preciso buscar um acordo, uma boa convivência planetária. Um conglomerado de governantes nacionais que se reúnam pelo bem do planeta, deixando de priorizar somente o lucro e o poder.

Share:

Latest posts

456-EXT05-BOULEVARD-HR - 1-
Primavera inspira novos olhares para a relação entre natureza e arquitetura
81d38tMTdFL
De José de Alencar a Titãs: o que mudou na literatura dos vestibulares do Paraná
Divulgação
Valmet investe em nova unidade de soluções de Engraving para ampliar atuação no mercado de tissue

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

456-EXT05-BOULEVARD-HR - 1-
Primavera inspira novos olhares para a relação entre natureza e arquitetura
Jardins que acompanham as estações do ano, espécies nativas e áreas verdes pensadas para o uso dos moradores...
Saiba mais >
81d38tMTdFL
De José de Alencar a Titãs: o que mudou na literatura dos vestibulares do Paraná
Listas de UFPR, UEL, UEPG, Unicentro e Unioeste reúnem diferentes períodos, gêneros e vozes e exigem...
Saiba mais >
Divulgação
Valmet investe em nova unidade de soluções de Engraving para ampliar atuação no mercado de tissue
A experiência global e a presença local estão no centro da evolução das Soluções de Engraving. A abordagem...
Saiba mais >
Feira-consominios (1)
Maior evento de condomínios do Rio de Janeiro reúne setor para discutir desafios e oportunidades de gestão
Patrocinado pelo Sicredi, Feira de Condomínios & Encontro de Síndicos conecta síndicos, administradoras...
Saiba mais >