Cini Bebidas melhora controles e impulsiona volume de entregas com TOTVS

Software de gestão, módulo APS e a plataforma Geosales deram suporte à cadeia produtiva, aumentando a eficiência e melhorando a gestão logística

Com 125 anos de existência, a Cini Bebidas é uma das empresas paranaenses mais antigas e tradicionais em atividade. Se o histórico de longevidade inspira o carinho e a admiração do consumidor pela marca, é importante saber que, para sustentar a prosperidade do negócio por décadas a fio, é necessária uma política constante de atualização tecnológica.
Para isso, uma nova ferramenta foi adotada para otimizar o ciclo de inovação de produtos e o gerenciamento de estoques, de forma a atender com mais eficiência a aproximadamente nove mil clientes e gerar mais negócios para a Cini. O software de gestão da TOTVS, provedora líder no Brasil e América Latina de soluções de negócios, foi o escolhido.
Desenvolvido especialmente para o segmento de indústrias de bens de consumo, a solução permite um acompanhamento eficaz de todas as etapas do processo produtivo, automatizando a gestão e o controle. A abrangência do sistema acompanha desde a matéria-prima até a distribuição ao consumidor final. Com o apoio de tecnologias para o core business e para o Back Office, é possível ter informações completas sobre o produto, suas etapas produtivas, qualidade e, até, conferir a localização dos itens.
Um dos destaques é o Geosales, plataforma de força de vendas totalmente integrada ao ERP, hoje utilizada pelas seis equipes de vendas, composta por dez colaboradores cada. Com a solução, o time de vendedores em campo transmite, em tempo real, todos os dados de pedidos e clientes para a equipe no escritório, viabilizando um controle preciso sobre tais operações. Assim, a indústria de bebidas passou a garantir a entrega da mercadoria na quantidade exata e no menor espaço de tempo possível.
Com versão para smartphone, o Geosales diferencia-se por não ser um aplicativo pesado, evitando o consumo exagerado da bateria do celular. “É o resultado de um longo trabalho de companhia para oferecer o que há de mais eficaz e moderno no mercado”, comemora o diretor executivo da TOTVS Curitiba, Fabiano Rodrigues de Andrade. Os colaboradores da Cini notaram essa diferença do novo sistema adotado pela empresa. Agora, a bateria dos celulares dura o dia inteiro, sendo possível estar sempre online para atender aos clientes.
O CEO da Cini, Rodrigo Marcon, também ressaltou outra contribuição do aplicativo para as operações da empresa. “Hoje, está mais rápido emitir o pedido de vendas pelo celular. E também mais simples do que quando usávamos um computador tradicional”.
A solução trouxe ainda economia com outros equipamentos. Os rastreadores, instalados nos carros da empresa, para identificar o trajeto e o local das equipes, foram aposentados. O aplicativo é capaz de indicar a movimentação das equipes de vendas pela cidade. “A ferramenta simplificou muito todo o nosso processo”, comemora Marcon.
O diretor da TOTVS Curitiba, Fabiano Rodrigues de Andrade, lembra, ainda, que a integração com o Back Office trouxe diversas vantagens ao cliente. “O sistema faz leituras constantes de estoque, controle de matéria prima, previsão de entrega, entre outras ações. Desta forma, quando um produto acaba, o sistema já avisa a produção. Além disso, quando um insumo acaba, o próprio sistema já realiza a compra”, finaliza o executivo.
Entregas mais rápidas
A Cini sabe que no acirrado negócio do setor de alimentos e bebidas faz toda a diferença ter uma estrutura que garanta a saída da mercadoria do depósito e a presença nas gôndolas e refrigeradores do comércio em tempo hábil. Outra ferramenta da TOTVS fundamental para garantir o funcionamento da organização e o andamento desse processo é o APS (Planejamento Avançado de Produção), módulo do software para bens de consumo da companhia, que calcula as demandas de materiais e as suas novas necessidades, contribuindo para a redução do prazo de entrega. Além disso, por meio dele, é possível visualizar, a qualquer momento, como está o estoque e cadastrar regras para que a produção seja liberada automaticamente, garantindo assim, melhor eficiência produtiva.
Antes da chegada do pacote de soluções da TOTVS, o pedido feito durante o horário de expediente das equipes só era processado pela central da Cini por volta da meia-noite. Em alguns casos, só conseguia ser baixado do sistema no dia seguinte. Agora, todas as vendas estão sincronizadas até às 18 horas. O ganho de tempo nas entregas foi uma das consequências. “Com o conjunto de soluções, conseguimos implementar um processo em que a venda ocorre em um dia e a entrega no dia seguinte, o que antes não era possível. Isso impactou positivamente nas nossas receitas”, conta o CEO da Cini.
Os ótimos resultados obtidos com o ERP da TOTVS devem incrementar ainda mais toda a estratégia de venda e entrega da Cini neste ano. Segundo Marcon, o plano é ampliar a integração das ações das áreas de vendas e entrega. A ideia é fazer com que a tecnologia dê as coordenadas exatas para o pessoal da entrega chegar ao cliente com simplicidade. “Isso pode incrementar nossas receitas entre 5% e 10%”, afirma Marcon.
Como se vê, renovar o caminho da prosperidade também é uma questão de tempo.
Sobre a TOTVS
Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 21ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o websitewww.totvs.com.

Share:

Latest posts

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
Com diferentes tamanhos e materiais, os espaços para coleção de vinhos se tornam aliados na hora de compor...
Saiba mais >
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
Com atendimento personalizado, multinacional finlandesa propõe novo modelo de gerenciamento de contrato...
Saiba mais >
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%
Dentre as tendências para um futuro mais sustentável, a construção civil explora soluções inovadoras...
Saiba mais >
DJI-0017 (1)
Dor no bolso: conheça as principais despesas para empresas com frota própria de veículos
Com 20% das companhias privadas optando por frotas terceirizadas, setor vê crescimento. No começo do...
Saiba mais >