Clube Atlético Tubarão contrata TOTVS para consolidar momento de profissionalização

Primeiro clube de futebol startup do Brasil investe em sistema de gestão para atingir excelência em governança dentro e fora do campo

O significado de startup está muito associado ao mercado de TI, mas esse modelo de negócios, focado em empreendedorismo e inovação, também é aplicável a outros setores. A prova disso é o Clube Atlético Tubarão, primeiro time de futebol brasileiro reconhecido como startup. O clube catarinense tem crescido no cenário nacional e resolveu investir em tecnologias da TOTVS para amparar o seu plano de expansão e ajudá-lo a ser um exemplo de governança e gestão esportiva. Até 2025, a meta é estar entre os 40 maiores do Brasil e ser o primeiro a fazer um processo de IPO (sigla em inglês para Oferta Pública Inicial).
O projeto tecnológico irá viabilizar um plano de negócios para profissionalizar toda a administração do Tubarão. Com o apoio da ferramenta, todos os procedimentos da contabilidade (contas a pagar e a receber), financeiro, estoque, compras, ponto eletrônico e gestão de contratos e lojas serão automatizados. O objetivo é conquistar um alto nível de controle de custos e aumentar o grau de assertividade dentro e fora de campo.
A parceria com a TOTVS também beneficiará o Tubarão com um modelo inovador de contratação por assinatura mensal, o Intera. Nesse formato, a empresa tem acesso a todas as soluções da fornecedora brasileira, com um baixo investimento inicial, já que as ferramentas ficam hospedadas na nuvem, sem nenhum custo com infraestrutura, manutenção, suporte, ou mão de obra especializada.
“Ter essa cultura de inovação, ser uma empresa que consegue atender a clientes de todos os portes, inclusive times de futebol, e ter raízes no estado de Santa Catarina, foram fatores que determinaram a nossa escolha pela TOTVS. Uma gestão eficiente fora de campo impacta diretamente nos resultados de jogo e entendemos que o crescimento do Tubarão é composto por diversos pontos de excelência, entre eles a tecnologia”, afirma Luiz Henrique Martins Ribeiro, presidente do Clube Atlético Tubarão SPE.
Para o futuro, o time está estudando a implantação do TOTVS Smart Analytics, solução de Business Analytics desenvolvida em parceria com a GoodData, provedora americana de plataforma de análise de dados na nuvem. A ideia é ter a tecnologia apoiando, também, nos estudos de performance dos atletas.  “Cada jogador é um centro de custos – alimentação, transporte, moradia, entre outros. Ter uma análise individualizada do resultado esportivo do jogador vai nos ajudar a mensurar melhor o ganho técnico dele e a fazer negociações de contratos mais rentáveis para ambas as partes”, finaliza Ribeiro.
Fundado em 2005, o Tubarão é o símbolo da cidade, no sul catarinense. Em 2015, em uma reformulação de negócios, a empresa K2 Soccer S/A assumiu a administração do Clube e estabeleceu a SPE (Sociedade de Propósito Específico), em que a organização passa a atuar por definições de uma estrutura empresarial. Outro ponto significativo na virada da sua profissionalização foi a parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) – incubado dentro do parque tecnológico da instituição, o Clube tem no ambiente acadêmico a sinergia ideal para a troca de conhecimento e apoio em pesquisas do esporte. Atualmente, o Tubarão participa da primeira divisão estadual e da série D do campeonato nacional.
“Antes de iniciar projeto com a TOTVS, o clube mapeou todos os processos que precisavam de automatização e desenhou um plano de negócios bem estruturado. Tudo isso é essencial para uma empresa explorar todo o potencial que a tecnologia proporciona. Ainda estamos na fase inicial da parceria, mas acreditamos que a inovação vai ajudar o Tubarão a conquistar eficiência operacional e títulos”, afirma Marcelo Cosentino, vice-presidente de Professional Services da TOTVS.
 
Sobre a TOTVS
Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.

Share:

Latest posts

Foto: divulgação
Pesquisa revela impacto das redes sociais no desempenho escolar e no sono dos estudantes
Paulistão Feminino ganha em 2024 o sobrenome e apoio do Sicredi, mais longevo patrocinador da Federação Paulista de Futebol Créditos: Divulgação
Feito histórico: Paulistão Feminino ganha naming rights do Sicredi e tem premiação recorde em 2024
Sicredi
Sicredi dobra o valor arrecadado em movimento nacional para o Rio Grande do Sul e inicia nova mobilização

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Foto: divulgação
Pesquisa revela impacto das redes sociais no desempenho escolar e no sono dos estudantes
Estudo elaborado por aluno do Ensino Médio e UFPR ouviu cerca de mil alunos Uma pesquisa iniciada como...
Saiba mais >
Paulistão Feminino ganha em 2024 o sobrenome e apoio do Sicredi, mais longevo patrocinador da Federação Paulista de Futebol Créditos: Divulgação
Feito histórico: Paulistão Feminino ganha naming rights do Sicredi e tem premiação recorde em 2024
Com patrocínio da instituição financeira cooperativa, campeonato inicia em 21 de maio com onze clubes...
Saiba mais >
Sicredi
Sicredi dobra o valor arrecadado em movimento nacional para o Rio Grande do Sul e inicia nova mobilização
Instituição financeira cooperativa também atua na linha de frente de centros de distribuição de donativos,...
Saiba mais >
Thiago Cassi Bobato é coordenador médico do Pronto Socorro e do Hospital Universitário Cajuru Créditos: Divulgação
Acidentes de trânsito, um problema de saúde pública
Thiago Cassi Bobato* A cada dia que passa, as manchetes dos jornais nos confrontam com uma realidade...
Saiba mais >