Colégio Imaculada Conceição anuncia novo Ensino Médio em 2021

[flgallery id=3625 /]

Mudanças na grade curricular, formação de professores e foco no Projeto de Vida dos alunos são as armas de colégio matogrossense para vencer desafios da Educação pós pandemia

O Colégio Imaculada Conceição anuncia a implantação do novo Ensino Médio na turma do 1° ano, já a partir do início de 2021. A escola segue a proposta elaborada pela equipe pedagógica do Sistema Positivo de Ensino para se adaptar desde já à reforma prevista na Base Nacional Comum Curricular. O novo currículo traz mudanças como a inclusão de itinerários formativos, uma grade específica que permite aos alunos optarem por diferentes trajetórias de estudo, além de aprofundar o conhecimento em áreas de afinidade do estudante. A reforma será obrigatória para todas as escolas públicas e privadas a partir de 2022.

Com a suspensão das aulas presenciais em 2020 e as inúmeras dificuldades impostas pela pandemia, a diretora do Colégio Imaculada Conceição, Irmã Leila Cardoso, afirma que é preciso redobrar os esforços para 2021. “Mesmo com um cenário incerto pela frente, não podemos permitir que nossos alunos sejam prejudicados em seu processo de aprendizagem. Para o próximo ano, preparamos todo um planejamento baseado na realidade do ensino híbrido e já iniciamos o trabalho de formação dos nossos professores para essa nova realidade”, ressalta a diretora. Além dos cursos de formação dos professores para adequação ao novo Ensino Médio, o colégio vai proporcionar aos docentes uma formação continuada de metodologias  ativas e gamificação. “Será uma formação de dez meses”, completa Irmã Leila.

A implantação da reforma mais cedo do que o exigido pela lei não é a única iniciativa da escola voltada para o Ensino Médio. Com o objetivo de investir cada vez mais na preparação dos alunos que estão prestes a tentar uma vaga de acesso a uma faculdade, o Imaculada Conceição vem realizando uma série de ações voltadas para os alunos do 1° ao 3° ano do Ensino Médio. em novembro, o Colégio promoveu um programa de orientação vocacional, em parceria com o curso de Psicologia da FAPAN (Faculdade do Pantanal), para ajudar os alunos no momento da escolha da profissão. 

A escola também ofereceu para os alunos do Ensino Médio uma série de encontros on-line para que possam começar a desenvolver o Projeto de Vida, um processo bem estruturado que visa promover junto aos alunos autoconhecimento, planejamento e prática, a fim de que eles aprendam a se conhecer melhor, identifiquem os potenciais, interesses e sonhos, definindo metas e estratégias para alcançar seus objetivos. “É um trabalho que visa a formação de jovens autônomos e protagonistas das próprias histórias de vida. Foram quatro encontros on-line bastante produtivos, em que os alunos receberam a orientação de especialistas da equipe do Sistema Positivo de Ensino e puderam refletir sobre suas aspirações, dúvidas e receios”, conta a diretora. 

A aluna Maria Cecília Curvo Gottardi Belote, do 3° ano, destaca como os encontros foram importantes para ela. “Foi de extrema importância a escola nos proporcionar a oportunidade de refletir sobre nossas vidas, sobre o que queremos e sobre o nosso futuro, com o auxílio de profissionais que nos fizeram enxergar muitos pontos fundamentais. Eu aprendi ali que devemos fazer nosso projeto de vida a lápis e não a caneta, justamente porque se lá na frente quisermos mudar de caminho, está tudo bem! E foi muito bom para mim perceber isso, porque eu estava um pouco perdida sobre o que vem a seguir, se vou conseguir alcançar meus objetivos, e o que farei caso não consiga. E como estamos em um ano atípico e difícil, em que é normal a gente se sentir meio perdido e ansioso, recebemos também várias dicas de como continuar focados e perseguindo nossos objetivos, apesar de tudo”, afirma a jovem.


Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.

Share:

Latest posts

volta2
Projeto da rede pública de Mariópolis vence concurso nacional de Educação
Paulistao-Sicredi-2024-Mauro-Horita-Ag-Paulistao-
Paulistão Sicredi bate recordes de audiência em todas as plataformas na temporada 2024 
Aposentada Anete Langaro retomou atividades dias após realizar artroplastia total de joelho Créditos: Arquivo pessoal
Técnicas avançadas favorecem cirurgias menos invasivas em idosos

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

volta2
Projeto da rede pública de Mariópolis vence concurso nacional de Educação
Trabalho sobre diferentes culturas foi feito com turma da Educação Infantil O projeto “Vamos dar a...
Saiba mais >
Paulistao-Sicredi-2024-Mauro-Horita-Ag-Paulistao-
Paulistão Sicredi bate recordes de audiência em todas as plataformas na temporada 2024 
Campeonato que tem instituição financeira cooperativa como naming rights atraiu mais de 1,3 milhão pessoas...
Saiba mais >
Aposentada Anete Langaro retomou atividades dias após realizar artroplastia total de joelho Créditos: Arquivo pessoal
Técnicas avançadas favorecem cirurgias menos invasivas em idosos
Hospitais registram crescimento superior a 40% em procedimentos para pacientes acima de 70 anos; avanços...
Saiba mais >
Tatielle Alyne, atleta de futebol feminino de 19 anos, tem difícil missão de lidar com uma lesão enquanto corre atrás de seus sonhos no esporte Créditos: Arquivo pessoal
Mulheres enfrentam maior risco de lesões em joelhos na prática de esporte
Estudos indicam que chance é até oito vezes maior entre as jogadoras e o futebol é campeão nesse tipo...
Saiba mais >