Colégio Positivo recicla mais de 68 toneladas de material didático

Projeto que arrecada livros, apostilas e cadernos usados é aberto a toda população de Curitiba e região

Livros, cadernos, blocos de anotação, revistas, apostilas e outros materiais de papel que acompanharam a rotina escolar de milhares de estudantes ao longo do ano agora têm um destino adequado: o Programa de Logística Reversa de Livro Didático. Realizado pelo Colégio Positivo desde 2018, esse projeto tem como objetivo reintegrar o material didático ao ciclo produtivo. A ação proporciona à comunidade a oportunidade de descartar de maneira correta e sustentável os materiais didáticos sem uso, transformando-os em novos produtos e contribuindo para iniciativas socioambientais.

Desde a primeira edição, o programa já arrecadou mais de 68 toneladas de materiais, sendo aproximadamente 26 toneladas somente em 2023. Essa quantidade equivale a cerca de 90 mil livros. A campanha é permanente – com o período de maior coleta entre novembro e março – e conta com caixas coletoras em todas as unidades do Colégio Positivo em Curitiba: Água Verde, Ângelo Sampaio, Boa Vista, Hauer, Jardim Ambiental, Júnior e Positivo International School. Além disso, a ação estende-se a outras unidades da rede Positivo nas cidades de Londrina, Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu, no Paraná, e Joinville e Florianópolis, em Santa Catarina.

Segundo Anna Caroline de Souza, responsável pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA) dos colégios do Grupo Positivo, ao envolver a comunidade no projeto, é possível demonstrar na prática a importância da valorização ambiental. “Com isso, formamos cidadãos conscientes, capazes de reconhecer boas ações socioambientais e compreender o valor de ajudar o próximo”, avalia.

O material arrecadado é vendido para empresas de reciclagem, e toda a receita obtida é destinada aos projetos socioambientais desenvolvidos por alunos e professores, em comunidades locais por eles escolhidas. O Instituto Positivo é responsável por gerenciar o valor obtido, além de orientar e acompanhar o andamento dos projetos. A campanha já beneficiou o Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Cazetta, no Uberaba, com melhorias em suas instalações. Este ano, o valor arrecadado será utilizado em um projeto de benfeitoria em Ponta Grossa (PR), ainda em desenvolvimento.

A ideia surgiu a partir de uma aluna, que na época tinha 9 anos. Ela questionou a destinação dos materiais didáticos, e a busca pela solução mais sustentável deu origem ao Programa de Logística Reversa de Livro Didático do Colégio Positivo. “Esta iniciativa inovadora e sustentável promove a educação ambiental, responsabilidade e transformação social. Por meio da reciclagem de materiais didáticos, o projeto beneficia o meio ambiente, as comunidades locais e contribui para a formação de cidadãos conscientes e engajados na construção de um futuro mais sustentável”, finaliza Anna.

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo compreende sete unidades na cidade de Curitiba, onde nasceu e desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo – Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental, o Colégio Positivo – Ângelo Sampaio, o Colégio Positivo – Hauer, o Positivo International School, o Colégio Positivo – Água Verde e o Colégio Positivo – Boa Vista atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Em 2016, o grupo chegou em Santa Catarina – onde hoje fica o Colégio Positivo – Joinville e o Colégio Positivo – Joinville Jr. Em 2017, foi incorporado ao grupo o Colégio Positivo – Londrina. Em 2018, o Positivo chegou a Ponta Grossa (PR), onde hoje está o Colégio Positivo – Master. Em 2019, somaram-se ao Grupo duas unidades da escola Passo Certo, em Cascavel (PR), e o Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR). Em 2020, o Colégio Vila Olímpia, em Florianópolis (SC), passou a fazer parte do Grupo. Em 2021, a St. James’ International School, em Londrina (PR), integrou-se ao grupo. Em 2023, o Positivo chegou a capital de São Paulo, com a aquisição do Colégio Santo Ivo. No final do mesmo ano, três unidades da Escola e Colégio Jardim das Nações, em Taubaté e Tremembé (SP), se integraram à rede de colégios Positivo. Atualmente, são 20 unidades de ensino, em dez cidades, no Sul e Sudeste do Brasil, que atendem, juntas, a aproximadamente 16,5 mil alunos, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

Share:

Latest posts

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Mesmo com muita garra e persistência, apoio de empresas é fator determinante para diversos atletas brasileiros É...
Saiba mais >
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
Além dos shows e peças teatrais, Teatro recebe espetáculos do tradicional Festival de Curitiba espetáculos...
Saiba mais >
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >