Com aposta em criatividade e no mercado externo, empresa brasileira de resinas para tecnologia 3D compete com grandes marcas do mercado

A ampliação do uso de impressoras 3D no mercado de saúde está impulsionando a indústria brasileira de resina. Esse é o principal material utilizado na impressão em 3D de próteses e guias cirúrgicos. O crescimento da demanda é visível. Apenas a indústria brasileira Yller, que completou 10 anos, passou de 17 toneladas de resina produzidas em 2019 para 71 toneladas em 2021, com projeção de aumentar em quatro vezes esse volume em 2023, chegando a 300 toneladas.

empresa gaúcha foi adquirida em 2019 pela indústria paranaense de implantes dentários, Neodent. “Nosso objetivo sempre foi oferecer um ecossistema completo de soluções para os profissionais que trabalham com implantes. A resina e as impressoras 3D estão no dia a dia da odontologia digital, que é uma área em crescimento”, comenta o CEO da Neodent, Matthias Schupp.

A aquisição já previa o aumento do setor, e levou, no último ano, à ampliação da sua estrutura, prevendo aumentar em até dez vezes a capacidade da empresa em produzir resinas. A planta da fábrica original em Pelotas (RS) foi replicada em Curitiba (PR). Concluídas todas as etapas de implantação, a capacidade de produção da marca, aqui no Brasil, deve chegar a 600 toneladas de resina por ano.

O investimento está ligado também às previsões de crescimento da demanda de alinhadores transparentes, que usam resina em seu processo de fabricação. A ClearCorrect, marca do grupo na área ortodôntica, viu a quantidade de pessoas que optaram pelo seu alinhador aumentar 540% somente no ano de 2021. A estimativa de tamanho do mercado global de odontologia restauradora também é animadora, com taxa de crescimento anual de 8,6% de 2021 a 2028, de acordo com análise da Grand View Research. “Hoje, com a Yller, 100% da necessidade de resinas na fábrica de alinhadores transparentes no Brasil e Alemanha já foi suprida. A previsão é de, até o fim de 2022, exportar também para os Estados Unidos e em 2023, para a China”, prevê o CEO.

Pesquisa, inovação e criatividade como armas numa batalha de gigantes

Uma empresa jovem, que tem como base a pesquisa, a inovação e a criatividade. Essas são também características dos cirurgiões-dentistas Aline e Fabrício Ogliari, fundadores da Yller e que trouxeram a experiência como pesquisadores universitários para o mercado odontológico.

Em 2012, a empresa foi criada em Pelotas (RS), em uma sala de 120 metros quadrados, praticamente um laboratório e com apenas um colaborador. Em 2016, entrou oficialmente no mercado, lançando 25 produtos já em seu primeiro ano de atividade. Hoje, são três unidades e quase 70 colaboradores, em Pelotas, além da nova unidade produtiva de Curitiba, com 600 metros quadrados, construída e desenhada para atender a todos os princípios regulatórios das indústrias médica e farmacêutica do mundo.

aposta foi criar produtos para o mercado da odontologia que se diferenciam pela qualidade, inovação e preço. “Quando resolvemos fundar a Yller, carregamos essa motivação de trazer a inovação já desenvolvida na universidade para dentro da empresa. Fomos, por exemplo, a primeira empresa da América Latina a elaborar o silicone de adição, um produto que até então estava nas mãos de poucas empresas do mundo, as alemãs e as norte-americanas, e não havia sido criado no Brasil, mesmo sendo extremamente importante para a odontologia”, conta Fabrício. O silicone de adição é utilizado para fazer guias de moldagem.

A percepção de que faltava criatividade e cor nos consultórios brasileiros gerou linhas de produtos que são a identidade da Yller. “Os consultórios estavam carentes de materiais diferentes, os dentistas queriam alegrar seu local de trabalho com cores. Quando idealizamos a empresa, sabíamos que a diferenciação era fundamental para chamar a atenção das pessoas. Investimos nas cores dos produtos, o que criou essa identidade da Yller, jovem e diferenciada”, explica Aline.

Para isso, foram feitos estudos de misturas e cores até então não encontradas nos consultórios, como silicones de adição rosa pink fluorescente. Os concorrentes tinham opções conservadoras e discretas. Sem falar de embalagens mais econômicas e layouts que otimizam o trabalho dos dentistas, com quantidades e custos acessíveis. Hoje, a Yller tem mais de 100 produtos no portfólio.

“Temos um aumento grande de dentistas jovens, e vimos que havia espaço para apresentar produtos mais vibrantes e modernos. Quando as pessoas estranharam nossos produtos, percebemos que estávamos no caminho certo, pois queríamos ser diferentes. Com dois anos de empresa, já éramos o terceiro no nosso mercado”, conta Fabrício Ogliari.

Sobre a Yller Biomateriais

A Yller é uma empresa de materiais dentários fundada em 2012 pelos cirurgiões-dentistas Fabrício Ogliari e Aline Ogliari. Apesar de ser uma empresa jovem, ela já possui um reconhecimento nacional significativo devido à expertise de seus parceiros fundadores na área de materiais desenvolvidos, sintetizados e produzidos internamente com os mais altos padrões de qualidade.

Sobre a Neodent®

Fundada há mais de 25 anos, a Neodent® é a empresa líder em implantes no Brasil, onde vende mais de um milhão e meio de implantes anualmente. A Neodent® está entre os três principais fornecedores de implantes do mundo e está disponível em mais de 80 países. O sucesso da marca se deve a suas soluções odontológicas diretas, progressivas e acessíveis, que trazem novos sorrisos para milhões de pessoas. Sediada em Curitiba, Brasil, a Neodent®️ é uma empresa do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em substituição de dentes e soluções odontológicas que restauram sorrisos e confiança.

Sobre a ClearCorrect

Presente em mais de 40 países, a ClearCorrect é a segunda maior marca de alinhadores transparentes para tratamentos ortodônticos do mundo. Desde 2018, a marca está presente no Brasil – trazida pelo Grupo Straumann -, se consolidando no primeiro mercado fora dos Estados Unidos, com produção concentrada em fábrica própria em Curitiba (PR). O sistema da ClearCorrect promove a movimentação dentária por meio de pressões exercidas em determinadas regiões da arcada, resultando na remodelação óssea, além de levar à correção da má-oclusão com a elaboração de um planejamento ortodôntico virtual. Mais informações em www.clearcorrect.com.br.

Share:

Latest posts

WhatsApp-Image-2024-02-20-at-17.48
Exposição Traços do Cotidiano explora a beleza das coisas simples
NoahMGA - 1-
Hall de entrada: boas-vindas e impressão marcante à primeira vista
Selective focus shot of basil leaves
5 plantas que afastam o mosquito da dengue

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

WhatsApp-Image-2024-02-20-at-17.48
Exposição Traços do Cotidiano explora a beleza das coisas simples
“Tudo pode ser transformado em arte”, afirma a artista plástica Magali Tieppo Robaina, responsável pela...
Saiba mais >
NoahMGA - 1-
Hall de entrada: boas-vindas e impressão marcante à primeira vista
Ambientes destacam-se em projetos arquitetônicos, refletindo o luxo e a sofisticação dos edifícios Não...
Saiba mais >
Selective focus shot of basil leaves
5 plantas que afastam o mosquito da dengue
Com um aumento de mais de 445% nos casos da doença em comparação ao mesmo período do ano passado, a adoção...
Saiba mais >
_- 65 - 2-
Arte da sustentabilidade: exposição gratuita apresenta itens decorativos inovadores feitos com resíduos da construção civil
Até 1.º de março, Instituto A.Yoshii destaca mais de 40 obras únicas criados nos projetos Obra&Arte...
Saiba mais >