Com estratégia e adaptação, Sicredi garante capacitação de professores na pandemia 

[flgallery id=3864 /]

Iniciativa de responsabilidade social da instituição financeira cooperativa, o “Programa A União Faz a Vida” manteve formação continuada com plataforma de interação e site com conteúdos para profissionais de educação, pais e alunos

O avanço da vacinação contra a Covid-19 e o retorno parcial de aulas presenciais ou em sistema híbrido colocam professores, pais e alunos frente a novos desafios, especialmente no período de transição. Desde o início da pandemia, em março de 2020, foram necessárias várias adaptações na área de educação, como o ensino remoto. Um movimento que nem sempre foi fácil para os educadores. De acordo com a  pesquisa realizada pela International School, no início da pandemia, 52,9% dos professores sentiam que estavam totalmente despreparados, ou tecnicamente pouco preparados para as aulas on-line. O estudo realizado em 118 cidades de 26 estados e no Distrito Federal mostrou que, ao longo dos meses, 82,4% dos educadores passaram a se sentir extremamente ou bem mais confiantes com relação ao ensino remoto. 

A adaptação pode estar relacionada ao aprimoramento técnico ou às capacitações realizadas por professores de escolas públicas ou privadas que não pararam mesmo durante a pandemia. No município de Nova América da Colina, no Norte do Paraná, a professora  Maria Aparecida Alves de Lima Campos destaca como a continuidade na formação do projeto desenvolvido na escola onde trabalha, o CMEI João Pedro Guilherme, foi importante no avanço profissional. “Favoreceu o aperfeiçoamento dos meus conhecimentos, contribuindo no desenvolvimento dos projetos para aplicação com os alunos”, comenta.  

A escola é uma das uma das 2,6 mil no país que integra o “Programa A União Faz a Vida”, elaborado pela instituição financeira cooperativa Sicredi em mais de 470 cidades de 12 estados. Ao longo da pandemia, o projeto que conta com formação continuada de professores se manteve graças a uma nova estratégia de atuação com os educadores. A instituição desenvolveu uma plataforma de interação com a produção de conteúdos customizados que foram enviadas aos participantes, por meio do WhatsApp, garantindo facilidade de acesso. “Contamos com a opção de acessar e assistir as videoaulas em momentos oportunos facilitando o acesso de todos os professores”, complementa Maria Aparecida. Ao todo, o projeto promoveu a formação continuada a 5.779 educadores do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, além de reforçar o impacto positivo e a proximidade com os agentes educacionais, apesar dos desafios impostos pela crise sanitária. 

O “Programa A União Faz a Vida” propõe um modelo de educação no qual o aluno é protagonista do processo de aprendizagem. Por isso, para a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Alyne Lemes, os professores são fundamentais. “São eles que desenvolvem na ponta a metodologia do programa, articulam e fazem todo o movimento com os alunos e, portanto, para nós é essencial estarmos próximos aos educadores, olharmos suas demandas e necessidades na área pedagógica. Pensando nisso, a estratégia de promover uma formação continuada por meio de uma ferramenta mais democrática e não deixar o professor nesse momento tão difícil ajudou a mostrar que estamos juntos. Com o programa, acreditamos que a educação é o meio mais eficaz para a transformação de uma sociedade mais justa e cidadã”, argumenta.  

Transformando.com.vc

Somado à estratégia de formação continuada a distância, a instituição financeira cooperativa ainda desenvolveu um plano de ações específicas para a plataforma Transformando.com.vc. O site traz conteúdos produzidos especialmente para que educadores e famílias trabalhem com as crianças. Além de lives com especialistas em educação, artigos e posts com assuntos que ajudam a promover a reflexão sobre o atual momento da educação. Nas matérias são abordados temas como gestão de cuidado, tecnologia no ambiente escolar, competências para o século XXI e a importância da conexão entre família e escola para aprendizagem. Além do site, os conteúdos também são trabalhados no InstagramFacebook e canal no YouTube.

Sobre Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube

Share:

Latest posts

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Palladium Curitiba promove diversas atrações musicais ao longo do dia Para comemorar o Dia Mundial...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Projeto reúne coordenadores para melhorar a qualidade educacional No litoral paranaense, a Educação...
Saiba mais >
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde
Conjunto de talheres faz parte da campanha colecionável O Palladium Curitiba celebra a chegada do inverno...
Saiba mais >
4031C-20240608-0228-2 - 1-
Zona leste de Londrina ganha novo empreendimento residencial
Sunny Downtown, da Construtora Yticon, conta com duas torres e fica ao lado do Boulevard Shopping A...
Saiba mais >