Com expectativa de crescimento anual de 14%, assinatura de veículos desperta interesse de concessionárias

Para liderar no formato, grupo de concessionárias aposta na digitalização para ultrapassar fronteiras geográficas e vê oportunidades de negócios crescerem

O mercado mundial de assinatura de veículos deve atingir um valor de US$ 12,2 milhões até 2028. O dado faz parte do relatório Data Bridge Market Research, que espera que o setor cresça 14% ao ano. De olho nessa tendência, concessionárias no Brasil estão apostando na modalidade de carros por assinatura, que ganhou relevância durante a pandemia e segue com resultados promissores, diante da queda na produção, venda e exportação de veículos. Mais do que uma simples transação, essa modalidade representa uma mudança de comportamento do consumidor, ao oferecer uma experiência de mobilidade inovadora. E para aproveitar esse momento, soluções digitais estão surgindo para facilitar a jornada do cliente e gerar mais oportunidades de negócios para as concessionárias.

A transformação tecnológica não é apenas um diferencial competitivo, mas uma necessidade. Investir em digitalização faz parte da estratégia das concessionárias do Grupo V12 Motors, referência no setor automotivo do Distrito Federal, que busca liderar a modalidade de assinatura de veículos na região centro-oeste do país. Para Carlos Venceslau, gestor da V12 Assinaturas, a tecnologia tem se mostrado uma importante aliada para alcançar essa liderança. “Ao disponibilizar a assinatura de veículos 100% on-line, sem fronteiras geográficas, democratizamos o acesso a automóveis de qualidade e permitimos que pessoas de qualquer lugar desfrutem de um veículo sem as complicações do processo de compra”, explica.

“É preciso olhar para novas oportunidades de negócios sem esquecer a importância de investir em tecnologias que aproximam as empresas de potenciais clientes”, analisa Marcos Pavesi, head comercial da Dealersites, startup que lidera a digitalização do setor automotivo no Brasil e é parceira tecnológica do Grupo V12 Motors. Com foco no mercado, o especialista entende que os leads, ou seja, contatos que demonstram interesse por algum tipo de produto ou serviço, podem ser alcançados a partir de estratégias alinhadas e integração de dados. “Não basta apenas fazer bom uso dos recursos tecnológicos, é preciso também se preocupar em conectar desejos e necessidades”, pontua.

Oportunidade de negócios

São 2,3 mil sessões e 1,6 mil novos usuários que passaram pelo site de assinatura de veículos do Grupo V12 Motors apenas entre janeiro e maio de 2023. A nova aposta segue um planejamento cuidadoso para acompanhar a sequência de bons resultados do grupo. “A digitalização está trazendo resultados sólidos, permitindo que o consumidor seja fidelizado e tenha liberdade financeira de aplicar seu dinheiro para outros fins”, afirma Carlos Venceslau. 

Assim como a V12 Motors, as concessionárias estão investindo na modalidade de assinatura de veículos devido aos números otimistas dessa categoria de negócio. Dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) mostram que a frota destinada ao carro por assinatura cresceu 20,8% ao longo do ano passado. Em um cenário em que a relação com o carro não precisa envolver apenas a compra, têm dado preferência à assinatura aqueles que desejam dirigir um carro novo ao mesmo tempo que evitam a burocracia que envolve negociação, filas de espera em concessionárias e custos com licenciamento, IPVA, revisão e depreciação do patrimônio. E chamam atenção os pontos que diferenciam essa modalidade do aluguel tradicional, já que o carro por assinatura será sempre zero quilômetro, com um prazo de entrega pré-definido no contrato e com a definição de um valor fixo mensal a ser pago pelo cliente, assim como uma franquia de quilometragem máxima.

Experiência do consumidor

O conceito de comprar, alugar ou vender veículos mudou de modo significativo nas últimas décadas. Antes, as concessionárias precisavam dispor de vários modelos de veículos, mas hoje em dia, os vendedores vêem na internet uma forma de driblar a concorrência. Segundo o CEO da Dealersites, Cesar Cantarella, migrar a jornada do cliente para o ambiente digital trará facilidades e melhorias na experiência de compra. “Com o catálogo on-line, o consumidor não precisa mais percorrer diversas lojas, podendo comprar ou assinar seu próximo carro de qualquer lugar. No entanto, a jornada totalmente digital ainda precisa amadurecer nos próximos anos antes de se tornar a principal forma de se adquirir um automóvel”, complementa.

O futuro do mercado automotivo é virtual, e algumas concessionárias já estão se preparando para essa evolução. Nesse cenário, grupos como a V12 Motors estão incorporando tecnologia em seus processos para transformar a experiência dos clientes e garantir competitividade no mercado. “Se inicialmente os serviços digitais eram apenas um acessório para o relacionamento, agora eles se tornaram estratégias principais de negócio. Após alcançarmos a digitalização completa em nossas concessionárias de motocicletas, nosso plano é utilizar a tecnologia como mola propulsora para liderarmos a  modalidade de assinatura e continuarmos impulsionando o mercado automotivo”, conclui Carlos Venceslau.

Sobre a Dealersites

A Dealersites é uma startup paranaense que atua na digitalização do mercado automotivo. Criada em 2015, a startup tem mais de mil clientes em todo o país. O foco da empresa é atuar na experiência do consumidor, investindo em estratégias de marketing digital para gerar maior conversão para as concessionárias. Para isso, desenvolve plataformas digitais 100% voltadas ao setor automotivo, à performance de vendas e a análises e integração de dados, além de realizar um trabalho de SEO para manter os clientes bem ranqueados nos mecanismos de busca e oferecer indicadores de marketing digital – como métricas de analytics – que ajudam nas estratégias e tomadas de decisões.

Share:

Latest posts

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Mesmo com muita garra e persistência, apoio de empresas é fator determinante para diversos atletas brasileiros É...
Saiba mais >
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
Além dos shows e peças teatrais, Teatro recebe espetáculos do tradicional Festival de Curitiba espetáculos...
Saiba mais >
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >