Com faturamento R$ 2,6 bilhões em 2019, Unium celebra crescimento em dois anos de história

[flgallery id=2972 /]

Modelo de intercooperação já reúne mais de 5 mil cooperados, atuando em diversos segmentos do agronegócio, como leite, carne suína e trigo

A Unium nasceu a partir de uma necessidade do mercado. As cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal precisavam de uma marca para a assinar os produtos feitos em conjunto pelas empresas. O projeto se expandiu e virou o modelo de intercooperação, considerado único no Brasil. Com mais de 5 mil cooperados, a instituição fechou 2019 com faturamento de R$ 2,6 bilhões.

Com atuação em diferentes ramos do mercado do agronegócio paranaense, a Unium reúne marcas como Alegra, Colaso, Colônia Holandesa, Herança Holandesa e Naturalle. Foram realizados investimentos nos negócios totalizando mais de R$ 100 milhões durante o último ano.

Para o gerente de marketing da Unium, Cracios Clinton Consul, o crescimento é resultado dos investimentos consistentes, baseados na avaliação do mercado e no desenvolvimento de processos sinérgicos e efetivos. “Nós focamos o investimento no valor ao associado, no aprimoramento da governança intercooperativa e em equipes de alta performance, para aumentar a sustentabilidade e longevidade do negócio”, explica.

Frísia

Com aproximadamente 860 cooperados, a Frísia conquistou em 2019 o 19º lugar no ranking das 100 Maiores Empresas do Paraná, realizado pelo Grupo Amanhã. A cooperativa também alcançou a 51ª colocação entre as 500 Maiores do Sul. O cenário de estabilidade e o aumento da confiança no setor leiteiro resultaram no crescimento da produção em 12%, em relação ao ano anterior.

Capal

Em 2019, a Capal teve crescimento de 4% no faturamento bruto e líquido da marca. A cooperativa fez investimento de R$ 81 milhões, um aumento de 32% sobre o ano anterior. Entre as conquistas estão duas aquisições estratégicas, voltadas à industrialização das matérias-primas cultivadas pelos associados. 

Castrolanda

Com 1.129 cooperados e 3.384 funcionários, a Castrolanda encerrou 2019 com faturamento de R$ 3,5 bilhões e aproximadamente R$ 40 milhões de sobras. Os números seguem o planejamento estratégico para os próximos cinco anos, projetando desenvolvimento da cooperativa, dos seus associados e da comunidade. 

Sobre a Unium

Marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, a Unium representa os projetos em que as cooperativas paranaenses atuam em parceria. Todas as marcas reunidas pela Unium são reconhecidas pela qualidade e excelência.

Uma dessas marcas é a Alegra, indústria de alimentos de origem suína. Além dela, a Unium também conta com três marcas de lácteos: Naturalle – de produtos livres de aditivos -, Colônia Holandesa e Colaso. No setor de grãos, a Unium conta com a marca Herança Holandesa – farinha de trigo produzida em uma unidade totalmente adequada à ISO 22000, o que a qualifica com elevados padrões de exigência.

Share:

Latest posts

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
Com diferentes tamanhos e materiais, os espaços para coleção de vinhos se tornam aliados na hora de compor...
Saiba mais >
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
Com atendimento personalizado, multinacional finlandesa propõe novo modelo de gerenciamento de contrato...
Saiba mais >
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%
Dentre as tendências para um futuro mais sustentável, a construção civil explora soluções inovadoras...
Saiba mais >
DJI-0017 (1)
Dor no bolso: conheça as principais despesas para empresas com frota própria de veículos
Com 20% das companhias privadas optando por frotas terceirizadas, setor vê crescimento. No começo do...
Saiba mais >