Com força do aplicativo em meio à pandemia, atendimentos na Central 156 crescem 37% em 2020

[flgallery id=3637 /]

Mais de 4,9 milhões de registros foram realizados no período; app Curitiba 156 já concentra 74% dos contatos

Mais de 13,5 mil contatos todos os dias. Essa foi a média de atendimentos diários da Central 156 de Curitiba em 2020. Com um crescimento de 37% em comparação com 2019, o serviço se adaptou ao novo contexto com investimento em pessoal e tecnologia para manter a referência que a Central já tem para o cidadão. Durante o ano, mais de 4,9 milhões de demandas chegaram até a equipe do 156 e foram direcionadas ou atendidas.

Ao longo de 2020, o serviço, operacionalizado pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), também enfrentou desafios e seguiu as tendências tecnológicas trazidas pela pandemia. Tanto é que os registros via aplicativo deram um salto, chegando a mais de 3,6 milhões de atendimentos – um aumento de 45% se comparado com 2019. O app Curitiba 156, disponível para Android e iOS, representou praticamente 74% da participação dos canais de atendimento. Para se ter uma ideia da importância do aplicativo atualmente, em 2018, quando o app ainda não estava disponível, foram 1,4 milhão de atendimentos no total ao longo do ano.

Inteligência artificial

O aplicativo Curitiba 156, com o uso de inteligência artificial, agiliza os registros, sugerindo temas a partir de imagens feitas pelos cidadãos via smartphones, como por exemplo no caso de quedas de árvores em vias públicas, sinalização e iluminação.

O envio de imagens nos protocolos também permite, entre outras ações, que sejam feitas análises prévias das denúncias para a prevenção e o controle da pandemia. Pelo app, no assunto “Coronavírus (Covid-19)”, o cidadão tem à disposição uma lista de itens que vão desde aglomerações em locais públicos e particulares e também o funcionamento de estabelecimentos em desacordo com decretos sanitários vigentes. O usuário pode marcar o endereço do local da denúncia e enviar até duas fotos da situação. A área também permite que os registros sejam feitos de maneira sigilosa.

Telefone

Os contatos via telefone também tiveram crescimento e mantém um público que prefere ser atendido dessa forma. São mais de 3 mil ligações todos os dias. Para o gerente de Serviços do ICI, Ozires de Oliveira, esse aumento na procura do serviço em todos os canais representa a importância da Central para os cidadãos e para a Prefeitura de Curitiba. “A credibilidade e a referência do 156 fizeram a diferença para a população neste ano desafiador”, explica.

Evoluções na plataforma de telefonia e no sistema de atendimento ao cidadão foram realizadas, durante o ano, para melhorar ainda mais o serviço. Por conta da pandemia, o dimensionamento também precisou ser reorganizado e vários colaboradores passaram a fazer os atendimentos em home office.

Sobre o ICI

O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes é uma organização criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas de TIC para a gestão pública. Mais informações: www.ici.curitiba.org.br.

Share:

Latest posts

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Palladium Curitiba promove diversas atrações musicais ao longo do dia Para comemorar o Dia Mundial...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Projeto reúne coordenadores para melhorar a qualidade educacional No litoral paranaense, a Educação...
Saiba mais >
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde
Conjunto de talheres faz parte da campanha colecionável O Palladium Curitiba celebra a chegada do inverno...
Saiba mais >
4031C-20240608-0228-2 - 1-
Zona leste de Londrina ganha novo empreendimento residencial
Sunny Downtown, da Construtora Yticon, conta com duas torres e fica ao lado do Boulevard Shopping A...
Saiba mais >